Publicado em 20/01/2021, às 10h04 - Atualizado às 10h30 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, o governo do estado de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde para dar anúncios oficiais sobre a vacinação do novo coronavírusno estado. Até o momento, 15 mil profissionais da saúde foram vacinados, sendo um profissional a cada 3 minutos. “Isso é um esforço e trabalho coordenado pela secretaria de saúde de São Paulo”, reforça João Doria, governador do estado.
Sobre a vacinação da população indígena em São Bernardo do Campo, foi informado que a imunização irá começar no sábado. No Plano Nacional de Imunização (PNI), João Doria informou que quilombolas não irão fazer parte do projeto, mas que continuarão normalmente no plano estadual de São Paulo.
Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde de São Paulo, apresentou em tempo real o vacinômetro, que mostrou 15.446 profissionais da saúde vacinados às 12h54 do dia 20 de janeiro de 2020. “Nós não podemos perder esses profissionais ou afastá-los. Só a vacinação em massa poderá mudar por definitivo essa situação”.
Sobre a taxa de ocupação em UTIs, foi informado que o estado registra 70%, além de 50.652 óbitos e 1.658.636 casos registrados da doença. Na próxima sexta-feira, 22 de janeiro, uma nova classificação do Plano São Paulo será realizada.
Ao todo, serão enviadas 250 bolsas de plasma de sangue para tratar pacientes com Covid em Manaus. O envio será feito pelo Instituto Butantan. “Agora é um bom momento para as pessoas que puderem, ajudar a salvar vidas no Amazonas e no Brasil.
“A doação de sangue é simples, rápida e não traz riscos. Durante a pandemia, o cuidado é de agendar a doação de sangue, para que não haja o acúmulo de pessoas”, informa o Dr. Dante Langhi, da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH)
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde. Para mais informações basta checar o site da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.
Após 24 horas da análise do processo, a Anvisa declarou que espera dar o parecer até o final desta semana. Segundo Dimas Covas, Diretor do Instituto Butantan, se tudo ocorrer desta maneira, a produção das vacinase chegada de matéria prima poderá acontecer já na próxima semana.
Na China, o diretor explicou que existem duas matérias primas: a da Sinovac, com 5.400 litros, prevista para chegar em breve, e também a da Fiocruz, que haverá um atraso, com previsão da chegada em março. “Isso coloca a responsabilidade ao Butantande ser o único produtor da vacina neste momento”, comenta Dimas Covas.
Criança
Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Família
Mãe de Marina Ruy Barbosa chama atenção por beleza após celebrar aniversário da filha