Bebês

Bebês podem usar protetor solar? Veja como proteger seu filho do sol

A pele do bebê é mais sensível ao sol do que dos adultos - Getty Images
Getty Images
Granado

Publicado em 11/10/2022, às 07h20 - Atualizado às 08h05 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


O verão está chegando e com ele também vem um maior tempo de exposição ao sol. Não há como escapar dele, que acaba se tornando tão presente no dia a dia dos meses mais quentes do ano, e por isso, uma boa proteção é necessária para todas as idades. Com esse calor, a pergunta “meu bebê pode tomar sol?” acaba sendo mais recorrente do que nos meses anteriores, não é mesmo?

Se torna quase impossível escapar da luz solar durante esse período mais quente, e assim, a preocupação com a exposição do bebê ao sol pode se tornar ainda maior. A pele do bebê é mais fina que a de um adulto, tornando ela também mais sensível e com uma barreira protetora menor que a dos pais já que eles também possuem menos melanina do que os adultos. 

Bebê na praia arrumando o óculos de sol
A pele do bebê é mais sensível ao sol do que dos adultos (Foto: Getty Images)

Bebês podem tomar sol?

Sim, sim e sim! Porém, é necessário seguir alguns cuidados com a exposição do seu bebê no sol. Até os seis meses de vida, o bebê não pode ser exposto ao sol de forma direta, já que a pele dele é bem mais imatura. É importante ressaltar que a pele de um bebê é cerca de cinco vezes mais fina do que a de uma pessoa já crescida, o que a torna mais sensível. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que os bebês desta faixa etária tomem sol até as 8 horas da manhã e depois das 17 horas da tarde, e com um tempo de exposição solar de até 10 minutos. Após esta fase, o período indicado permanece o mesmo, mas é possível estender o tempo de exposição para até 20 minutos, e claro, com uso do protetor solar, que deve ser colocado sempre e não apenas em dias ensolarados.

O banho de sol do bebê auxilia em diversos aspectos no desenvolvimento dessa criança. Muito além da síntese de vitamina D necessária para para esse bebê, ele também auxilia na diminuição de chances de icterícia na pele do bebê. Ou seja, benefícios que ajudam o seu filho tanto a curto quanto a longo prazo. 

Quais são os benefícios do banho de sol em bebês?

O sol é algo necessário para quase toda a vida presente na Terra. Ele é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de diversas espécies, e nós humanos não somos exceção dessa regra. Dessa forma, o banho de sol dos bebês vai muito além de alguns minutos no calor, e se torna um momento fundamental para ele e também para o pai que o acompanha nesse período de exposição.

Como dito anteriormente, o banho de sol auxilia na síntese de vitamina D e também ajuda a ter uma diminuição na possibilidade de icterícia desse bebê, graças ao auxílio na redução de bilirrubina, uma substância amarelada, no sangue. Além disso, o banho de sol também ajuda a definir os momentos de descanso e a regular o sono do bebê e da criança, por conta do ciclo circadiano, que são as 24 horas usadas pela Terra para dar a volta em torno do sol e que marca um dia. 

Pessoa passando protetor solar nas costas de um bebê
Bebês precisam de uma proteção maior contra os raios solares (Foto: Getty Images)

Bebês podem usar protetor solar?

Lembra que falamos da pele do bebê ser mais fina que a de um adulto? Por conta disso, ela não tem uma barreira protetora totalmente desenvolvida ainda, o que a deixa muito propensa a alergias na pele da criança. Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Sociedade Brasileira de Pediatria alertam que até os seis meses de vida, os bebês usem apenas barreiras físicas contra o sol, como roupas leves e frescas e também chapéus.

Depois dos seis meses de idade, o uso do protetor solar é liberado para o bebê, e acaba sendo um aliado nos banhos de sol e também saídas para passeios. Pensando nisso, a Granado lançou o Protetor Solar Granado Bebê FPS 70 UVB/UVA, que pode agir como um produto complementar para o cuidado diário do seu filho. Ele é formulado com uma tecnologia inovadora e pioneira, única na América Latina, que conta com uma tripla ação protetora: a absorção, a dispersão e também a reflexão dos raios solares, protegendo ainda mais a pele do bebê. Além disso, é mais resistente à água e com muito alta proteção.

O Protetor Solar Granado Bebê 70 FPS pode ser usado em peles sensíveis, já que ele apresenta uma fórmula enriquecida com o extrato natural de fisalis, agente calmante e que atua na redução de danos gerados pela radiação infravermelha e pela luz visível. Além disso, a fórmula é hipoalergênica, livre fragrância, sem corante e parabenos, com ausência de silicone, álcool etílico e ingredientes de origem animal.

Protetor Solar da Granado
O Protetor Solar FPS 70 UVB/UVA oferece uma proteção completa para o seu filho (Foto: Reprodução/ Granado)

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer