Bebês

4 exercícios para fortalecer o seu bebê

Com essas dicas você vai passar a ser a personal trainer do seu filho

Redação Pais&Filhos

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(foto: Shutterstock)

Pode parecer que o recém-nascido passa a maior parte do tempo deitado descansando, mas na verdade ele tem muito trabalho a fazer todos os dias. Sempre que tenta alcançar um objeto, quando estica as perninhas ou se contorce durante as trocas de fraldas, seu filho se exercitando. Todo esse movimento é necessário para o desenvolvimento motor, afinal ele vai precisar de músculos fortes para segurar a cabeça, engatinhar, sentar e no futuro andar. Está pronta para se tornar a personal trainer do seu bebê? Se liga nessas dicas.

Hora da barriga

“Seu bebê passa a maior parte do tempo de costas. Colocando ele de barriga para baixo ajuda a fortalecer os músculos do pescoço, braços, ombros, costas e estômago”, diz Robert Pantell, autor do livro Taking Care of Your Child (Tomando conta da sua criança). Você pode fazer duas sessões diárias de 3 a 5 minutos. O exercício é simples é só colocar a criança de bruços com um cobertor embaixo. Entretenha seu filho fazendo-o querer olhar ao redor. Conforme o bebê for crescendo aumente o tempo de exercício para 20 minutos.

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FECHAR

Sentando

“Colocar seu bebê na posição de sentar é outra forma de fortalecer os músculos dos ombros, braços e costas”, diz Steve Sanders, autor do livro Encouraging Physical Activity in Infants (Encorajando Atividade Física nas crianças). Mesmo que você esteja auxiliando no exercício, seu bebê vai naturalmente flexionar os músculos abdominais e trabalhar para manter a cabeça erguida.

Andando de bicicleta

Sua mãe já disse para você fazer movimentos com as perninhas do bebê para aliviar os gases? Bom, não é só um método natural para tirar ar do sistema – é também uma ótima forma de trabalhar as pernas, quadris, joelhos e músculos abdominais. “Coloque seu bebê de costas gentilmente mova as perninhas dele em círculos, como se ele estivesse pedalando”, diz Dr. Chintapalli. Sorria, cante ou faça barulhos engraçados para motivar-lo. Repita o movimento de três a cinco vezes. Faça uma pausa e depois volte ao trabalho. Continue enquanto ele demonstrar interesse.

Levantamento de peso

“Pegar objetos é uma ótima forma de desenvolver a habilidade do seu filho, aumenta a coordenação do olhar e ajuda a desenvolver os músculos dos ombros, braços e mãos”, diz Angela Thacker, diretora regional do The Little Gym, uma academia para crianças. Esse exercício pode ser feito a partir dos 3 meses de idade. Sente o bebê no cadeirão e coloque algum item na frente dele – use o que você tiver em casa desde brinquedos até outros objetos de diferentes tamanhos – encoraje a criança a levantar rapidamente, especialmente se os “pesos” fizerem barulho, acenderem ou chamarem muito a atenção.

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