Gravidez

Dia Internacional da Yoga: 5 benefícios que a técnica pode trazer para a sua gravidez

Fazer yoga traz diversos benefícios para a gravidez - iStock
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Publicado em 21/06/2022, às 05h00 - Atualizado em 31/01/2023, às 15h47 por Redação Pais&Filhos


Nesta terça-feira, 21 de junho, é o Dia Internacional do Yoga! Durante a gravidez, a mulher passa por muitas transformações físicas e psicológicas. Neste período, a yoga é um exercício físico que pode trazer benefícios e ajudar a gestante a aceitar as mudanças no corpo e na mente, trazendo mais energia e disposição, e ainda tranquilizar quando chegar a hora do parto.

Para iniciar, o  ideal é consultar um médico e fazer as aulas de yoga com um instrutor especializado, que saberá indicar as melhores posturas e variações para cada caso. O mais importante é consultar seu médico sobre os exercíciosque você pode fazer e sempre respeitar seus limites.

Carolina Jordan, instrutora de yoga, conta que praticou o exercício durante oito meses da gestação, focando mais nos agachamentos, exercícios pélvicos, meditação e respiração: “O resultado desse trabalho para mim foi uma enorme disposição durante a gestação e muita calma durante o parto”.

Fazer yoga traz diversos benefícios para a gravidez (Foto: iStock)

“Mãe e bebê estão profundamente ligados. Existem posturas que aliviam tensões, que relaxam, acalmam e equilibram o sistema nervoso. Assim, enquanto a mãe pratica, o bebê também recebe os benefícios”, explica Adriana Ambrósio, Coordenadora Nacional da Fundação Arte de Viver e professora de Yoga. Veja outras coisas que essa prática pode fazer pela sua gravidez:

1. As posturas de yoga podem ajudar a ter um parto mais fácil 

No primeiro trimestre, opte pelas posturas que são feitas em pé, uma vez que elas ajudam a fortalecer os músculos das pernas, melhorar a circulação, aumentar a energia e podem também ajudar a reduzir as cãibras. Não pratique posturas de yoga que façam pressão no abdômen ou posturas difíceis, durante os estágios adiantados de gravidez. Como qualquer outra atividade física na gestação, sempre consulte sua médica para saber se você realmente está liberada para praticar a yoga.

 2. As técnicas de respiração auxiliam no relaxamento

O segundo e o terceiro trimestre são próprios para relaxar e trazer energia a partir das técnicas de respiração. Elas vão ajudá-la a lidar com suas mudanças emocionais e também a relaxar a mente. Quando você pratica as técnicas respiratórias, está oxigenando seu organismo. E quanto mais oxigênio para nossos órgãos, mais energia, disposição, entusiasmo, e clareza mental.

 3.  É importante para o bebê também!

Uma vez que mãe e bebê estão ligados, é muito importante que ela se sinta feliz, relaxada e em paz. Yoga e meditação vão ajudar seu filho a ficar relaxado e animado. Várias das posições de yoga ajudam a melhorar a tensão do corpo, e o feto se beneficiará com todas as coisas boas que a gestante sentir durante a prática da atividade. Mais um ponto positivo para colocar a yoga na lista de autocuidado durante a sua gravidez.

O segundo e o terceiro trimestre de gravidez são próprios para relaxar e trazer energia a partir das técnicas de respiração da yoga
O segundo e o terceiro trimestre de gravidez são próprios para relaxar e trazer energia a partir das técnicas de respiração da yoga (Foto: Getty Images)

4. Pode ajudar a melhorar sua postura e o equilíbrio do corpo

Conforme o bebê fica maior, seu peso é sentido cada vez mais nas costas e nas pernas. Para evitar dor nas costas, é uma boa ideia conservar sua espinha, cabeça e pescoço alinhados. Quando ficar em pé, distribua o peso do seu corpo igualmente pelos dois pés. Cheque se você tende a inclinar-se mais para um lado só. Sente-se com as costas retas e o queixo levantado.

 5. Diminui o inchaço do corpo 

A gravidez é o momento em que o corpo da mulher fica supersensível e mais suscetível a inchaços, que podem gerar muitos incômodos para a gestante. Os exercícios de respiração estimulam o coração a trabalhar mais rápido, aumentando a circulação do sangue e impulsionando o funcionamento dos rins. Isso minimiza a retenção de líquidos.

Consultoria: Adriana Ambrósio, Coordenadora Nacional da Fundação Arte de Viver e Professora de Yoga. Carolina Jourdan, instrutora de ioga e respiração da Fundação Arte de Viver e mãe de Miguel.


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