Publicado em 07/10/2019, às 18h48 - Atualizado às 18h50 por Redação Pais&Filhos
Um aplicativo lançado recentemente pela Universidade Baylor, no Texas, Estados Unidos, promete diagnosticar doenças oculares em bebês, de forma que evite a perda de visão. Bryan Shaw é responsável pela criação do CRADLE, o qual procura manchas brancas na retina das crianças, indicando condições graves como retinoblastoma, o qual é um tipo de câncer, catarata pediátrica e doença de Coats.
Os desenvolvedores analisaram mais de 50 mil fotos de 40 crianças, as quais metade apresentavam algum tipo de doença, enquanto a outra metade não. “Em média, o CRADLE detectou olho branco nas fotos coletadas 1,3 anos antes do diagnóstico”, disse Shaw ao jornal americano WBAA.
Dessa forma, o aplicativo auxilia no diagnostico precoce das crianças. Os resultados foram publicados na revista Science Advances. É claro, que ele ainda esta em desenvolvimento e não tem precisão em 100% dos resultados, ocasionando uma porcentagem baixa de falsos positivos.
“Certamente há promessa aqui e faz sentido para mim aproveitar a tecnologia que temos”, comentou Alison Skalet especialista em câncer de olho na Oregon Health and Sciences University. Bryan Shaw e seus colegas estão aprimorando o software para que ele atinja de modo satisfatório todas as famílias. “Precisamos de mais fotos. Especialmente de crianças na África e na Ásia.”
Como surgiu a ideia?
Aos 4 meses, Noah, que é filho de Shaw, foi diagnosticado com retinoblastoma. Para confirmar a condição, os médicos dispararam uma luz conta os olhos da criança, de forma que os tumores só poderiam ser confirmados, se houvesse manchas brancas no globo ocular de Noah.
O cientista se questionou se ao tirar fotos com flash, esses mesmos ponto brancos apareceriam nas fotos e foi conferir com a esposa o álbum de fotos do filho.” Aos 12 dias de idades, Noah já tinha as manchas brancas”, comentou o pai.
Ele explicou que o desejo de criar o software veio pela experiência que viveu com a família.”Se eu tivesse algum software para me dizer ‘Ei, vá fazer o check-out’, isso teria acelerado o diagnóstico do meu filho e os tumores seriam um pouco menores”, finalizou.
Fique por dentro das novidades no canal Pais&Filhos:
Leia também:
Médico salva a vida de criança de 2 anos após realizar um teste em seu olho
Sem medo: saiba como higienizar olhos do bebê em seus primeiros dias
É possível seu bebê nascer com catarata, sim!
Criança
Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Noiva nega casamento no altar por motivo inusitado: "Primeiro meus filhos"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar