Gravidez

Estudos mostram fase embrionária jamais revelada antes: “É lindo”

Os estudos apontaram um avanço nas células troncos do embrião - iStock
iStock

Publicado em 22/11/2021, às 07h52 - Atualizado às 08h55 por Redação Pais&Filhos


A ciência está sempre em evolução, e cada dia mais aprendemos e descobrimos algo novo. Agora, graças a uma pesquisa conduzida por Shankar Srinivas e feita na Universidade de Oxford, foi descoberto que um embrião pode ser cultivado por 14 dias para que a compreensão dos mistérios da vida humana possam ser descobertos.

Primeiro de tudo vamos entender como um embrião se desenvolve, ele é composto de células-tronco com potencial para se tornarem qualquer parte do corpo, desde a matéria cerebral até o tecido ósseo. As células-tronco humanas começam a assumir essas funções específicas durante um processo denominado gastrulação, que ocorre a partir da terceira semana após a fertilização.

Até o momento, a gastrulação era considerada uma caixa escura, pois os pesquisadores não conseguiam entender como ocorria esse processo. As normas éticas determinam que células-tronco só podem ser cultivadas artificialmente em laboratório por duas semanas, ao mesmo tempo que era impossível observar o processo de gastrulação durante a gestação.

Os estudos apontaram um avanço nas células troncos do embrião
Os estudos apontaram um avanço nas células troncos do embrião (Foto: iStock)

Porém um estudo publicado pela revista Nature, trouxe dados diretos que mostram o processo de transformação das células-tronco. Segundo especialistas, este é um novo marco para a embriologia, uma “Pedra de Roseta” (referindo-se à tabuleta encontrada no Egito, em 196 d.C., que auxiliou na compreensão dos hieróglifos) para futuros estudos no desenvolvimento da biologia.

Antes os pesquisadores usavam roedores e mamíferos para conseguir compreender essa fase embrionária, porém sempre deixou espaços para dúvidas em relação aos seres humanos. A novidade dessa pesquisa é que os resultados tirados de experimentos em camundongos apresentam mais semelhanças do que diferenças.

Os pesquisadores pegaram um embrião humano de 16 semanas, doado por uma mulher que realizou um aborto por livre e espontânea vontade, e assim puderam analisar e comparar com o dos roedores. O grupo de cientistas usou um processo chamado sequenciamento de RNA de uma única célula para determinar quais genes estavam ativos em cada uma das mais de 1.000 células individuais.

“Você tem uma espécie de explosão de diversidade celular”, disse o autor do estudo Shankar Srinivas, da Universidade de Oxford, a jornalistas em uma coletiva de imprensa on-line, descrevendo o processo como “lindo”. Apesar das semelhanças apontadas, as diferenças também foram observadas.

Como a presença de protocélulas sanguíneas em humanos muito mais cedo que nos ratos e a ausência de desenvolvimento de um sistema nervosono embrião humano, ao contrário dos ratos. Finalmente, a descoberta pode ajudar a aumentar o limite de 14 dias para o cultivo de embriões para estudo na busca pela compreensão dos mistérios da vida humana.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho