Bebês

Quando os bebês devem começar a sentar?

portrait-of-cute-baby-playing-with-dog-picture-id838439618

Publicado em 14/10/2018, às 15h10 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias


portrait-of-cute-baby-playing-with-dog-picture-id838439618

Todos nós gostamos de passar o tempo deitado e relaxando. Mas essa sensação muda constantemente na vida de um bebê. Nos primeiros meses cada novidade é única. Por isso, sentir-se permite que os bebês sejam mais independentes e explorem seu ambiente de uma maneira nova, diz Sheryl Pitner, professora assistente de pediatria no Centro Médico da Universidade de Nebraska.

Saiba que dominar essa nova habilidade é um marco para o seu bebê. “Sentar-se com apoio mínimo também significa que o bebê tem o controle muscular adequado e necessário para fazer a transição de uma dieta líquida de leite materno para alimentos sólidos“, diz Jean Moorjani, pediatra do Arnold Palmer Hospital for Children, em Orlando.

Um bebê não pode se mover para começar a comer alimentos sólidos, a menos que seja capaz de se sentar e levantar a cabeça e o pescoço, o que ajuda a evitar asfixia. Além disso, sentar é um passo do longo percurso que o seu bebê vai enfrentar como; rastejar, ficar de pé e andar.

Tipos de desenvolvimentos

As habilidades motoras do seu bebê são as principais responsáveis, quando se trata de sentar-se. Os bebês precisam ter músculos fortes no pescoço, ombros, barriga, costas e quadris, diz o Dr. Moorjani. Então, à medida que seu bebê se torna eficiente em usar as mãos para tocar, agarrar, explorar e interagir com o ambiente enquanto está sentado, o desenvolvimento de habilidades motoras será bem sucedido.

Quando é comum que isso aconteça?

Normalmente, os bebês começam a sentar entre 4 e 7 meses, diz Dr. Pitner. Mas você sempre pode dar uma mãozinha, e ajudar seu filho segurando-o nos braços, enquanto ele estiver de costas – o colocando na posição. Adicione alguns efeitos sonoros divertidos que será sucesso!

Como o seu bebê ainda não tem controle da cabeça ao se sentar, você pode brincar com a barriga do seu filhote, colocando alguns brinquedos fora do seu alcance ou acima dela, então ele ficará curioso para olhar para cima.

Quando você perceber que ele está mantendo a cabeça mais firme e é capaz de se empurrar para cima mais vezes, comece a ajudá-lo a sentar, por volta de cinco a dez minutos algumas vezes ao dia. À medida que ela passa mais tempo em sua barriga, ela constrói seus músculos pequenos, fica mais forte e consegue se afastar do chão, até que um dia ela estará sentada sozinha!

O que os mais devem esperar depois que o bebê aprender a sentar?

Não espere que esse momento dure por muito tempo, porque ele não vai.Quando o seu bebê finalmente conseguir ficar sentado ele vai começar a dar os próximos passos. Primeiro, ele vai tentar ficar de pé por apenas um ou dois segundos. À medida que sua força muscular melhora, ele pode sentar melhor. Esta posição é normal e pode ser considerada a fase intermediária, pois o bebê alterna entre tombar e sentar-se de forma independente. Depois que seu filho tiver ficado melhor sentado, ele começará a girar para entrar em posições diferentes e aprenderá a balançar para frente e para trás para ficar de quatro. Outro marco vem em seguida: rastejar!

Não se preocupe se o bebê ainda não senta com 6 meses. Cada criança se desenvolve de forma diferente. Com um pouco mais de tempo e paciência, seu filho provavelmente vai começar a fazer isso. Se aos nove meses ele ainda não conseguir sentar, converse com o seu pediatra.

Leia também:

E a hora do desfralde, quando chega?

6 dicas para ajudar seu filho no momento do desfralde

Problemas no desfralde: veja dicas para lidar com alguns deles


Palavras-chave
bebês

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Cachorro resgatado no Rio Grande do Sul abraça perna de veterinária - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

Cachorro que abraçou perna de veterinária em resgate no RS reencontra tutor