Bebês

3 dicas para colocar o bebê para dormir da forma certa no berço

Estudos apontam que os pais ainda cometem erros nesse momento que podem comprometer a saúde do bebê

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

posicao-de-dormir

(Foto: Shutterstock)

São inúmeros os estudos que provam que colocar o bebê para dormir em segurança é muito importante para reduzir o risco de morte infantil durante o sono, o que inclui a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS). E mesmo assim, os pais ainda cometem muitos erros nessa hora.

Em um novo estudo, denominado “Avaliação em vídeo sobre o ambiente do sono noturno de crianças” (em tradução livre), publicado no jornal Pediatrics de Setembro de 2016, pesquisadores analisaram 167 vídeos de crianças de 1, 3 e 6 meses sendo colocadas para dormir. Mesmo tendo ciência de que a gravação estava sendo feita, os pais deixaram escapar alguns erros.

Entre eles, podemos citar: posicionar os bebês de lado para dormir, ou em superfícies muito macias. Outros pais também dividiram o colchão com o filho, o que é comprovadamente perigoso para crianças pequenas.

Anúncio

FECHAR

É interessante perceber que os bebês que mais se mexeram no meio da noite foram os que dormiram em condições não-favoráveis. E isso faz todo sentido! Mas a informação mais importante do estudo é que existe uma enorme relação entre o bebê dormir bem e, posteriormente, ele estar bem e saudável.

Dicas para seguir em casa

Ian Paul, autor do estudo e professor de pediatria do curso de Medicina da Faculdade de Penn State, listou algumas dicas para a revista norte-americana “Parents” na hora de deitar os bebês no berço.

1. As crianças devem ser deitadas sempre de costas. Dormir de lado ou de barriga para baixo são posições que aumentam os riscos de Síndromes da Morte Súbita Infantil (SIDS). Desta forma também, a criança fica mais a vontade para se ajeitar e se posicionar da maneira em que se sente mais confortável e consegue dormir melhor.

2. Pode ser um berço convencional, portátil ou de vime, contanto que seja aprovado pelas normas de segurança. Dentro dele não pode haver travesseiros, brinquedos de pelúcia, edredom ou qualquer outro objeto que roube o espaço do bebê. Portanto, deve estar livre. Além disso, fique atento: dividir a cama com o filho aumenta os riscos de Síndromes da Morte Súbita.

3. Se uma mãe que está levar o bebê para a cama dela para dar de mamar, o bebê deve retornar ao berço quando a mãe tiver terminado.

Leia também:

5 mitos desvendados sobre o sono dos bebês

5 armadilhas para evitar na hora de treinar o sono do seu bebê

10 dicas para colocar em ordem o sono das crianças