Gravidez

Tubérculos de Montgomery: o que são, quais cuidados ter e a importância das glândulas na amamentação

As Glândulas ou Tubérculos de Montgomery têm um papel superimportante na amamentação, pois lubrificam os seios - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 10/02/2021, às 08h26 - Atualizado em 08/04/2021, às 09h21 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas transformações, principalmente nos seios. Você já notou o aparecimento de pequenas bolinhas ao redor da aréola? Também conhecidas como Tubérculos ou Glândulas de Montgomery, elas podem trazer diversos benefícios para a amamentação. Em cada uma das aréolas, é possível notar entre 10 e 20 glândulas!

Em uma conversa com Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra, consultora de amamentação e colunista da Pais&Filhos, tiramos as principais dúvidas sobre os Tubérculos de Montgomery, que são tão importantes e precisam ser cuidados desde antes do nascimento do bebê.

Glândulas de Morgagni x Montgomery

Antes da gravidez, as glândulas ou tubérculos levam o nome de Morgagni, sendo assim pequenos nódulos inofensivos que ficam ao redor das aréolas. Já durante a gestação, elas passam a se chamar glândulas de Montgomery. “São responsáveis pela lubrificação do complexo areolo-mamilar, preparando os seios para a amamentação“, explica Cinthia. Veja como preparar os seios para o aleitamento.

Alguns especialistas explicam ainda que as glândulas de Montgomery podem liberar uma espécie de odor durante a amamentação, guiando assim o bebê até a mama. Dessa maneira, o estímulo olfativo também permite a criação e fortalecimento entre os vínculos de mãe e filho.

As Glândulas ou Tubérculos de Montgomery têm um papel superimportante na amamentação, pois lubrificam os seios (Foto: Shutterstock)

Para que as glândulas de Montgomery servem?

Como uma forma de lubrificar os seios, os Tubérculos de Montgomery produzem uma espécie de sebo, que forma uma camada protetora nas aréolas. Dessa maneira, pode impedir o contato com bactérias, além de impedir a desidratação que causa fissuras no mamilo.

Os cuidados com os seios começam antes do nascimento do bebê

De acordo com a especialista, é importante cuidar, mas sem exageros. “Não é indicado passar sabão, hidratante, pomadas, nada na região, pois eles interferem na hidratação natural da região. Durante a amamentação os cuidadossão os mesmos”.

Como posso identificar as glândulas?

Nem todas as mulheres conseguem notar o aparecimento dos pequenos nódulos, já outras, segundo a consultora de amamentação, podem descobrir a gravidez por causa deles. Apesar de antes da gestação ser possível notar o aparecimento dos Tubérculos de Montgomery, é aconselhado investigar para identificar se existe um sinal de desregulação hormonal.

O aspecto dos Tubérculos de Montgomery são pequenas bolinhas ao redor das aréolas (Foto: iStock)

Por que você não deve mexer nos Tubérculos de Montgomery?

Apesar de se parecerem com bolinhas ou espinhas, é superimportante não mexer ou cutucar a região, pois pode ser uma porta de entrada para bactérias. Se isso já aconteceu com você, é bastante comum notar a presença de uma espécie de secreção ao apertar a área, pois é liberado o sebo que lubrifica os seios.

Mas, calma! Geralmente a área consegue se regenerar e cicatrizar por si própria. No caso de qualquer outro sintoma de inflamação ou infecção, não hesite em procurar por ajuda médica para investigar a região e também descartar a possibilidade de um câncer de mama.

Quando os Tubérculos de Montgomery aparecem?

Isso pode depender de mulher para mulher, mas, no geral, as mudanças nos seios podem ser notadas logo no início da gestação, inclusive o aparecimento das glândulas ou tubérculos. Geralmente, a gravidez pode ser descoberta a partir deles, junto também de uma maior sensibilidade dos seios. Veja 16 sinais de que você pode estar grávida.

Por que nasce pelo na aréola?

Calma, ter pelos na aréola é bastante comum e não indicam nenhum problema de saúde. Como recomendação, por ser uma região bastante sensível, a depilação com cera não é recomendada, pois pode machucar e causar algum tipo de fissura. Caso os pelos incomodem, retire-os com o auxílio de uma pinça, lâmina ou depilação a laser feito sempre com especialistas.

Para saber ainda mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo:


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"