Família

Xô, insônia! 5 dicas infalíveis para você dormir tão bem quanto seu filho

É normal a rotina com seu filho afetar o seu sono, mas não precisa ser assim pra sempre! - Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 15/01/2019, às 15h10 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h37 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Uma das verdades mais frustrantes da vida de mãe: algumas noites, mesmo quando seus filhos dormem, você não. Primeiro você precisa descobrir o porquê disso e, em seguida, tente nossas dicas para pegar no sono.

Se você está estressada e ansiosa

“É legal o sono do bebê estar fora do palco, mas as crianças mais velhas têm atividades, orçamentos, festas de aniversário e feriados. Estou muito ocupada durante o dia. Parece que tudo isso me atazana quando eu deito na cama”.

O que fazer: Duas vezes ao dia dê a si mesma 30 a 60 minutos de descanso. Isso significa sem trabalho, sem fazer o almoço, sem limpar os brinquedos, mas com um banho relaxante, um livro e talvez sexo.

A maioria das mulheres precisa de 7 a 8 horas de sono e demoram cerca de 20 minutos para cochilar. Ainda não consegue aquietar sua mente? Saia da cama, acenda a luz e faça algo que te tranquilize: leia, tricote ou medite. Você também pode tentar um óleo essencial calmante.

Uma nova pesquisa também sugere que tirar 5 minutos do seu tempo à noite para anotar sua lista de tarefas para o dia seguinte pode ajudar a pegar no sono mais rápido. Quanto mais específica a lista for, melhor.

Se você não aguenta o ronco

“Eu me sinto como se eu estivesse dormindo com um urso. Eu realmente enlouqueço se formos viajar e eu esqueço meus tampões de ouvido. Às vezes eu acabo até dormindo no sofá”.

O que fazer: Mascare o ronco do seu parceiro com um “ruído rosa”, uma experiência auditiva suave e calmante. Ou você pode tentar também o “ruído branco”. Ambos irão amortecer o contraste entre o seu quarto e o ronco do seu parceiro, o que aumentará suas chances de dormir pela noite.

Se o quarto é muito quente

“Quando eu estava grávida, suava o tempo todo durante a noite. Agora, mais de um ano após o parto, eu ainda não consigo dormir sem encharcar toda a cama. Isso me incomoda demais”.

O que fazer: Manter a temperatura do quarto agradável é especialmente importante se você está amamentando ou toma antidepressivos, pois ambos podem causar suores noturnos. Para a roupa de cama e os travesseiros, procure pelos que têm resfriamento.

Se você está sobrecarregando seu tempo de tela

“Depois que minha filha dorme, eu ligo a TV e começo a ver as redes sociais ou blogs de mães. Eu não costumo usar meu telefone no trabalho, então é assim que eu gasto o tempo para mim mesma. Aí quando eu vou ver já passou da meia noite e eu preciso acordar as 5 da manhã”.

O que fazer: A luz de telefones, tablets, computadores e TVs faz seu cérebro pensar que é de dia, tornando mais difícil pegar no sono. Duas horas antes de dormir desligue tudo isso e mude para um livro ou revista.

Uma pesquisa descobriu que ler em um ambiente acolhedor e seguro pode ajudar a alcançar um físico mais relaxado e estado mental. Não leve seu telefone para a cama e deixe tudo carregando em outro cômodo.

Se você está com hábitos alimentares ruins

“Quanto mais exausta ou próxima a hora de dormir, eu penso que preciso de um chocolate ou um copo de vinho enquanto assisto TV”.

O que fazer: O açúcar no sangue deixa você ligada e tira todo seu sono. O álcool te ajuda a dormir mais rápido, mas você não entra nos estágios profundos e restauradores tão facilmente. Ambos contribuem para que você acorde durante a noite. Então em vez disso, opte por lanches amigáveis ​​ao sono como carboidratos de grãos inteiros, bananas, amêndoas e mingau de aveia com leite.

Leia também:

Tudo sobre o sono do seu bebê 

Mulheres com insônia têm mais chance de ter partos prematuros, afirma pesquisa

Sabrina Sato revela sofrer de insônia: “Também tenho ‘sonhos malucos’ durante a noite”


Leia também

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Thiaguinho e Carol Peixinho - Reprodução/Instagram/@euu.wiiillll

Família

Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho