Publicado em 28/11/2019, às 14h55 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo
A chegada de um bebê traz muitas expectativas e uma boa dose de ansiedade. Afinal, sua vida vai se transformar por completo durante e depois da gravidez. A preparação do quarto do seu filho é uma das etapas que acabam dando certo trabalho e geram muitas dúvidas para as mães de primeira viagem.
Por isso, para curtir melhor a sua gestação e não precisar fazer tudo na correria e de última hora, o ideal é deixar o quarto do bebê pronto para a chegada dele com antecedência. E isso inclui a organização das roupas e do enxoval do seu filho no guarda-roupa, onde devem ser guardadas as peças de tamanho maior e usadas com menos frequência, e na cômoda, que deve abrigar todos os itens do dia a dia do bebê.
Antes de começar a organização, é muito importante lavar as roupas com produtos adequados e aprovados para bebês e fazer uma boa limpeza nos móveis com um pano umedecido com água. Feito isso, o primeiro passo é separar as roupas e sapatos de acordo com os tamanhos: RN, de 0 a 3 meses, de 3 a 6 meses, de 6 a 9 meses, de 9 meses a 1 ano e acima de 1 ano.
Cômoda
Para a cômoda, o ideal é deixar os itens que serão mais usados no dia a dia, como:
Na primeira gaveta, coloque os itens que precisam ficar sempre à mão, como fraldas, bodies e panos de boca. Nas gavetas de baixo, organize os macacões, calças, babadores e meias — sempre considerando as estações do ano.
Guarda-roupa
Para organizar o guarda-roupa, comece pelo maleiro, onde podem ser guardados os produtos que não serão usados tão cedo, como chupetas, estoque de fraldas, mamadeiras, talheres, pratinhos, brinquedos e mordedores. Inclua também neste espaço as peças de tamanhos maiores, que não couberam nas gavetas.
Os cabideiros podem ser usados para pendurar as peças de tamanho RN e de 0 a 3 meses, como vestidos, macacões, casaquinhos, jardineiras e jaquetas — que costumam ser menos usadas. Se sobrar espaço, inclua as roupas de 3 a 6 meses. As divisórias de cabide podem facilitar a separação e identificação dos tamanhos. Nas prateleiras, podem ficar as mantas, fraldas, trocas de conjuntos de berço, roupa de cama e de banho.
Para as gavetas do armário, organize sempre de cima para baixo de acordo com as idades, por exemplo:
Se você não tiver gavetas suficientes para caber todas as roupas, pode substituir por caixas e cestos organizadores com tampa. É só identificar tudo com etiquetas, separando por conteúdo e tamanho! Lembre-se que os bebês crescem muito rápido e perdem roupas facilmente. Por isso, o vestuário é trocado em cerca de 3 em 3 meses. Nossa dica é sempre fazer um rodízio entre as gavetas do armário e da cômoda, conforme seu filho for crescendo.
Leia também:
4 maneiras de facilitar a escolha dos itens para o quarto do bebê
Papel de parede: o que você precisa saber para escolher o do quarto do seu bebê
Decoração: confira opções de almofadas para deixar o quarto do seu filho mais aconchegante
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”
Família
Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo
Família
Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"