Gravidez

Você sabia? Inverno aumenta o risco de pré-eclâmpsia

Shutterstock

Publicado em 12/07/2016, às 09h21 por Adriana Cury


Compartilhe:


Grávidas, atenção com o inverno! Na estação, podem crescer as chances de pré-eclâmpsia, doença que eleva a pressão na gestação e pode trazer danos à mãe e ao bebê. O obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Mário Macoto, pai de William e Amanda, alerta que, por se tratar de uma complicação séria, é preciso ficar atenta, sobretudo em épocas mais frias.

“O inverno facilita a redução do diâmetro dos vasos sanguíneos e o aumento da pressão arterial, então o pré-natal deve ser conduzido com dedicação”, diz. De acordo com ele, a pré-eclâmpsia não controlada pode levar a alteração no fluxo de sangue para o útero e a placenta.

“Isso pode reduzir o crescimento do feto, além de seu bem estar, subindo as chances de antecipação do parto.” Na gestante, pode levar à convulsão, insuficiência respiratória, renal, hepática e, nos casos graves, à morte.

A maior parte dos casos se manifesta a partir da 20ª semana. O obstetra ressalta que a gestante deve estar atenta aos sinais para pré-eclâmpsia: inchaço de mãos e rosto, dor de cabeça, visão turva, dor de estomago, urina com muita espuma, ganho de peso abrupto. “Na presença desses sinais, ela deve procurar atendimento médico para avaliação materna e fetal”, conclui.

A doença ocorre em cerca de 7% das gestações, sendo mais comum em gravidez múltipla. O problema também aparece entre adolescentes e mulheres com mais de 40 anos. Histórico familiar de pré-eclâmpsia (mãe e irmãs) ou antecedente em gestação anterior, hipertensão arterial crônica, obesidade, diabetes mellitus e trombofilia também são fatores de risco.

Por isso é importante fazer o pré-natal desde o início da gestação para identificar as mudanças que ocorrem com a mãe e o bebê.

Leia também:

Gravidez sob pressão

Novos exames para grávidas

Entenda a importância da vitamina D na gravidez

5 mitos da gravidez


Palavras-chave
Saúde Parto

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer