Família

Walewska entregou carta para o irmão uma semana antes de morrer: “Orgulho pra mim”

Walewska Oliveira planejava ter filhos com marido - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 25/09/2023, às 09h11 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto


A jogadora de vôlei Walewska Oliveira faleceu na última quinta-feira, dia 21 de setembro. O velório e enterro aconteceram no último sábado, dia 23 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O irmão de Walewska, Wesley, viu a irmã no aniversário dele que aconteceu no sábado, dia 16 de setembro. Para o UOL, Wesley contou que não suspeitava que a irmã poderia tirar a própria vida. O pai e mãe de Walewska também disseram que nunca imaginaram que a filha tomaria ação desse tipo.

Walewska Oliveira planejava ter filhos com marido
Walewska Oliveira planejava ter filhos com marido (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Tenho fotos lindas, dela sorrindo no dia do meu aniversário. Uma felicidade, um dia maravilhoso, tudo perfeito, não tinha nada de errado. Ela escreveu uma carta para mim, e o que fica agora como uma linda lembrança”, contou Wesley.

A carta feita por Walewska era assinada por ela e pelo marido e dizia: “Que bom poder estar ‘aqui’ presente celebrando a vida com você! Amo você e a família que construiu. Você se tornou um ser humano do bem. É um orgulho pra mim falar de você. Que muitas festas venham para celebrarmos juntos. Beijo!”.

Wesley ainda admitiu que pensou em não comemorar o aniversário, muito menos que essa seria a última vez eles se encontrariam. “Eu nem ia fazer meu aniversário, e decidi fazer. Eu fiz a festa, ela foi, e não imaginava que seria a nossa despedida. Ela estava linda, maravilhosa, feliz, não tinha nada que pudesse levantar alguma hipótese de depressão. Eu nunca vi a minha irmã estressada. Ela estava sempre feliz”, disse o irmão.

Wesley contou que tem apenas lembranças da irmã feliz: “Minha irmã era uma atleta perfeita, completa, líder, amada por todas as jogadoras. Uma pessoa unânime, que puxou para o meu pai. Escutei de muitas atletas, hoje durante o velório, que ela tinha sido um exemplo”.

Pais de Walewska estiveram com filha dias antes da morte: “Ela estava ótima”

Walewska Oliveira, jogadora de vôlei, faleceu na última quinta-feira, dia 21 de setembro. O velório da atleta ocorreu neste sábado, dia 23 de setembro, em Minas Gerais, sem o marido Ricardo Alexandre Mendes. O evento foi fechado apenas para amigos e familiares.

Para a UOL, a mãe de Walewska contou como foram os últimos dias com ela. Dona Maria Aparecida Moreira e Walewska haviam se visto no último sábado, dia 16 de setembro, para comemorar o aniversário do irmão de Wal, chamado Weslley. A mãe também contou que, apesar das dificuldades no relacionamento descritas por Ricardo, ele também estava presente.

Walewska Oliveira, ex-atleta de vôlei morreu, quem foi a jogadora de vôlei que morreu, Walewska Oliveira faleceu, o que Walewska Oliveira tinha, quem foi Walewska Oliveira, Walewska Oliveira ganhou medalha olímpica, do que Walewska Oliveira morreu, o que aconteceu com Walewska Oliveira, marido Walewska Oliveira, família Walewska Oliveira, esposo Walewska Oliveira, familiares Walewska Oliveira, viúvo Walewska Oliveira
Morte de ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei é investigada (Foto: Reprodução/Instagram)

Dona Maria conta: “Estávamos em São Paulo no aniversário do meu outro filho. Ela estava com o marido, Ricardo, estávamos todos juntos, em família. Minha filha estava alegre, serena, tranquila. Não entendo o que aconteceu. Vou sentir muita falta. Filha amada, muito querida. A gente vai ter que superar, vai ser muito difícil”. Além disso, afirma que não viu nada incomum na filha: “Não senti nada de diferente. Ela estava feliz, nada que eu pudesse suspeitar de algo errado ou que algo não ia bem”

Já o pai de Walewska, Geraldo Vieira de Oliveira, contou que Weslley conseguiu estudar ciências aeronáuticas enquanto morava com ela no Paraná. Além disso, também afirmou que não notou nada incomum: “A gente conhece os filhos no olhar, no sorriso, sabe quando tá feliz e satisfeito. Ela estava ótima, sorriso com o coração. Tem muita coisa pra lembrar. Minha filha será lembrada em tudo e pelo legado que ela deixou”.

O que aconteceu

A atleta, que caiu do 17º andar em seu apartamento em São Paulo, na região da Avenida Paulista, se aposentou em 2022, no Praia Clube, clube com sede em Uberlândia que tem destaque nacional pelo esporte praticado por ela. A ex-jogadora estava na capital paulista para divulgar a sua biografia “Outras Redes: A trajetória de uma atleta de sucesso e o despertar de novas jornadas”, além do lançamento de uma linha de chocolates saudáveis.

Walewska Oliveira, ex-atleta de vôlei morreu, quem foi a jogadora de vôlei que morreu, Walewska Oliveira faleceu, o que Walewska Oliveira tinha, quem foi Walewska Oliveira, Walewska Oliveira ganhou medalha olímpica
A atleta esteve no time de vôlei que ganhou a medalha de ouro nas Olímpiadas de Pequim, em 2008 (Foto: Reprodução/Instagram)

A Confederação Brasileira de Voleibol se manifestou em seu perfil oficial no Instagram. “Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira”, escreveram.

Na publicação, o órgão falou sobre a atuação de Walewska como atleta. “Central de excepcional talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, conquistou três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013”, lembraram.

Walewska Oliveira, ex-atleta de vôlei morreu, quem foi a jogadora de vôlei que morreu, Walewska Oliveira faleceu, o que Walewska Oliveira tinha, quem foi Walewska Oliveira, Walewska Oliveira ganhou medalha olímpica
Walewska se aposentou em 2022 e estava em São Paulo para divulgação de seu livro biográfico e para o lançamento de uma linha de chocolates (Foto: Reprodução/Instagram)

Ao fim, uma fala do presidente da Confederação foi adicionada. “‘Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora’, diz o presidente da CBV, Radamés Lattari”, finalizaram.

Walewka também era especialista em liderança e alta performance, como diz a biografia em seu perfil no Instagram. Além de ter um documentário chamado “O Último Ato”, e um podcast, o OlympicMind. A morte da ex-atleta está sendo investigada e será apurada com suspeitas de suicídio.

Prevenção ao suicídio

O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende de forma gratuita todas as pessoas que precisam conversar, atuando no apoio emocional e na prevenção do suicídio. A chamada é totalmente sigilosa e o contato pode ser feito por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Por telefone, basta ligar para o 188.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

Sandra Annenberg e filha - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"