Bebês

Meu filho tem dermatite atópica? Saiba quais os sinais da doença

A dermatite atópica aparece com mais frequência no rosto dos bebês - Getty Images
Getty Images
Mustela

Publicado em 14/06/2023, às 13h25 - Atualizado às 13h49 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Quando a coceira vem e as erupções avermelhadas aparecem, os pais já sabem que pode ser a dermatite atópica se manifestando! Ela é muito comum em crianças, e as que têm parentes com algum histórico de alergia são mais propensas a desenvolver essa doença crônica. Apesar de ser característica na infância, ela também pode aparecer em pessoas já adultas.

Mesmo sendo algo comum, a dermatite atópica precisa continuar sendo discutida para difundir ainda mais as informações sobre a doença. Antes de qualquer diagnóstico, é sempre crucial consultar um médico especialista, e nunca procurar remédios ou métodos de tratamento por conta própria!

A dermatite atópica aparece com mais frequência no rosto dos bebês (Foto: Getty Images)

O que é a dermatite atópica?

Hora de se aprofundar! A dermatite atópica, como já foi dito, é uma doença de pele crônica e que não é transmissível. Ela tem uma característica inflamatória, e apesar de ser muito prevalente na infância, a dermatite atópica também pode aparecer em pessoas adultas. Em média, ela afeta uma a cada cinco crianças.

A dermatite atópica é o resultado de um forte componente genético, e pode se manifestar por uma junção de dois fatores. O primeiro é um sistema imunológico extremamente reativo, e o segundo, uma pele muito seca. Quando a pele entra em contato com componentes com a qual tem alergia, ou outros fatores como ambientais e emocionais, passa a desenvolver sinais de coceira e vermelhidão.

A pele seca é uma das causas da dermatite atópica
A pele seca é uma das causas da dermatite atópica (Foto: Getty Images)

Como identificar a dermatite atópica?

Além das erupções avermelhadas e coceiras, existem outros sinais que você pode se atentar na pele do seu filho caso ele tenha a dermatite atópica. Primeiramente, é necessário entender como a dermatite atópica funciona. A doença crônica tem períodos de crises e tem períodos de remissão.

O período de crise é quando a pele está extremamente seca, fazendo com que crostas avermelhadas surjam na área, trazendo coceira e desconforto para a pessoa. Além disso, cada idade tem um padrão para que as lesões apareçam: em bebês e crianças mais novas, as lesões aparecem mais na face, couro cabeludo e também dobras extensoras, como pescoço e dorso da mão. Já em crianças mais velhas, elas aparecem predominantemente nas dobras flexoras, como atrás do joelho.

A dermatite atópica é uma doença crônica comum em crianças (Foto: Shutterstock)

Diagnóstico da dermatite atópica

Não há nenhum exame laboratorial para o diagnóstico da dermatite atópica. O que é feito pelo médico especialista é levar em consideração o relato do paciente (no caso das crianças, o relato dos pais), além do histórico familiar e o exame da pele. Além disso, também pode ser possível responder questionários padronizados que ajudam a deixar o diagnóstico mais completo, para entender melhor o nível do impacto da doença na qualidade de vida daquele paciente.

Com o diagnóstico, esse médico especialista poderá receitar o tratamento certo para entender melhor a dermatite atópica daquela criança, além de descobrir quais os fatores que a desencadeiam, evitando crises futuras. E pensando em atender as reais necessidades das pessoas com dermatite atópica, a Mustela desenvolveu um hidratante em co-criação com 200 famílias que possuem o diagnóstico de pele atópica, lançando o Stelatopia+ Hidratante Relipidante Antiprurido com 99% de ingredientes naturais, oferece uma hidratação prolongada de 24 horas e o Stelatopia Gel Lavante que ajuda no ressecamento causado durante o banho, juntos oferecem uma rotina de cuidado para a pele extremamente seca e atópica.

A linha Stelatopia, da Mustela, é pensada para crianças com dermatite atópica (Foto: Divulgação)

Leia também

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

(Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Luan Santana e Jade Magalhães anunciam gravidez do primeiro filho

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Ticiane Pinheiro apareceu de surpresa em Miami para prestigiar a filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus ganha surpresa de Ticiane Pinheiro em aniversário de 15 anos nos EUA

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly

Bruna Biancardi e Georgina Rodriguez - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Mulher de Cristiano Ronaldo manda recado para Bruna Biancardi e Mavie