Vacinar para a vida

Vacina dT: a importância da imunização para a proteção da gestante e do bebê

A vacina dT protege contra as doenças difteria e tétano¹ - iStock)
iStock)

Publicado em 30/01/2023, às 12h30 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


A imunização materna faz parte do pré-natal e é essencial não apenas para a proteção da mãe, mas também para a proteção do bebê. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza para todas as grávidas a Caderneta da Gestante, para garantir que as vacinas indicadas durante a gestação sejam tomadas. Dessa forma, os anticorpos podem passar de mãe para filho por meio da placenta na gestação, e do leite materno após o nascimento do bebê¹. 

Uma das vacinas indicadas para serem tomadas na gravidez é a dT, também conhecida como “Dupla Adulto” ou “Dupla Bacteriana do Tipo Adulto”¹. Segundo a Dra. Ana Paula Burian, infectologista e pediatra, mãe de Henrique e Luísa, a vacina Dupla Bacteriana do Adulto contém três doses do esquema básico, e um reforço a cada 10 anos.

A vacina dT protege contra as doenças difteria e tétano¹ (Foto: iStock))

O que é a vacina dT?

A vacina Dupla Bacteriana do Adulto protege contra a difteria e o tétano. “A vacina dT ou Dupla Bacteriana do Tipo Adulto é uma das vacinas recomendadas na rotina de imunização da gestante. Seu uso dependerá do histórico vacinal contra o tétano da gestante”, explica Dr. Emersom Mesquita, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, pai de Eduardo e Vicente.

Isso significa que a quantidade de doses administradas na gestação poderá variar de acordo com as doses administradas antes da mulher engravidar. Dessa forma, quanto mais completo for o histórico vacinal da gestante, menos doses deverão ser administradas: “Se a gestante tem três doses confirmadas de imunização antitetânica (dT), deverá receber a dTpa a partir da 20ª semana de gestação, ou seja, a vacina que também contém componente da coqueluche. Se a gestante tem apenas duas doses da vacina antitetânica também deverá receber uma dose da vacina dTpa a partir da 20ª semana, completando igualmente as três doses da vacina antitetânica. Se a gestante tem apenas uma dose da vacina antitetânica, deverá receber uma dose da dT, assim como uma dose da dTpa a partir da 20ª semana de gestação”. De acordo com o Ministério da da Saúde, a gestante que não recebeu nenhuma dose da dT antes de engravidar deve receber duas doses da dT em qualquer momento da gestação e uma dose de dTpa, a partir da vigésima semana de gestação. 

Segundo a Dra. Ana Paula, a gestante não pode receber duas vacinas diferentes ao mesmo tempo — é preciso aguardar o tempo necessário entre uma dose e outra. “Existe um intervalo mínimo de um mês entre a aplicação da dT e da dTpa”, complementa Dr. Emersom.

A quantidade de doses da dT que a grávida deve tomar na gestação varia de acordo com as doses administradas antes da mulher engravidar (Foto: Shutterstock)

Onde e quando posso tomar a vacina dT?

É possível tomar a vacina dT tanto pela rede pública quanto privada: “Ambas as vacinas, dT (difteria e tétano) e dTpa (difteria, tétano e coqueluche), estão disponíveis na rede pública de vacinação”, explica Dr. Emersom.

Segundo a Dra. Ana Paula, não existe um momento certo da gestação para tomar a vacina dT — mas em relação à dTpa, é recomendado que a mulher receba a vacina após a 20ª semana de gravidez. “Existem estudos demonstrando que as concentrações de anticorpos da classe IgG encontrados no sangue do cordão do recém-nascido se correlacionam com a idade gestacional, sendo muito importante que a gestante receba a vacina dTpa após a 20ª semana de gestação, para que o bebê possa nascer com proteção contra coqueluche, tétano e difteria. Alguns estudos em gestantes demonstraram aumento nos anticorpos para coqueluche 30 dias após a vacinação, com queda dentro do primeiro ano, indicando a importância em recomendar a vacinação em cada gestação para a proteção do bebê. Outras vacinas podem ser aplicadas em qualquer momento da gestação, como influenza, dT, hepatite B e Covid-19”.

REFERÊNCIA

GOV.BR. Saiba quais vacinas devem ser administradas durante a gestação. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/11/saiba-quais-vacinas-devem-ser-administradas-durante-a-gestacao#:~:text=Vacina%20Covid%2D19,nas%20Unidades%20B%C3%A1sicas%20de%20Sa%C3%BAde>. Acesso em 30 de jan. 2023.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Nahim, cantor que foi encontrado morto, faleceu sem conhecer a neta

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar Jr. aparece provocando Bruna Biancardi em Dia dos Namorados: "Não aceitam perder"

Bruna Biancardi usa aliança ao passar o Dia dos Namorados com Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi passa o Dia dos Namorados com Neymar e surge usando aliança