Gravidez

5 fatos que provam que a grávida não precisa deixar a vaidade de lado

Saiba o que é mito e verdade sobre os cuidados com a beleza

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

vaidade-gravida

(Foto: Shutterstock)

Vamos ser sinceras. A gravidez já traz tantas mudanças na nossa vida que é injusto ficarmos sem fazer as coisas que gostamos de fazer para nos sentirmos bem por causa de mitos. Por isso, pegamos dicas com a ginecologista Maria Elisa Noriler, mãe de Luiza e Beatriz, para esclarecer o que é mito ou verdade sobre as técnicas para cuidar do corpo e da beleza durante a gravidez.

1 – Não pode pintar as unhas
Mito

Anúncio

FECHAR

via GIPHY

Os componentes dos esmaltes não fazem mal à saúde do bebê, nem da mãe, de acordo com Maria Elisa. As cores escuras, entretanto, devem ser evitadas no último mês de gestação. No dia do parto é indicado não usar esmalte ou optar por cores bem claras. Isso porque a quantidade de oxigênio no corpo materno é analisada por meio de uma luz que atravessa o dedo indicador. Os esmaltes escuros pode dificultar a técnica.

2 – Não pode tingir o cabelo na gravidez
Verdade

via GIPHY

Todos os tipos de coloração, inclusive a henna, estão proibidos nos nove meses. As tinturas são feitas com produtos químicos que podem afetar a saúde da mãe e do bebê. É bom evitar pintar o cabelo até mesmo no pós-parto porque a química absorvida pelo couro cabeludo pode passar para o bebê por meio do leite materno. O odor dos produtos também podem incomodar os bebês e causar alergias.

3 – Cremes hidratantes e óleos ajudam a evitar o aparecimento de estrias
Mito

via GIPHY

Diferente do que muita gente pensa, esses produtos não são capazes de evitar estrias, nem dar um fim nelas. Para isso, é recomendado pela ginecologista praticar atividades físicas com orientação médica, controlar o peso, ter uma alimentação saudável e beber muita água.  Os cosméticos servem apenas para amenizar a coceira.

4 – Grávidas devem evitar se expor ao sol para não ficarem com manchas
Mito

via GIPHY

Os banhos de sol são ótimos para absorver vitamina D, essencial para a saúde de mãe e filho. Mas é importante ficar de olho no horário de exposição. “Procure não tomar sol das 10h até às 16h e sempre utilizar o protetor solar para evitar manchas na pele, muito comum nesta fase devido às alterações hormonais”, alerta a ginecologista.

5 – Grávidas não devem depilar com cera quente.
Mito

via GIPHY

A depilação com cera está liberada. Adeus pelos! Só não vale se livrar deles com laser. A técnica pode causar algum dano à saúde do feto.

Leia também:

10 dicas que vão te ajudar a cuidar da pele do corpo todo na gravidez

5 Produtos de beleza que você já tem na sua cozinha

Veja 28 dicas de cuidados durante a gravidez