Bebês

O que o bebê sente dentro da barriga quando a mãe chora

iStock
iStock

Publicado em 22/03/2018, às 14h20 por Redação Pais&Filhos


Durante a gestação as suas emoções vivem em uma montanha russa. Um dia você até sorri para desconhecidos na rua, no outro se sente emotivo com comercial de margarina. Mas o que acontece com o seu filho, dentro do útero, quando você chora?

Apesar de todos os avanços da medicina, o mundo que o bebê vive na sua barriga continua sendo um grande mistério para a ciência. Uma certeza os especialistas têm: ele recebe hormônios de você. Mas não é possível ter certeza de como a criança sente suas reações emocionais.

Quando você está triste ou nervosa, libera hormônios que aumentam seu ritmo cardíaco. Isso é transmitido para o bebê e pode também alterar a pressão arterial do seu filho. Então, ele sente os efeitos físicos do choro. Afinal, vocês estão conectados. Mas não dá para ter certeza de como ele reage aos seus sentimentos no útero.

Veja abaixo 6 coisas que o seu filho pode fazer dentro da barriga:

Sonhar

Os bebês dentro da barriga dormem a maior parte do tempo, cerca de 16 horas por dia para 8 horas acordados. Enquanto estão dormindo, eles sonham com as vivências que tiveram durante o dia. “As experiências da mãe também são associadas pelo bebê enquanto estão sonhando, como sustos ou stress”, explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

Bocejar

Já que eles passam tanto tempo dormindo, nada mais comum do que bocejar. Uma pesquisa realizada pela Universidade Durham, na Inglaterra, mostra que os bebês bocejam no útero da mãe. Os cientistas observaram os movimentos de 15 fetos saudáveis entre a 24ª e 36ª semana e analisaram as vezes que eles abriram a boca. Eles distinguiram os bocejos de outras aberturas de boca pelo tempo de duração do movimento. Segundo a pesquisa, o bocejo é 50% mais demorado.

Fazer xixi

90% do líquido amniótico é composto pela urina do bebê. Calma, não é o mesmo xixi que um recém-nascido faz. A urina do feto é composta quase toda por água.  A partir do quinto mês, o bebê já consegue digerir o líquido amniótico que engole. Ou seja, vira um ciclo sem fim: ele faz xixi, o engole, fax xixi de novo, engole de novo…

Chupar o dedo

A partir do terceiro trimestre de gravidez o seu filho também começa a chupar o dedo. Eles fazem isso para fortalecer a musculatura relacionada ao movimento de sucção.

Mostrar a língua

Ao final da gravidez, o bebê realiza movimentos e expressões semelhantes aos de um recém-nascido. Torça para você conseguir ver esse momento no ultrassom.

Reconhecer a voz da mãe

Sim, essa talvez seja uma das grandes belezas da gravidez. Mesmo antes de nascer, o feto consegue reconhecer a voz e os batimentos cardíacos da mãe. Essa capacidade pode ser evidenciada a partir do terceiro trimestre de gravidez.

Leia também:

Em voo, passageiros comemoram quando bebês choram

Por que os bebês choram?

Você acredita? Bebês podem chorar dentro da barriga


Palavras-chave

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Feriados em junho de 2024 - (Foto: Shutterstock)

Família

Junho de 2024: datas comemorativas e feriados