Engravidar

Cada família se forma de um jeito: conheça 3 histórias de nascimento únicas

Laura Shockley Photography / Via Facebook

Publicado em 05/09/2018, às 07h35 por Nathália Martins


Compartilhe:


Nem todas as passagens para a paternidade seguem o mesmo caminho. Separamos três histórias diferentes que provam que a chegada de um bebê é sempre motivo de alegria, mesmo com todas as dificuldades. Vem conhecer melhor Angie, Bernadette e Macara:

História de Angie

“Meu marido, Gary, e eu começamos a tentar ter um filho em setembro de 2006. Parei de tomar a pílula, mas não menstruava. O médico disse que poderia levar algum tempo para o meu corpo se ajustar, mas quando eu não tive meu período depois de vários meses, eu sabia que algo estava errado.

Comecei a tomar hormônios para induzir o meu período, mas não funcionou. Eu vi especialistas e fiz milhares de testes. Em dezembro fui diagnosticada com insuficiência ovariana prematura e nos disseram que não poderíamos engravidar sozinhos. Meu mundo caiu. Meu maior sonho era ser mãe. Nunca me passou pela cabeça de que eu e Gary não poderíamos ter filhos.

Nós tivemos opções, no entanto. Eu não poderia conceber um bebê, mas eu poderia tentar a fertilização in vitro usando um óvulo doador. Nós também podíamos adotar. Ambas as opções são caras, então Gary e eu levamos alguns anos para economizar dinheiro, pensar nas nossas escolhas e curtir nosso tempo como um casal. No final, decidimos adotar. Não é preciso genética para fazer uma família. Em vez disso, os ingredientes cruciais são amor, apoio e encorajamento.

Inscrever-se em uma agência de adoção é um processo intenso. Uma assistente social veio à nossa casa e submetemos formulários sem fim, o que levou alguns meses. Escrever nosso perfil foi a parte mais difícil: cada um de nós essencialmente divulgou nossa história de vida na esperança de que alguém nos escolhesse. Tínhamos fé de que uma futura mãe nos escolheria, mas não sabíamos quando: a agência nos disse que poderia durar de três a nove meses.

Para nossa surpresa, apenas dois meses depois de terminarmos a papelada, recebemos uma ligação de que havíamos sido selecionados como pais adotivos para uma menina! Nas semanas seguintes, comprei o enxoval de nossa filha e preparei seu quarto. Assim que ela nasceu, fizemos as malas, entramos no carro e fomos para Kansas City. Nós a conhecemos na manhã seguinte e logo nos relacionamos profundamente.

Dois dias depois do nascimento do bebê, uma hora antes de comparecermos ao tribunal para assinar o documento de renúncia, o especialista em adoção ligou para nos dizer que a mãe biológica havia decidido que iria criar a criança sozinha. Mais um choque. Rezamos para que a mãe reconsiderasse uma vez que percebesse o quanto é difícil cuidar de um recém-nascido, mas ela não o fez. Nós lamentamos como se tivéssemos perdido nosso próprio filho, mas Gary e eu acreditamos firmemente que tudo acontece por um motivo.

Pouco mais de um mês depois, soubemos que tínhamos sido novamente escolhidos para ser pais adotivos. Ficamos apavorados que essa mãe também mudasse de ideia, mas começamos a tomar providências para voar para Los Angeles, cautelosamente otimistas de que dessa vez tudo daria certo. Quando nos encontramos com Ashton, tudo o que sentimos foi alívio. Sabíamos que nada era certo até assinarmos os papéis de desistência, mas também sabíamos que tínhamos que aproveitar e abraçar cada momento com ele. E a adoção aconteceu! Apesar de toda a espera e decepção, parece que eu mesma dei à luz Ashton. Gary e eu temos o vínculo mais amoroso e natural com ele”.

História de Bernadette

“Jen sempre soube que ela queria ser mãe, mas eu estava em cima do muro. Eu decidi que se ela quisesse ter filhos, eu seria legal e também teria. Quando começamos a tentar engravidar com inseminação intra-uterina, não havia dúvida de que Jen quem engravidaria – eu nunca tive o desejo de estar grávida.

Algumas mulheres usam esperma de amigos ou familiares, mas nós não nos sentimos certas em pedir a alguém que conhecemos para criar um filho conosco e depois pedir que assinem todos os direitos sobre esse filho. Além disso, queríamos que nosso filho tivesse duas mães, sem uma terceira pessoa no papel de pai.

Quando começamos a procurar por um doador, tentamos encontrar alguém que se parecesse comigo, para que nosso filho se parecesse com uma mistura de nós dois. No momento em que vimos o doador, sabíamos que ele era o único para nós. Ele atendeu nossos critérios físicos e étnicos e nós amamos a atenção que ele colocou em responder as perguntas sobre o seu perfil.

Ouvi dizer que pode levar muito tempo para engravidar, mas tivemos sorte: foram apenas duas tentativas. Mas não foi tudo fácil. Como casal de lésbicas, tivemos desafios únicos. Por um lado, Jen teve que entregar seus direitos maternos a Patrick e nós tivemos que adotá-lo. Caso contrário, eu poderia perder meu direito de vê-lo se algo acontecesse com Jen.

Fiquei surpresa com a forma como naturalmente a maternidade veio para mim. Eu amo que agora eu seja parte de uma família e não há ninguém com quem eu prefira fazer isso do que Jen. Eu quero que nossa vida seja cheia de aventura e compartilhe memórias tão simples como decorar a árvore de Natal e tão grande quanto uma visita ao Grand Canyon”

História de Macara

Meu marido, Lenny, e eu sabíamos que queríamos uma família grande. Mas sete meses depois de começarmos a tentar, senti que algo estava errado. Meu médico receitou três meses de um remédio para regular meu ciclo e nos disse que eu estaria grávida antes mesmo de nos ver novamente. Eu não estava. O próximo médico que vimos nos contou que a contagem de espermatozóides de Lenny era baixa e que tinha baixa mobilidade. Ainda assim, eu estava esperançosa.

Nós tentamos usar drogas de fertilidade e Lenny tomou um suplemento vitamínico. Então ele teve um procedimento vascular. Nós tentamos uma inseminação intra-uterina. Uma noite, depois de mais uma rodada de testes de gravidez fracassados, tivemos uma longa conversa sobre se deveríamos parar de tentar. Neste momento, eu estava fazendo três testes de gravidez por mês, desesperada para ver um sinal positivo.

Eu tinha colapsos de lágrimas e raiva e Lenny decidiu que precisávamos de uma pausa. Eu não queria parar de tentar, mas estava tão exausta que me rendi. Lenny viu que me atrapalhou em parar e começou a usar o Google para tratamentos de fertilidade. Ele encontrou uma clínica perto da casa de sua família em Nova York que estava aceitando pacientes para um teste clínico. Fomos aceitos algumas semanas depois de nos inscrevermos.

Eu fui morar com os pais de Lenny enquanto passava pelo processo e ele ficou em Indiana para cuidar da casa. Foi uma reviravolta na vida, mas eu me importava em engravidar mais do que qualquer outra coisa. Depois de um mês de medicamentos, exames de sangue, ultrassonografias e vários outros procedimentos, consegui provocar a ovulação. Meus óvulos foram fertilizados e voltei para casa um dia depois da transferência dos embriões. Tudo o que podíamos fazer era esperar.

Seis dias após a transferência, obtive meu primeiro teste de gravidez positivo. Durante mais da metade da minha gravidez eu me perguntei sobre cada mudança que meu corpo passou, cada sensação, pensando que algo poderia estar errado.

Quando finalmente pus os olhos em Charlie, fui tomada de alegria, mas também de terror. Fiquei com medo de acordar e descobrir que aquilo nunca havia acontecido. Mas, felizmente, aconteceu e todos os dias amamos mais Charlie. E ainda temos quatro embriões congelados – esperamos usá-los para expandir nossa família um dia!”

Leia também:

Sexo depois do nascimento do bebê é essencial para a vida do casal

Já pensou em fotografar o nascimento de 4 filhos no mar? Este pai fez isso!

1 em cada 4 pais sofre de depressão após o nascimento de seu filho


Palavras-chave
Saúde e Fertilidade Relacionamento Gravidez Mãe

Leia também

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar