Pais

Brincar de bambolê e assoviar: Veja como ajudar seus filhos no treino destas habilidades

Para ensinar, é só unir as ideias a seguir o seu próprio conhecimento

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_370898579_

(Foto: Shutterstock)

De assoviar a música favorita a fazer uma bolha com o chiclete, por mais que, hoje, pareçam simples hábitos, ninguém nasce sabendo fazer. Depois de muita observação, tentativa e erro, a criança aprende essas habilidades que, muitas vezes, nos passam despercebidas.

Como pais, podemos dar um empurrãozinho também. Assim, a revista norte-americana “Parents” separou alguns truques e habilidades e suas instruções para ensinar aos filhos, garantindo diversão com os amigos ou sozinho.

1. Assoviar a música favorita

Anúncio

FECHAR

“Quando o seu filho tiver 7 ou 8 anos, ele vai estar na idade ideal para entender e seguir as instruções de como assoviar,” diz Jenn Berman, autor de “O ABC de criar crianças felizes e confiantes” (em tradução livre). Serão inúmeros bicos e sopros vazios até que os primeiras sons do assobio sejam ouvidos. E pode ter certeza que o seu filho vai comemorar muito a conquista.

2. Fazer bolhas com o chiclete 

Quando o seu filho estiver mascando chiclete, não perca a chance de ensiná-lo a fazer bolhas gigantescas e divertidas. Diga que, primeiro, ele tem que achatar a bala no céu da boca e colocar a língua no centro do chiclete. Isso quem diz é o especialista no assunto Chad Fell, de Haleyville, Alabama, ganhador do Guinness Book, livro dos recordes, por fazer bolhas com o chiclete.

Agora, tudo o que deve ser feito é colocar a língua para fora da boca e soprar. “Se ficar difícil de segurar a bolha de chiclete com os lábios, isso também pode ser feito com as mãos,” diz Fell.

3. Equilibrar uma colher com o nariz

É só segurar bem fundo o fôlego, inspirando. Depois, embace o lado côncavo da colher, expirando nele, diz Miriam Peskowitz, coautora de “Um livro ousado para meninas” (em tradução livre). Posicione a colher na ponta do nariz e ,quando a colher estiver colada, tire as mãos bem devagar.

Leia também

10 habilidades que seu filho precisa aprender antes dos 10 anos

5 habilidades que toda mãe devia ter

7 habilidades que todas as mães possuem

4. Produzir música com taças

Você só vai precisar de uma taça e de água. Para tocar esse novo instrumento, as crianças devem encher uma taça com espessura fina com água, segurar a base do copo, molhar seu dedo indicador na água e começar a percorrer a borda do copo com ele. Com a prática, dá para descobrir a pressão necessária para produzir o som.  De repente, o copo vai, magicamente, se transformar num violino adaptado.

5. Arremessar pedras 

Comece recolhendo pedras finas e semelhantes, diz Jerdone, autor de “O guia de pular pedras” (em tradução livre). Para segurá-las, o seu filho deve curvar o dedo indicador e ter o polegar na parte de cima. Depois de segurar, é só arremessar o mais longe e mais baixo possível, seguindo a superfície da água.

6. Brincar de malabarista

Mas esqueça as bolas. Deixe o seu filho pegar o jeito com lenços primeiro, diz Dave Gillies, diretor de uma companhia de arte circense norte-americana, na Philadelphia. “Isso porque lenços caem devagar. Então, você não precisa se preocupar em pegá-los rapidamente”, ele afirma. Segure dois lenços com uma mão e o outro com a outra mão e comece com a mão que está segurando dois, ele diz. Comece devagar para entender os movimentos. Lembre-se de manter os braços levemente estendidos.

7. Rebolar com o bambolê 

O ideal é um bambolê que esteja na altura do umbigo do seu filho. Ele deve colocar um pé levemente em frente ao outro, com o bambolê na parte inferior das costas. Ao soltar, deve fazê-lo girar, preferindo o movimento de para frente e para trás em vez dos movimentos circulares.