Família

Dias de calor e dermatite atópica: como lidar?

O verão exige cuidados redobrados para a pele com dermatite atópica - Getty Images
Getty Images
Mustela

Publicado em 27/09/2022, às 11h39 - Atualizado em 28/09/2022, às 07h17 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Ah, o verão! Dias de sol e ondas de calor que aquecem a todos depois daquele longo período de frio. Para as crianças, os dias quentes se tornam um sinônimo de brincadeiras na piscina e mergulhos no mar durante viagens para a praia. Para os pais de crianças com dermatite atópica, contudo, esse momento pode significar uma preocupação maior e atenção redobrada nos cuidados da pele.

A dermatite atópica é uma doença crônica, sendo uma alergia cutânea que causa uma pele mais seca e também conta com a presença de vermelhidão, erupções cutâneas e descamação, fora a famosa coceira e desconforto que são característicos da dermatite. Durante o calor, é possível notar que existe uma propensão maior para crises de dermatite atópica por conta do suor, contato com a água, com cloro nas piscinas e salgada no mar, que facilita o ressecamento da pele, exigindo uma hidratação ainda maior neste período de exposição.

Criança de costas no sol com protetor para falar sobre cuidados com pele no verão
O verão exige cuidados redobrados para a pele com dermatite atópica (Foto: Getty Images)

Como cuidar da pele atópica no calor?

É normal que a pele com dermatite atópica sofra com crises durante os dias de calor, com o suor e exposição a agentes que possam ressecar mais ainda a pele da criança. Alguns cuidados podem ser tomados o ano inteiro e não apenas no período de verão, e começam na hora do banho. Por mais refrescante que seja esse momento nos dias quentes, banhos longos não são a melhor opção.

Em dias mais ensolarados, optar por roupas que sejam mais leves é uma ótima ideia. Elas conseguem ser mais refrescantes e não aquecem a criança, evitando o suor excessivo e, com ele, uma crise de dermatite. Além disso, caso a sua família faça algum passeio que conte com a exposição total ao sol, também é possível fazer o uso de roupas que tenham proteção solar. O contato excessivo com o sol também é prejudicial para a dermatite atópica, podendo intensificar os sintomas.

Criança com pé na areia e perto do mar para cuidados com pele atópica
A dermatite atópica precisa de cuidados durante todo o ano (Foto: Getty Images)

Como cuidar da pele atópica em contato com o mar e piscina?

Como dito anteriormente, a água de mar e piscina podem acabar ressecando ainda mais a pele com dermatite atópica. Dessa forma, podem favorecer episódios de crise na pele da criança. Uma das formas de evitar com que o cloro e o sal causem um desconforto futuro é não deixar que a criança fique com as roupas molhadas por muito tempo. Sempre que possível substitua a roupa da criança com uma troca de roupas limpas e secas.

Além disso, às vezes é preciso dosar o tempo de exposição da criança a esses agentes. A água do mar pode ser uma aliada dependendo do caso de dermatite do seu filho. Contudo, em casos em que a dermatite atópica é mais grave, é possível que existam microfissuras e até mesmo lesões na pele da criança, e a entrada de água do mar nesses locais sensibilizados pode ser prejudicial. Para ambos os casos, é de extrema importância priorizar uma hidratação assim que a criança sai da piscina ou do mar. A rotina pode continuar a mesma: sair da água e ir direto para o banho. Então só é necessário fazer uma hidratação o mais rápido possível assim que o seu filho terminar de tomar banho!

Como evitar uma crise de dermatite atópica no verão?

Mesmo com todos esses agentes que podem agir de forma agressiva na pele do seu filho, existe um caminho para poder amenizar esses efeitos: a hidratação! Quanto mais a pele com dermatite for hidratada, melhor será a relação com a alergia. Contudo, não é possível fazer uso de qualquer produto para a hidratação. Pensando nisso, a Mustela possui uma linha especial para isso! A linha Stelatopia conta com o Creme Emoliente e um Bálsamo Emoliente, que oferecem hidratação intensa para a pele do seu filho, além do Gel Lavante, que ajuda a evitar o ressecamento na hora do banho. Converse com o seu pediatra ou dermatologista.

Linha stelatopia de Mustela pensada para a pele atópica
A linha Stelatopia é feita pensando na pele atópica, garantindo hidratação (Foto: Reprodução/ Site Mustela)

Assista ao POD&tudo com Bia e Branca Feres


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais