Bebês

7 dicas de ouro para cuidar da pele do bebê

A pele do bebê é mais sensível do que a de um adulto - Getty Images
Getty Images
Granado

Publicado em 12/12/2022, às 07h15 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


É normal se preocupar com a pele do bebê. Ela é o maior órgão do corpo humano e uma das portas de entrada para nosso organismo, e durante os primeiros meses de vida a pele ainda está passando pelo processo de desenvolvimento. Na verdade, a pele do bebê é cerca de cinco vezes mais fina que a pele de um adulto, e por isso, merece toda a atenção que puder ser dada!

Agora, pense no caso: a pele de uma pessoa crescida já está desenvolvida, e mesmo assim, não é uma tarefa simples cuidar dela. Então, como cuidar de uma pele que é mais sensível ainda? Para isso, criamos essa super lista com dicas de ouro para a pele do seu bebê!

Bebê no colo do pai
A pele do bebê é mais sensível do que a de um adulto (Foto: Getty Images)

Dica 1 – Aposte em roupas leves

O bebê está na fase de explorar, engatinhar, se mexer, e não há nada pior do que estar impedido de se movimentar! Por isso, é importante sempre pensar no conforto do bebê, já que os tecidos mais leves (como algodão) apresentam menos riscos de alergia ou irritação na pele do seu filho. Além disso, é possível aplicar a mesma lógica para as roupas de cama.

Dica 2 – Sempre hidrate a pele do bebê

Isso é uma lei não só para os primeiros meses de idade, mas sim para a vida inteira! A hidratação é uma das chaves para evitar qualquer tipo de irritação na pele, ainda mais na pele do bebê, que é cinco vezes mais fina que a pele de uma pessoa adulta e por isso perde água com mais rapidez. Então, lembre-se: hidratar é sempre o início da solução!

Dica 3 – Tome cuidado com o frio

Quando o tempo já começa a esfriar é inevitável sentir vontade de colocar todas as roupas do armário no bebê. Mas, calma! Não precisa se desesperar. O bebê realmente não deve ser exposto ao frio, tendo banhos rápidos e sendo colocados em ambientes aquecidos. Contudo, muitas roupas de frio podem resultar em suor e brotoejas, então evite exageros na hora de aquecer o seu bebê.

Pessoa limpando pele do bebê
O banho e higiene da pele do bebê são importantes para a saúde dele (Foto: Shutterstock)

Dica 4 – Exponha ao sol com moderação

O sol faz bem para todos e isso é inegável. Contudo, os bebês ainda não possuem a camada protetora da pele totalmente desenvolvida, estando mais vulnerável aos danos causados pelos raios solares. Além disso, até os seis meses, o uso de protetor solar não é recomendado, por conta do risco de alergias e irritações na pele da criança, mas depois dessa idade é super recomendado.

Dica 5 – Dê banhos com certa frequência

Se engana quem pensa que bebê não pode tomar banho! O banho é extremamente importante para a saúde do seu filho. Além de ser um momento de relaxamento e conexão entre você e seu bebê, o banho age na prevenção de infecções na pele do bebê. Por isso, capriche no banho usando produtos que sejam feitos e destinados para essa faixa etária, deixando seu filho cheiroso e livre de infecções!

Dica 6 – Troque a fralda sempre que necessário

Essa dica parece óbvia, mas é muito importante se atentar ao tempo que o seu bebê passa com a fralda suja. Quanto mais tempo ele ficar com a fralda úmida em contato com a pele, mais suscetível ele está a irritações na pele e as temidas erupções avermelhadas. Por isso, sempre que notar que a fralda está suja, não perca tempo e já a troque!

Dica 7 – Use produtos destinados a essa faixa etária

Como já foi dito anteriormente, a pele do bebê é cerca de cinco vezes mais fina que a de um adulto, e por isso é necessário ter uma atenção especial em relação aos produtos que entram em contato com ela. A pele do bebê tem uma camada de proteção menor, o que o deixa mais suscetível a alergias e irritações.

Por esse motivo, a Granadodesenvolveu uma linha completa especialmente para bebês, chamada Peles Sensíveis! Ideal para a prevenção de alergias e irritações na pele sensível com os produtos dermocalmantes, que são hipoalergênicos, livre de fragrâncias e corantes!

Produtos Granado bebê
Os produtos dermocalmantes são hipoalergênicos e próprios para peles sensíveis! (Foto: Divulgação)

Viagem em família: veja o passo a passo de como fazer o check-in em um navio!


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Sandra Annenberg e filha - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

Junno é o namorado de Xuxa Meneghel - Reprodução / Instagram @junnoandrade

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA