Gravidez

Como escolher a maternidade para o seu filho

A maternidade é o primeiro lar do bebê, por isso é tão importante escolher bem! - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 17/04/2023, às 11h55 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


O final dos nove meses de espera da gravidez e o início de uma vida com um novo membro da família são marcados por um só lugar: a maternidade. É a chegada na maternidade que traz a sensação de “final de etapa” para as famílias, e início de uma nova, ao sair de lá com mais uma pessoa! É onde as lágrimas de avós de primeira viagem (ou segunda, terceira…) marcam presença, filhos se tornam irmãos mais velhos e pais finalmente conhecem aquele rosto tão aguardado e amado. Cada família é de um jeito, e é necessário levar isso em consideração na hora de escolher uma maternidade para receber o seu bebê!

Além de saber como cada maternidade cuida da visita e estada de membros da família e rede de apoio, é importante também entender como ela cuida separadamente tanto da mãe, quanto do bebê. Lembre-se: a maternidade é o primeiro lar do seu filho após o nascimento dele.

A maternidade é o primeiro lar do bebê, por isso é tão importante escolher bem! (Foto: Shutterstock)

Conforto antes e depois do parto

É muito comum focar apenas no pós-parto e deixar os momentos que antecedem o nascimento do bebê de lado. Contudo, é essencial pensar em todos os momentos da sua estada na maternidade, desde a entrada até a saída do local. Segundo Marcelo Nunes dos Santos, Coordenador Médico da Maternidade São Luiz Star e pai de Fábio e Maria Clara, a maternidade do São Luiz Star é pensada no bem-estar da mãe: “Após o nascimento, as mães recebem todo o suporte necessário para realizar a hora dourada (os primeiros 60 minutos de vida do bebê fora do útero), o contato pele a pele e a mamada na primeira hora, com o suporte dos profissionais especializados que compõem o Grupo de Aleitamento Materno. A paciente é acompanhada por equipes especializadas que garantem assistência completa até o momento da alta hospitalar“. Além disso, a maternidade contém um andar inteiro apenas à humanização, com direito a um Centro de Parto Natural, incluindo 8 salas com banheira, céu estrelado, bola suíça e um sistema de áudio que permite que a família ouça a playlist que quiser.

Já a Pro Matre conta com o Centro de Saúde da Mulher, que disponibiliza profissionais especializados em gestantes e puérperas, abrangendo áreas como nutrologia e nutrição, psiquiatria e psicologia, acupuntura, fisioterapia obstétrica e muitos outros: “Outra iniciativa foi a construção de uma suíte e uma sala de parto normal (LDR) modelos, que foram desenvolvidos para a gestante conhecer as dependências do hospital sem romper a barreira biológica, e com a oportunidade de conhecer a estrutura sem necessariamente ter que percorrer os corredores do hospital ainda mais em tempos de pandemia”, diz Dra. Mônica Maria Siaulys, diretora médica do Hospital e Maternidade Pro Matre, mãe de Julia e Otávio.

A Pro Matre disponibiliza profissionais capacitados em diversas áreas da saúde para a gestante (Foto: Getty Images)

A maternidade Santa Joana acompanha detalhadamente a gravidez no Centro de Medicina Fetal do Santa Joana: “Para ajudar o médico na avaliação da presença ou não de qualquer tipo de problema relacionado à saúde da gestante e do bebê, oferecemos todos os exames necessários. Além disso, dependendo do histórico da paciente e andamento da gravidez, o médico poderá solicitar outros procedimentos com o objetivo de ajudar na definição de diagnósticos e no plano de tratamento”, conta o Dr. Eduardo Cordioli, diretor Técnico de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, pai de Gabriela.

Família presente

Na Maternidade São Luiz Star, a família pode fazer um tour pela instituição antes do dia do parto, aproveitando para tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos que serão feitos no dia. Fora isso, ela também apresenta a plataforma on-line Babyweb, que permite que amigos e familiares de qualquer lugar possam acompanhar o primeiro contato do bebê com a mãe e quem está presente na maternidade em partos cesárea pode acompanhar tudo por um vidro polarizado. “O vidro se torna transparente logo após o parto, possibilitando que o momento seja comemorado por todos. Quando a cena da mãe com o recém-nascido é revelada, uma câmera instalada no Life Lounge tira uma ‘foto surpresa’ que capta a reação e as emoções dos convidados de forma descontraída”, conta Marcelo Nunes.

A presença da família na hora do parto deixa o momento muito mais leve! (Foto: Getty Images)

A Pro Matre oferece tecnologia com os visores dentro do Espaço Vida, local desenvolvido para que a família possa acompanhar de perto o parto: “A Pro Matre ampliou os visores plasmáticos do Espaço Vida, tornando ainda mais acolhedor o ambiente que permite a integração entre a gestante e a família no momento do parto […] Os familiares que não puderem comparecer neste momento tão especial têm a possibilidade de acompanhar o parto por meio da transmissão online. A maternidade oferece acessibilidade para todos que frequentam, bem como espaços de descanso espalhados por toda a Instituição”, diz a Dra. Mônica Siaulys. Enquanto isso, o Santa Joana foi pioneiro na criação do Espaço Família, que também conta com visores plasmáticos e transmissão online no parto: “O Espaço Família é um ambiente acolhedor que permite a integração entre família e a gestante em trabalho de parto que, por meio de visores plasmáticos, podem vivenciar o parto”, explica Dr. Eduardo Cordioli.

Bem-estar físico e psicológico da mãe e família

No Hospital e Maternidade Pro Matre e também no Hospital e Maternidade Santa Joana, a paciente é acompanhada pelo grupo de saúde mental composto por psicólogos e psiquiatras, e o cuidado é redobrado para mães com bebês na UTI Neonatal. O alojamento conjunto também é uma das medidas tomadas pela Maternidade, assim como o corte tardio do cordão umbilical, contato pele a pele e aleitamento materno o mais rápido possível. Para acolher os filhos que foram promovidos a irmão mais velho, as duas maternidades disponibilizam uma cabaninha para ser montada no quarto da família sem custo algum.

Na Maternidade São Luiz Star, as mães podem contar com o Curso de Gestante, que tem como objetivo abordar, ainda durante a gravidez, as diferentes fases da gestação para que se sintam seguras na hora do parto. O Grupo de Aleitamento Materno também é disponibilizado, com uma equipe especializada para tornar esse momento mais leve não só no hospital, mas também nos primeiros dias em casa. A família inteira também pode desfrutar de um curso preparatório para esse momento, explicando o que levar para a maternidade, tipos de anestesias e parto, amamentação, higiene do bebê, como é o trabalho de parto e primeiros socorros.

Deixe a mala da maternidade pronta antes da data prevista de nascimento (Foto: Getty Images)

O que considerar na hora de escolher a sua maternidade

  • Como ela recebe a gestante
  • Opções para a família acompanhar o nascimento
  • O acompanhamento da gestante e do bebê após o parto
  • Como a Instituição ajuda a família a se adaptar à nova rotina
  • Quais os tipos de profissionais que vão fazer o acompanhamento da mãe

Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Gabi Luthai disse que está ainda mais apaixonada pelo marido - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Gabi Luthai revela detalhes da relação com o Teo Teló após o nascimento do filho

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Adolescente de 15 anos que m4tou família de vizinhos é encontrado m0rto

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer