Gravidez

Viih Tube fala sobre insônia na gravidez; saiba mais sobre o sintoma comum na gestação

Viih Tube contou que está sofrendo com insônia - Reprodução/ Instagram/ @viihtube
Reprodução/ Instagram/ @viihtube

Publicado em 08/04/2023, às 07h01 - Atualizado às 07h06 por Redação Pais&Filhos


Neste sábado, dia 8 de abril, a influenciadora digital Viih Tube compartilhou alguns momentos na manhã do dia com os cachorros Lilo e Stitch e falou sobre sintoma da gravidez.

Viih Tube contou que está sofrendo com insônia (Foto: Reprodução/ Instagram/ @viihtube)

Viih Tube compartilhou na ferramenta Stories da plataforma Instagram um vídeo em que mostrava estar na cama com a Lilo. Na legenda, a mãe na reta final da gravidez mostrou que eram 6h47min da manhã, e alegou estar com insônia: “E a insônia da grávida chegou, e a minha outra filha fica acordada junto comigo me dando companhia, fico numa dózinha”. Anteriormente, ex-BBB havia compartilhado um vídeo em que mostrava a filha Lua se mexendo na barriga, com a data escrita na legenda “07/04/23”.

Viih Tube mostrou Lua se mexendo na noite anterior (Foto: Reprodução/ Instagram/ @viihtube)

O que é ‘cérebro da Gravidez’ ou ‘cérebro do Bebê’ ?

Esses termos não-médicos são usados para descrever deficiências cognitivas que mulheres passam durante a gestação. Em alguns casos, os sintomas são esquecimento ou perda de memória, para outros, uma névoa ou névoa cerebral.

No entanto, esse termo está desatualizado, podendo dar a entender que a gravidez torna a gestante menos capaz de algo. Então, o dizer deve parar de ser usado com os familiares, amigos, sendo em um ambiente descontraído ou no escritório do trabalho.

A grávida tem picos de hormônios durante a gestação, que podem alterar o funcionamento do cérebro (Foto: iStock)

O ‘cérebro da gravidez’ é real?

A verdade é que ninguém sabe se acontece de fato alguma mudança no cérebro da grávida. Existem estudos que sugerem uma diminuição no cérebro da grávida, ou seja, que eles encolhem, mas outros discordam, dizendo que a gravidez não interfere na forma, estrutura ou função do órgão. Ainda há outros estudos que falam de evidências da redução de massa cinzenta, podendo afetar as funções cognitivas.

A Clínica Mayo fez uma revisão com mais de 20 estudos, trazendo 700 grávidas e 500 não grávidas, para analisar o cérebro delas. Foi descoberto que as gestantes apresentam um funcionamento cognitivo mais fraco, assim como a memória e o funcionamento executivo.

Porém, as mudanças não vão afetar o desempenho de uma grávida no trabalho por exemplo. Inclusive, só foram reparadas essas mudanças por pessoas próximas as gestantes. Mesmo especialistas discordando sobre o “cérebro da gravidez”, sintomas no período da gravidez e no pós-parto podem justificar o nevoeiro cerebral e perda de memória. São eles:

Alteração hormonal: Com a gestação, os níveis de hormônio são afetados. Determinados médicos acreditam que há picos de hormônios, como de progesterona, podendo afetar a capacidade de pensar com clareza. Segundo um estudo de fevereiro de 2014, publicado em Brain and Cognition, gestantes no segundo trimestre tem menor desempenho comprado a pessoas não-gravidas nos testes de memória de reconhecimento espacial.

Privação do sono: Muitas grávidas passam por insônia e podem afetar a capacidade de concentração, podendo causar esquecimento e/ou falta de memória.

Ansiedade ou estresse: O estresse pode afetar tanto o psicológico como o físico de várias formas, desde tensões musculares até pressão alta. É comprovado por meio de estudos que a ansiedade e estresse tem uma forte ligação com a perda de memória.

Dormir bem e comer bem são cruciais para uma gestante, além de atividades para exercer o cérebro (Foto: Parents)

Quanto tempo dura o ‘cérebro da gravidez’ ?

Algumas pessoas acreditam que os sintomas aliviam ou ao menos, melhoram, depois do nascimento do filho. Um estudo de dezembro de 2016 publicação por Nature and Neuroscience, o “cérebro da gravidez” pode continuar pelo menos até dois anos depois do nascimento do filho.

Como você pode gerenciar os sintomas do ‘cérebro da gravidez’ ?

Dois pontos são os principais: dormir bem e comer bem. Caso uma gestante tenha insônia, é necessário que ao menos a pessoa tire cochilos curtos mas mais frequentes. Além disso, beber água é crucial para ter uma boa saúde, pois mesmo uma desidratação leve pode levar a efeitos adversos, prejudicando a capacidade de concentração.

Além disso, jogos para estimular o cérebro como palavras cruzadas ou sodoku são boas opções. Caso o esquecimento for um problema, crie alarmes e lembretes para concluir tarefas no seu dia a dia.

Novidade na área!

A linha TUDO da Ri Happy traz uma verdadeira democratização dos blocos, explorando diversas habilidades das crianças


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção