Publicado em 23/09/2023, às 07h26 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
A jogadora de vôlei Walewska faleceu na última quinta-feira a noite, dia 21 de setembro. Ela era casada com Ricardo Alexandre Mendes, que revelou que o casal passou por diversas dificuldades e que ele chegou a pedir o divórcio.
O amigo e coautor da biografia de Walewska “Outras Redes – A trajetória de uma atleta de sucesso e o despertar de outras jornadas”, Teco, contou ao UOL que a atleta olímpica era extremamente apaixonada em Ricardo. Apesar de não terem tido filhos juntos, Walewska já considerou a adoção de uma criança. Teco explicou ao portal que a biografia começou com um projeto de podcast para contar a história de Walewska, e depois as entrevistas viraram o livro.
Um dos assuntos retratados no podcast e livro foi o viúvo Ricardo Alexandre Mendes, e Walewska chegou a se emocionar quando falou do marido: “Me lembro dela ter se emocionado pra valer apenas uma vez. Exatamente na hora que ela fala do Ricardo. Ela fala de uma gratidão por ele e, nessa hora, ela chora. Ela até brinca: você conseguiu me fazer chorar”, diz Teco.
Além disso, o amigo traz uma memória da jogadora de vôlei, alegando que ela sempre foi muito alegre: “Cem por cento alegria, cem por cento otimismo, feliz com a carreira, com o atual momento após a aposentadoria. O livro traz, inclusive, a importância do papel dela para os atletas que se aposentam e não sabem o que fazer. O que está no livro é um legado que ela conseguiu deixar em vida . As pessoas que leem o livro têm a sensação de estar conversando diretamente com ela”.
A jogadora de vôlei Walewska Oliveira faleceu na última quinta-feira, dia 21 de setembro, no período da noite. A atleta caiu do 17° andar e as autoridades estão investigado sobre o que se trata o caso, um acidente ou suicídio.
O corpo de Walewska chegou em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na noite da última sexta-feira. Segundo a UOL, o viúvo da jogadora, Ricardo Alexandre Mendes, não acompanhou a viagem e não está sendo esperado pela família da atleta para o velório, que acontece neste sábado, dia 23 de setembro, iniciado às 6 horas da manhã. O enterro será feito às 10 horas da manhã, no Bosque da Esperança Cemitério Parques.
Além disso, Ricardo não teria reconhecido o corpo de Walewska e deixado as roupas dela para o velório na portaria do prédio que eles moravam, para que a funerária as pegasse. Fora isso, no boletim de ocorrência do acidente, Ricardo contou às autoridades que eles haviam tido problemas na relação há quatro anos, e que um pedido de divórcio havia sido feito por parte dele.
A atleta, que caiu do 17º andar em seu apartamento em São Paulo, na região da Avenida Paulista, se aposentou em 2022, no Praia Clube, clube com sede em Uberlândia que tem destaque nacional pelo esporte praticado por ela. A ex-jogadora estava na capital paulista para divulgar a sua biografia “Outras Redes: A trajetória de uma atleta de sucesso e o despertar de novas jornadas”, além do lançamento de uma linha de chocolates saudáveis.
A Confederação Brasileira de Voleibol se manifestou em seu perfil oficial no Instagram. “Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira”, escreveram.
Na publicação, o órgão falou sobre a atuação de Walewska como atleta. “Central de excepcional talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, conquistou três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013”, lembraram.
Ao fim, uma fala do presidente da Confederação foi adicionada. “‘Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora’, diz o presidente da CBV, Radamés Lattari”, finalizaram.
Walewka também era especialista em liderança e alta performance, como diz a biografia em seu perfil no Instagram. Além de ter um documentário chamado “O Último Ato”, e um podcast, o OlympicMind. A morte da ex-atleta está sendo investigada e será apurada com suspeitas de suicídio.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende de forma gratuita todas as pessoas que precisam conversar, atuando no apoio emocional e na prevenção do suicídio. A chamada é totalmente sigilosa e o contato pode ser feito por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Por telefone, basta ligar para o 188.
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Mãe de Marina Ruy Barbosa chama atenção por beleza após celebrar aniversário da filha
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Ana Paula Siebert mostra obra na fazenda de luxo da família: "No meio da sala está a suíte da Rafa"
Gravidez
Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"