Gravidez

Obesidade pode dificultar gravidez; saiba por que

Somente a perda de peso pode te ajudar a engravidar mais facilmente

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_364954439

Foto: Shutterstock

Já sabemos que a obesidade é um problema grave. De acordo com o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira está acima do peso. Mas você sabia que o sobrepeso afeta o ciclo hormonal da mulher?

A mulher que apresenta gordura corporal em excesso produz mais estrógeno, hormônio sexual feminino produzido pelos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual, o que pode dificultar a concepção devido à alteração do endométrio, a camada interna do útero.

 

Anúncio

FECHAR

O ginecologista Dr. Joji Ueno, doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), aponta que a dificuldade de muitas mulheres para engravidar está relacionada aos problemas desencadeados pela obesidade como o diabetes e a Síndrome dos Ovários Policísticos. “A paciente que apresenta um quadro de ovário policístico produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos (hormônio que dá origem ao desenvolvimento de características próprias do sexo masculino, a testosterona), o que afeta diretamente na ovulação”, afirma o especialista. O médico comenta ainda que, a testosterona produzida pela mulher interfere nesse mecanismo e, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade de anovulação, já que eles resultam de um defeito na ação dos hormônios do ovário, impedindo a ovulação.

“Diante de um caso de obesidade, recomendo a paciente que, primeiro de tudo, tente emagrecer por meio de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável. Às vezes, somente pela perda de peso, as dificuldades para engravidar podem ser revertidas, visto que a obesidade gera uma resistência do organismo à insulina e isso produz o aumento da produção de andrógenos” conclui o ginecologista.

 

Leia também:

Abdominal durante a gravidez: saúde ou exagero?

Uau! No oitavo mês de gestação, Carol Castro faz ensaio fotográfico lindo

Hospital cria “despacito do parto” e vídeo bomba na internet

 

Pais&Filhos TV