Criança

40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças

Veja mais de 40 brincadeiras para as crianças - iStock
iStock

Publicado em 06/10/2021, às 07h00 - Atualizado em 27/09/2023, às 15h42 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


Dia das Crianças é tudo de bom! E o seu filho tem que se divertir muito, sim! Afinal, brincar é sinônimo de ser criança. É também sinônimo de descobrir, inventar, aprender e imaginar. E os pais não só podem, como devem entrar junto na brincadeira!

Duas crianças com várias peças de lego em volta
Veja mais de 40 brincadeiras para as crianças (Foto: iStock)

Pensando nisso, a Pais&Filhos propõe que vocês se desconectem de qualquer tela, seja ela do celular, do computador ou do tablet, para dedicarem um tempo exclusivo aos filhos. Mas não há motivos para se preocupar se você não souber por onde começar! Nós reunimos ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças:

Para brincar em família

1. Teatro de fantoches

Histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança, o que é superimportante. No teatro de fantoches, a criatividade vai comandar o espetáculo. Os atores podem ser bonecos confeccionados ou até meias customizadas. Os adultos podem começar a contar a história. Depois, as posições se invertem e os filhos inventam seus próprios enredos.

Criança brincando com fantoches
Teatro de Fantoches estimulam a criatividade da criança (Foto: Getty Images)

2. Desenho maluco

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Para quem quiser ir além, existe o jogo chamado Desenho Maluco. Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

Criança com as mãos cheias de tinta
Estimule as crianças com cores também (Foto: Getty Images)

3. Imaginação no comando

Sabe aquela caixa de papelão sem uso e jogada na dispensa de casa? Você tem um grande aliado para a diversão em família e nem sabia! Com um pouco de cor, traços e, lógico, criatividade, ela pode ser transformada em avião, carro , casa, e o que mais a imaginação permitir. O mesmo vale para as revistas e gibis antigos. Essas folhas podem virar aviões de papel ou barcos à vela com simples dobraduras. A largada será dada e, pelos ares ou pelas águas, a família vai fazer suas apostas para os vencedores das corridas e a diversão será garantida!

4. Revirando o baú

Chegou a hora dos pais relembrarem as brincadeiras da época deles. Bolinha de gude, peteca, jogo de varetas, banco imobiliário… Segundo Raquel Luzardo, mãe de Gabriel e fonoaudióloga, as crianças tem muito interesse em saber como os pais eram quando criança. Assim, ao mesmo tempo em que os pais tem a oportunidade de ter uma lembrança gostosa da época de infância, os filhos criarão uma conexão muito forte.

5. Telefone sem fio

Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A última pessoa será quem vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render várias gargalhadas.

6. Batata quente diferente

Essa brincadeira é proposta por Raquel e a gente amou a ideia. Usaremos o celular, mas de um jeito inusitado. A brincadeira consiste em sentar em roda e programar a opção de foto do celular no timer. Iniciada a contagem regressiva para o clique, o celular servirá de batata quente e passará de mão em mão. Quando o tempo se esgotar, a foto não deixará mentir quais mãos foram as últimas. Depois da brincadeira, vale sentar junto e se divertir com as fotos que ficaram registradas.

Crianças brincando sentadas em uma árvore
As fotos vão ficar incríveis! (Foto: Getty Images)

7. Quem sou eu?

Para esse jogo, são necessárias habilidades de detetive! Os jogadores devem também estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio deles, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: “eu sou uma mulher?”. E os jogadores só podem responder sim ou não. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar.

8. Stop!

No Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!”. O jogo pode acontecer de forma individual, mas pensar junto e dividir a família em equipes é mais divertido.

9. Um, dois, três, ação!

Em pedaços de papel, escreva nome de filmes, atores, ações. Eles devem ser sorteados entre os participantes. Um  representante da equipe deve fazer com que os outros descubram o que ele tirou. Mas o desafio se dá ao passo de que ele não pode falar ou emitir sons, apenas gesticular. A mímica vai entrar em ação! Quem se sairá melhor?

10. Alerta cor

Essa brincadeira pede um espaço grande! Uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhadas pelo cômodo. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.

11. Acampamento 

As crianças amam acampamento! Podem ser usadas barracas de verdade ou improvisar com cadeiras, lençol. almofadas e coisas que temos em casa. O lugar do camping escolhido é a própria sala de casa e todo mundo ajudará a montar as barracas.

Pai e filho brincando
As crianças vão amar! (Foto: Getty Images)

12. Piquenique

Nesse dia, o jantar vai acontecer de uma forma diferente! É só estender uma toalha no chão da sala e todo mundo vai ser convidado a comer ali mesmo. E o cardápio também pode ser escolhido em conjunto. Entre sanduíches, frutas e sucos, a criança pode ajudar na preparação.

Piquenique montado em um parque
A hora do piquenique é superespecial para as crianças (Foto: Reprodução)

13. Memória dos objetos

Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos.

14. Caça ao tesouro

O tesouro está escondido e o mapa do pirata é a própria casa! Todas as pistas estarão espalhadas e farão todo mundo quebrar a cabeça para pensar em conjunto. Como recompensa, as crianças vão ganhar abraços, beijos e muito carinho.

15. Passa anel

Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.

16. Monte um álbum da família

Muitas vezes esquecemos de revelar nossas fotos, salvamos na nuvem ou publicamos nas redes sociais. Caso você não tenha uma cópia impressa esse é o momento perfeito para revelar as fotos de família, comprar alguns álbuns simples e reunir as crianças para te ajudar na montagem. Além de unir a família ao redor de boas lembranças, essa atividade vai entreter os pequenos por um bom tempo.

17. Era uma vez

Não precisa de muito para a brincadeira ficar divertida – é só deixar a criatividade e a imaginação rolarem. Comece uma história e peça para as crianças irem completando, cada uma fala durante 5 minutos. Se quiser incrementar, aposte em fantasias ou acessórios para criar personagens.

18. Faça uma árvore genealógica

Selecione algumas fotos e monte uma árvore genealógica da sua família com seu filho. Você pode até emoldurar em um lindo quadro e decorar a parede da sua casa. Além de ensinar sobre o valor da família, essa brincadeira gera uma recordação marcante desse momento e de todas as pessoas que são especiais para vocês.

19. Brinque de ensaio fotográfico. E não esqueçam dos figurinos!

Hoje em dia todo mundo tem uma câmera de boa qualidade no celular, então por que não aproveitar esse recurso e começar uma brincadeira de ensaio fotográfico? Enquanto uma criança tira foto, as outras podem montar os cenários e fazer poses divertidas. Para deixar tudo ainda mais animado, separe alguns acessórios coloridosfantasiase looks chamativos. Coloque um lençol ou qualquer tecido de cenário e diga xis! Os pequenos podem fingir que são personagens de desenhosanimados, cantores, jogadores de futebol e deixar a imaginação livre para criar o que quiserem!

20. Jogo da memória do que você mais gosta

Peça para o seu filho escolher os seus brinquedos preferidos. Com a ajuda dele, faça uma foto de cada um dos seus xodós e imprima duas cópias de cada. Recorte em quadrados iguais, misture as peças e voilá: você terá um jogo da memória personalizado!

21. Boliche

Faça os pinos de boliche com garrafas pet, cheias de areia até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-los. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

22. Morto-vivo

Coloque as crianças em uma fila e fique na frente delas. Quando o líder disser “morto”, as crianças devem se abaixar, e quando disser “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.

23. Mímica

A brincadeira consiste em se dividir em duas – ou mais – equipes e preparar papéis com palavras escritas para cada equipe sortear uma e realizar a mímica. A partir daí, usando apenas o corpo e sem qualquer código, é necessário que um integrante do grupo faça a gesticulação e o restante dos participantes da brincadeira devem tentar adivinhar o que aquela mímica representa. Na medida em que seu filho faz a movimentação, você e os outros participantes tentam adivinhar. Ganha a pessoa ou equipe que tiver mais números de acertos.

Para se molhar!

24. Corrida com obstáculos

Tudo o que você vai precisar é de um cronômetro e muita criatividade para organizar um circuito cheio de obstáculos! Você pode colocar bambolês no chão para pular, jogar bexigas com água enquanto as crianças correm e colocar uma lona com água e sabão para elas deslizarem até a linha de chegada.

25. Enchendo de pouco em pouco

Pegue dois baldes – um cheio de água e um vazio – e coloque-os a uma distância de uns 5 metros um do outro. A brincadeira é pedir para que as crianças corram para frente e para trás, transportando água do balde cheio para o vazio, usando apenas pequenas tigelas de plástico, esponjas ou sacolas de supermercado recicláveis. A ideia mesmo é se molhar!

26. Mini irrigador

Se você não tem um em casa aí vai uma boa dica. Basta pegar aquelas bóias espaguetes e cortar um pedaço de mais ou menos 5 centímetros e, em seguida, cortá-lo em seis tiras. Coloque três ou quatro deles dentro de um espaguete e prenda com fita adesiva para que a água não escape. Faça alguns buracos espaçados, a cada 7 centímetros mais ou menos no espaguete, deixando as tiras para fora. Encaixe a mangueira e uma das extremidades da boia e ligue-a para ter uma série de pequenos esguichos de água.

27. Boia ou afunda?

Separe um balde com água e alguns objetos impermeáveis.  Antes de colocá-los na água, peça para as crianças adivinharem se os elementos boiarão ou afundarão. Em seguida, compare os resultados. Os objetos podem ser: uma moeda, uma tampa de garrafa, uma bola pequena, uma peça de Lego, um lápis, etc.

Crianças sorridentes se divertindo em um parque
Recordar é viver! (Foto: iStock)

28. Acerte o alvo com esponjas

Essa é uma brincadeira para dias quentes e temos certeza que as crianças irão se divertir. É necessário um balda com água, algumas esponjas (podendo ser essas de lavar louça), giz e um local que você possa riscar, como uma calçada.

Desenhe um alvo e delimite uma determinada distância de onde as crianças irão ficar para atingir o alvo. Cada participante tem direito a jogar uma esponja por vez e lançar ela em direção ao alvo. O ganhador é aquele que conseguir atingir o alvo mais vezes ou conseguir chegar mais próximo ao centro do alvo.

Para a criança brincar sozinha ou com os irmãos

29. Olhe onde pisa

Essa brincadeira é fácil de ser realizada e ainda poderá render muitas risadas suas e de sua família. Faça caminhos no chão, como sarjetas, bolachas de árvore ou uma linha desenhada para improvisar brincadeiras de siga o líder ou não toque o chão. Você deve orientar a todos os participantes das regras, afinal, que passar da linha, já terá perdido o jogo. Desafios de equilíbrio também são boas opções.

30. Mãos na massa

Quem não gosta de brincar de massinha? O melhor dela é que pode ser feita em casa. Você só vai precisar de uma xícara de sal, quatro de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentícios das cores que preferir. Depois, é só misturar tudo e, literalmente, colocar as mãos na massa! Estimule seu filho a fazer esculturas de massinha e seja presente nessa brincadeira também.

31. Cabana

Com lençóis e travesseiros, as crianças podem montar uma cabana superespecial dentro do quarto. Nesse espaço mágico as crianças podem soltar a imaginação e se divertir muito! Para isso, você pode usar lençóis antigos, algumas cadeiras e até mesmo, a haste de uma vassoura. Use a criatividade para montar a barraca, que será um momento muito divertido e hiper especial.

Família brincando dentro de uma cabana
As cabanas criam um espaço mágico para as crianças (Foto: Getty Images)

32. Bolha de sabão

Faça a mistura simples de água com detergente e use o ingrediente secreto: uma colher de glicerina, que garante que a bolha não estoure na hora. Você pode reutilizar embalagens antigas ou usar uma tampa e arame. A diversão será garantida. Aproveite dias mais quentes, pois as crianças poderão se molhar.

33. Casinha

Essa brincadeira pode ser feita em qualquer espaço e com diversos tipos de brinquedos, como bonecas e bichos de pano. As crianças representam os papéis sociais e podem inverte-los, por exemplo, cada hora uma é mãe e a outra a filha. Faça com que seus filhos use a criatividade e além de serem os próprios personagens, usem bonecas e animais de tecido.

34. Não me faça rir

O objetivo é ficar sério! Uma criança faz palhaçadas tentando fazer a outra rir, enquanto ela tenta desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde. Uma forma de também fazer a brincadeira é fixar os olhos, um no outro, e se encarara, até algum dos dois participantes dar ideia.

35. Bambolê

Para fazer essa brincadeira acontecer, é necessário somente de um bambolê. Posicione o objeto na altura da cintura e apenas com alguns movimento da cintura, coloque o brinquedo para ficar rondando. O Objetivo da brincadeira é manter o objeto na cintura por mais tempo.

No entanto, não é necessário movimentar o bambolê somente na cintura. Você também pode colocar ele para girar em outras partes do corpo do seu filho, como no braço ou na perna.

36. Cama de gato

Conhecida como a brincadeira com barbante. Só é necessário um barbante e prática. O objetivo da brincadeira é traçar um cordão entre os dedos das duas mãos, formando desenhos durante a brincadeira. À medida que o cordão é passado é uma criança para outra, a missão de manter os desenhos ganhando forma fica mais desafiadora, pois o molde do barbante não pode ser desmontado, se não, é necessário voltar desde o começo.

37. Pular elástico

Nessa brincadeira é necessário que duas crianças fiquem distantes, em torno de 3 metros e coloquem um elástico ao redor de suas pernas, formando no final, um retângulo. O terceiro participante da brincadeira irá se posicionar ao lado do elástico esticado e pula no vão do retângulo com uma ou duas pernas.

O objetivo é cruzar o elástico, como se fosse uma cama de gato grande. Os movimentos feitos dentro do elásticos podem ser acompanhados por músicas, da preferência do/dos participantes. Também é possível brincar com elástico sozinho, colocando ao invés de duas pessoas, duas cadeiras para segurar o elástico nas ‘pernas’.

38. Amarelinha

É necessário de um giz e uma pedrinha  (ou outro objeto que dê para marcar um local). Você irá desenhar casas enumeradas de 1 a 10 para que as crianças pisem. O objetivo do jogo é completar o percurso sem pisar fora das casinhas. E como saber até qual casinha meu filho irá? Essa é fácil! A pedrinha ou o objeto será utilizado para marcar até qual número (isto é, casinha) o seu filho irá. Para animar a brincadeira, você poderá colocar uma música e aí é só diversão.

39. Quente ou frio

Poderá ser realizada em ambientes internos, como salas de aula, ou externos, como parques. Nessa brincadeira a criança será vendada enquanto outras irão esconder um objeto. Então, a criança escolhida (que foi vendada) irá tirar a venda e começar a procurar o objeto.

Quanto mais perto a criança estiver, os participantes irão falando que está “quente”, e quanto mais distante a pessoa estiver, os outros participantes do jogo vão falando: “frio”. Aqui a estratégia e lógica caminham lado a lado, para que a criança consiga ter sucesso na sua procura.

40. Autorretrato em tamanho real

Essa é a típica brincadeira mão à massa! Ela envolve autoestima e habilidades de criatividade das crianças. Você irá precisar de folhas de papel craft grandes o bastante para caber o corpo da criança. O adulto vai conduzir a atividade e desenhar o contorno do corpo dos filhos.

Depois do contorno, o papel será recortado e deixe seu filho desenhar nesse recorte, incluindo as características e trabalhando a autoimagem.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada