Gravidez

Hilary Swank conta como engravidou de gêmeos aos 48 anos: “É inacreditável”

Hilary Swank anunciou que está grávida e espera os bebês aos 48 anos de idade - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 11/10/2022, às 13h49 por Redação Pais&Filhos


Hilary Swank anunciou que está grávida e espera os bebês aos 48 anos de idade. Casada com o empresário Philip Schneider, a notícia foi revelada por ela durante a entrevista para o programa Good Morning America.

Em depoimento, ela conta que engravidar era algo que ela queria fazia muito tempo. “Minha próxima coisa é ser mãe, e não apenas de um, mas de dois. Eu não posso acreditar˜, disse, acrescentando sua emoção sobre a vinda dos dois bebês: “É tão bom poder falar sobre isso e compartilhar”.

Hilary Swank anunciou que está grávida e espera os bebês aos 48 anos de idade (Foto: Reprodução/Instagram)

A atriz que fez o filme “Meninos Não Choram” falou que se sente bem com a situação e que já está no segundo trimestre da gravidez. “Estou me sentindo ótima, agora. (…) Mas minhas roupas começaram a não caber, então eu tive que, no outro dia…cortar [meu jeans] aberto. Coloquei uma jaqueta que não deu continuidade ao tecido, e [eles] vieram e disseram: ‘Isso não está em continuidade.’ Eu disse: ‘Ah, acho que funciona. Vou fazer funcionar”.

Segundo Hilary, toda a sua família e a do marido estão muito felizes pela chegada dos bebês e ansiosos para essa próxima fase. “É uma benção. É um milagre total. É inacreditável”, disse.

Gravidez tardia: existe idade limite para engravidar?

Mulher grávida segurando sua barriga
Não é comum que mulheres acima dos 40 anos fiquem grávidas com facilidade (Foto: Reprodução/GettyImages)

Estando casada ou solteira, toda mulher, um dia, vai se deparar com a seguinte pergunta: “E os filhos?”. Na fase adulta, a pressão que parece até uma obrigação engravidar é muito forte. Mas o que você realmente deseja? Até completar os seus 35, 40, 45 anos, pode ser que você queira se estabelecer na carreira, viajar o mundo, conseguir ser independente financeiramente. Pode ser que a prioridade de ter filhos só venha anos mais tarde.

Isso implica em algumas consequências biológicas que já são muito discutidas. A mulher já nasce com uma quantidade de óvulos disponíveis e, por isso, as chances de engravidar diminuem conforme o tempo passa, aumentando também a probabilidade de ser uma gravidez de risco.

“Mesmo com os tratamentos disponíveis, a medicina não consegue aumentar a fertilidade da mulher, mas consegue diminuir os riscos de uma gravidez em idade avançada”, explica a ginecologista e especialista em reprodução humana Cláudia Navarro.

E quanto aos aspectos sociais e comportamentais dessa gravidez tardia? Uma mulher com mais de 35 anos, por exemplo, já viveu mais experiências e garantiu uma maturidade maior para criar os filhos do que uma mulher com 25 anos. Como resultado, as mães ficam mais tranquilas e seguras para educar os filhos.

Além disso, a gravidez tardia pode vir acompanhada por uma vida financeira mais independente, por um emprego mais estável e lucrativo, por um planejamento da gravidez.  Nesse sentido, a qualidade de vida dos filhos fica garantida.

Ao mesmo tempo, é preciso levantar a questão do conflito entre gerações. Façamos as contas: uma mulher que engravidou aos 50 anos, vai criar um adolescente de 15 anos aos 65. Isso implica em visões de mundo e opiniões divergentes que podem ser um problema no relacionamento entre mãe e filhos. É aqui que a maturidade pode agir, trazendo a compreensão e a confiança necessárias para lidar com esses conflitos.

Opções para a gravidez tardia

Pensa em engravidar quando estiver mais velha? Ou tem mais de 35 anos e deseja engravidar? Por meio da doação e do congelamento de óvulos é possível fazer os dois.

Com a doação de óvulos, mulheres de qualquer idade podem engravidar. Apesar disso, o Conselho Federal de Medicina recomenda que essa doação seja aceita apenas para mulheres até 50 anos. “É uma opção para pacientes que desejam engravidar e não tem mais óvulos ou que encontram dificuldades para engravidar naturalmente”, complementa a ginecologista Cláudia.

Com a chegada do segundo trimestre de gravidez, a ansiedade da mulher pode diminuir
Com a doação de óvulos, mulheres de qualquer idade podem engravidar (Foto: iStock)

Já, o congelamento de óvulos, também chamado de Preservação Social da Fertilidade, permite que uma mulher guarde alguns dos seus óvulos para usar anos depois. Com esse recurso, é possível que ela termine o doutorado, arrume o emprego dos sonhos, viaje pelo mundo e curta vida da maneira que ela quiser.

Mas lembre-se de que alguns hábitos podem diminuir a fertilidade, como o tabagismo, a obesidade, o estresse, o excesso de cafeína, de álcool. Então procure ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, ter um sono regular que são fatores que ajudarão na fertilidade.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão se nega a fazer show em festa de 1 ano de Lua após chegar horas atrasada

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Manu Bahtidão se pronuncia após não fazer show em festa de 1 ano da filha de Viih Tube e Elizer

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Manu Bahtidão fala sobre ausência na festa da Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão manda indireta após polêmica na festa da filha de Viih Tube

Fernanda Paes Leme lamenta distanciamento de Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme faz desabafo em aniversário de Bruno Gagliasso: "Teve um afastamento"

Zé Felipe e Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Zé Felipe deixa Virginia constrangida em estreia de programa no SBT: "Máquina de sexo"

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas