Gravidez

Mãe dá à luz bebês após fertilização por robô que injeta esperma e gera debate entre cientistas

O estudo mostra que nas últimas três décadas, as pessoas concebidas usando a tecnologia de reprodução assistida representam uma proporção crescente da população mundial - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 26/04/2023, às 13h31 por Redação Pais&Filhos


Que tecnologia vem alcançando níveis inimagináveis já é sabido. Dessa vez ela deu uma superajuda na realização do sonho de um casal ao auxiliar no processo de fertilização in vitro. O caso aconteceu em Nova York por meio de uma tecnologia espanhola.

O robô foi construído com uma agulha mecanizada, uma placa de Petri, um computador, um microscópio e um controle de PlayStation 5. Todo o equipamento foi desenvolvido na Espanha e enviado aos Estados Unidos para a clínica New Hope Fertility Center, onde o procedimento foi realizado. “É uma loucura, né? Disseram que até agora esse procedimento sempre foi feito manualmente”, afirmou o pai de uma das crianças, em entrevista ao MIT Technology Review.

O estudo mostra que nas últimas três décadas, as pessoas concebidas usando a tecnologia de reprodução assistida representam uma proporção crescente da população mundial (Foto: Shutterstock)

Um dos engenheiros responsáveis não possuía experiência em medicina de fertilidade, mas utilizou o controle de videogame para posicionar a agulha robótica e assim conseguiu observar o óvulo com a ajuda de uma câmera e deixou cair um único espermatozoide. O robô já realizou mais de dez procedimentos de fertilização.

Um dos procedimentos foi considerado um sucesso, resultando na fertilização de dois embriões saudáveis e que agora nasceram duas meninas, as primeiras pessoas nascidas após a fertilização tecnológica feita por robôs. Sobre o momento, o engenheiro responsável por conduzir o equipamento durante o processo falou como se sentiu. “Eu estava tranquilo. Naquele exato momento, pensei: ‘É apenas mais um experimento’”, diz Eduard Alba, o estudante de engenharia mecânica, em entrevista à MIT Technology Review.

Nasceram duas bebês meninas (Foto:Reprodução/Freepik/freepicdiller)

A empresa responsável pelo desenvolvimento do robô, a Overture Life, considera o acontecido como um primeiro passo para automatizar os procedimentos de fertilização in vitro, o que segundo eles tornariam o método de reprodução mais barato do que é atualmente quando realizado por seres humanos.

Por outro lado, alguns médicos ficaram receosos quanto à introdução da tecnologia no procedimento que precisa ser feito de forma delicada. O conceito é extraordinário, mas este é um passo de formiguinha”, diz Gianpiero Palermo, médico de fertilidade do Weill Cornell Medical Center.

Médico confunde cocô de grávida com segundo bebê em ultrassom
Medico examinando a gestante (Foto: Getty Images)

Zev Williams, diretor da clínica de fertilidade da Universidade de Columbia, não acredita que a tecnologia possa substituir a ação humana no momento. “Você pega um esperma e o coloca em um óvulo com o mínimo de trauma, da forma mais delicada possível. Os humanos são muito melhores do que uma máquina”, disse ele.

Veja também: Faça seu cupcake de massinha

Brincar de massinha é uma excelente forma de explorar a criatividade do seu filho, nós testamos o Play-Doh Magia de Unicórnio, para criar um cupcake temático, com direito a chifres, arco-íris, estrelas e muito mais


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Reprodução: Instagram

Família

Viih Tube e Eliezer revelam nome de segundo filho com significado especial

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura