Bebês

Viviane Araújo compartilha foto de mesversário do filho e fãs reparam em detalhe curioso

Joaquim nasceu no dia 6 de setembro de 2022 - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 07/05/2023, às 07h51 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Dia de alegria! No último sábado, dia 6 de maio, a atriz Viviane Araújo compartilhou uma foto de um momento inesquecível: o mesversário do filho Joaquim! Ao menino é fruto do relacionamento da dançarina com o empresário Guilherme Militão, que não vive nos holofotes como a companheira.

Viviane compartilhou o registro na conta oficial do Instagram. Na foto, Joaquim aparece sentado ao lado do bolo temático do desenho infantil Mundo Bita. O menino está usando um body amarelo com um shorts azul escuro, e sapatos com sola antiderrapante. Ele segura uma das placas do bolo, a que está escrito o próprio nome: “Joaquim”.

Joaquim nasceu no dia 6 de setembro de 2022 (Foto: Reprodução/ Instagram)

Na legenda, a artista escreveu: “8 meses de um amor que só aumenta! Filho, Deus abençoe a sua vida! Eu e o papai te amamos muito!”. Já nos comentários, fãs repararam em um detalhe na vestimenta do menino. Uma seguidora comentou: “Já vi outra mãe usando este colar o filho e a mãe tem igual, o que significa?”. Outra seguidora respondeu o comentário: “É um colar de âmbar, ajuda a aliviar a dor no crescimento dos dentinhos”.

Viviane Araújo sempre compartilha o dia a dia com Joaquim (Foto: Reprodução/ Instagram)

Colar de âmbar em bebês: conheça benefícios e riscos do uso

Usado por famosas como a modelo Gisele Bündchen e a atriz Bárbara Borges, o colar de âmbar ganhou adeptos entre as mães que acreditam em suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias naturais.

O âmbar é uma resina vegetal fossilizada encontrada em regiões dos Países Bálticos, na Europa. Segundo defensores do produto, ele tem ácido succínico – estudos afirmam que o composto químico estimula o sistema nervoso, fortalece o sistema imunológico e melhora a atividade metabólica. Entre seus benefícios, estaria a capacidade de aliviar os desconfortos da fase da dentição, como dor, febre e inchaço das gengivas.

(Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)

“O ácido succínico é um potente anti-inflamatório, que vai sendo liberado aos poucos pela pele e absorvido pelo bebê ou adulto”, afirma Cinthia Calsisnki, enfermeira obstetra, mãe de Matheus, Bianca e Carolina. Mas a especialista explica que é preciso ficar atento às imitações do colar original, feitas de copal ou plástico. “Para os benefícios serem reais, as pedras de âmbar precisam ter certificado de garantia, além de sabermos a procedência do produtos. Existem muitas falsificações por aí”.

Cinthia também é fã pessoal do colar. “Em casa, todos usam. Eu sempre tive sinusite de repetição e, depois que comecei a usar, minha imunidade melhorou muito. Ele reforça a imunidade dos adultos também e dá uma segurada nos desconfortos do crescimento dos dentes do bebê”.

É necessário entender os benefícios e riscos dessa prática (Foto: Getty Images)

E os riscos?

Apesar dos benefícios listados por quem usa o colar, alguns especialistas alertam para os riscos do produto. Segundo a ONG Criança Segura, podem acontecer acidentes como asfixia ou até mesmo o bebê engolir uma das bolinhas/pedrinhas. A principal causa de morte por acidentes em bebês de até 1 ano é a sufocação.

“As chances do bebê ou criança ficarem sufocados pelo uso do colar no pescoço são grandes. Submeter a criança a isso é um risco que não vale a pena correr”, afirma Gabriela de Freitas, coordenadora nacional da Criança Segura, filha de Sílvia e Ruy. Uma alternativa é usar as pedras de âmbar em pulseiras ou tornozeleiras, o que pode eliminar o risco de estrangulamento. 

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários


Leia também

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ana Hickmann e Edu Guedes comemoram 1ª noite em casa nova com jantar romântico

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Kate Middleton posta primeira foto após a descoberta do câncer - (Foto: Getty Images)

Família

Kate Middleton posta a primeira foto após a descoberta do câncer e desabafa “Há dias bons e ruins”