Gravidez

Cuide do coração na gravidez

Consumir certos alimentos ajuda a manter a saúde do coração e garante o desenvolvimento do seu bebê

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

 

Para manter a saúde do coração em dia é preciso estar de olho na alimentação. Durante a gravidez é muito importante estar atenta ao que você come, não só pelo desenvolvimento do bebê, mas também pela sua saúde. O que acontece durante a gestação é o que bebê consome os nutrientes que a mãe ingere para garantir o seu desenvolvimento. Entretanto, se a mãe não ingerir esses alimentos de forma adequada, o bebê continuará buscando os nutrientes e o corpo da mãe ficará debilitado. Por isso, boa alimentação é palavra de ordem.

Os alimentos chamados de “amigos do coração” ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Eles são ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras mono ou poli-insaturadas. Confira abaixo os alimentos que não podem faltar na sua alimentação:

Anúncio

FECHAR

Legumes e Verduras

Esses alimentos ajudam no controle da obesidade, do diabetes, dos níveis de triglicérides e colesterol. Possuem baixo teor calórico e grande quantidade de fibras, minerais e vitaminas. Quanto mais alimentos desse tipo no prato, melhor!

Aveia

É extremamente rica em fibras solúveis, que ajudam a diminuir o colesterol e a absorção das gorduras. Nem sempre é fácil incluir aveia na alimentação, mas a dica é acrescentá-la na sua vitamina de manhã ou na fruta do meio da tarde!

Frutas

Além de serem ótimas fontes de vitaminas e minerais, as frutas são excelentes substitutos dos doces e sobremesas, o que ajuda a controlar o peso e a glicemia. Procure consumir de 3 a 5 porções por dia.

Peixes

São ricos em gorduras boas, como Ômega 3 e 6. Durante a semana, alterne suas refeições entre peixes, carnes vermelhas e aves. Os peixes mais recomendados são sardinha, atum, salmão e truta.

Suco de uva

O suco dessa fruta é rico em substâncias antioxidantes, que agem no combate aos radicais livres e inibem o colesterol “ruim”. Você também encontra essa função nos vinhos e no chá verde.

Azeite de oliva extravirgem

Essa é uma das principais fontes de “gorduras boas” e de compostos antioxidantes,  que também contribui para melhorar os níveis de colesterol.

Creme vegetal

Contém gorduras poli-insaturadas, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. O creme vegetal é uma ótima opção para ser consumido no café-da-manhã!

 

Consultoria: Lara Natacci, nutricionista, mãe de Vitor, Barbara e Julia