Mais

Bella Falconi mostra barriga pós-parto e faz relato sincero no Instagram

Reprodução/Instagram

Publicado em 26/08/2018, às 13h04 - Atualizado em 27/08/2018, às 08h45 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


A nutricionista Bella Falconi deu à luz sua segunda filha, Stella, na última segunda-feira (20), no período da manhã. A blogueira é casada com Ricardo Maguila, seu atual empresário, e também é mãe de Vicky, que completou três anos dia 21 de agosto.

Depois de contar que tem tido muita dificuldade para amamentar recém-nascida em seu perfil do Instagram, Bella compartilhou com seus seguidores neste domingo (26) uma foto de seu corpo 6 dias após o parto, junto com um texto explicando o porquê de não estar usando cinta“Maternidade sem máscaras e sem filtro: recebi uma mensagem onde a seguidora me perguntava – por que sua barriga está tão grande se você não engordou tanto na gravidez e sempre foi tão saudável?”, escreveu a blogueira.

Ela usou uma reportagem da revista Parents, da qual temos o direito exclusivo de reprodução aqui no Brasil, para explicar como funciona a biologia do pós-parto.“Com todas as mudanças hormonais e de fluidos que ocorrem durante a gravidez, a quantidade de retenção de água após o nascimento pode ser intensa, desconfortável e um pouco chocante’ afirma Sherry Ross, ginecologista e obstetra. Para muitos, essa retenção de água no pós-parto é pior durante a primeira semana após o parto do que durante a gravidez. Demora cerca de duas semanas para a retenção abrupta se dissipar e cerca de duas semanas para o restante desaparecer. Enquanto isso, uma nova mãe ainda espera que seu útero encolha do tamanho de uma melancia para o tamanho da pera, o que pode levar até seis semanas.”

Em seguida, Bella contou que não encontrou nenhum artigo científico que comprovasse que o uso da cinta acelera esse processo. “Eu sempre achei que adiantava (inclusive usei após o nascimento da Vicky), mas as evidências mostram que não é bem assim. Minha médica NÃO recomendou, pois segundo ela o efeito é temporário e placebo”, escreveu.

Como a nutricionista compartilhou, toda essa perda de fluido e encolhimento da barriga ocorre naturalmente, quer você esteja usando cinta ou não. “Cintas e faixas muitas vezes prometem que podem ajudar a aliviar a retenção de água e encolher o útero mais rápido, mas isso não é de forma alguma comprovado clinicamente”, diz Dr. Ross.

Usar ou não a cinta?

O uso de cinta no período pós-parto é um assunto controverso e não há unanimidade entre os profissionais para indicar ou não o seu uso. Por isso, é importante seguir aquela velha dica: converse com o seu médico. É ele quem deve avaliar se há necessidade de uso. Por exemplo, quando é feita alguma técnica para reparo com cicatrização na região abdominal, a cinta pode ser recomendada.

Muitas mulheres acreditam que o uso da cinta é importante para colocar a musculatura novamente no lugar, ou seja, acham que há um efeito estético. Mas ela não ajuda nesse processo da forma como se imagina. A recuperação do corpo no pós-parto é totalmente diferente do pós-cirúrgico de uma operação estética, por exemplo. O organismo materno retorna quase que totalmente às condições antes da gravidez e não é necessário fazer quase nada, pois este é um processo natural e fisiológico da mulher saudável.

Leia também:

Bella Falconi chora ao falar sobre dificuldade para amamentar Stella

Bella Falconi publica a primeira foto com a filha, Stella

O que você precisar saber sobre usar a cinta no pós-parto 


Palavras-chave
Saúde Matérias Aconteceu comigo Culpa Não nutrição pós-parto barriga

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho