Família

Tiago Leifert e Daiana Garbin fazem vídeo após 1 ano de tratamento da filha contra câncer raro

Tiago Leifert e Daiana Garbin destacam a importância do diagnóstico precoce de câncer raro - Reprodução/Instagram/@tiagoleifert/@garbindaiana
Reprodução/Instagram/@tiagoleifert/@garbindaiana

Publicado em 06/09/2022, às 07h36 - Atualizado às 07h37 por Redação Pais&Filhos


O tratamento de Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, contra um tipo raro de câncer que afeta os olhos, completou 1 ano e o casal falou em uma publicação no Instagram sobre a importância dos pais ficarem atentos a possíveis sinais da doença.

Tiago Leifert e Daiana Garbin destacam a importância do diagnóstico precoce de câncer raro (Foto: Reprodução/Instagram/@tiagoleifert/@garbindaiana)

É no mês de setembro, mais precisamente no dia 18, que ocorre o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, o que levou os pais de Lua a anunciarem o lançamento de uma campanha de conscientização chamada “De Olho nos Olhinhos”, organizada por Daiana, com o intuito de enfatizar a prevenção contra a Retinoblastoma: “O diagnóstico precoce é fundamental, por isso é importante disseminar informação, essa é a nossa intenção”.

Campanha organizada por Daiana Garbin trará médicos para conscientizar os pais contra Retinoblastoma (Foto: reprodução/Instagram/@tiagoleifert)
Campanha organizada por Daiana Garbin trará médicos para conscientizar os pais contra Retinoblastoma (Foto: reprodução/Instagram/@tiagoleifert)

O lançamento presencial será realizado no dia 17 de setembro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Porém, Daiana confirma que a campanha também acontecerá em outras cidades, tendo ações em vários lugares. O intuito dos jornalistas é fazer com que a campanha seja realmente grande e acontecerá todos os anos. As outras datas e locais serão divulgados futuramente.


A jornalista também conta que, além dela e do esposo, médicos voluntários estarão no evento para explicar para os pais como identificar os sinais e sintomas do Retinoblastoma. Além disso, haverão brincadeiras e brinquedos para divertir as crianças. Tiago ainda adianta que Daiana fará live para falar mais sobre a campanha e eles divulgarão uma cartilha que poderá ser compartilhada nas redes sociais e levar a informação para vários lugares.

Mas afinal, o que é o retinoblastoma?

O retinoblastoma é um câncer raro nos olhos
O retinoblastoma é um câncer raro nos olhos (Foto: Getty Images)

O retinoblastoma é um tipo de câncer raro que se desenvolve na retina, localizada na parte posterior do olho. As células da retina crescem e se multiplicam, podendo depois se espalhar para o cérebro e medula. A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas.

Segundo a pesquisa mais recente do TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), 90% dos casos ocorrem em crianças com até 4 anos de idade e no Brasil são registrados cerca de 400 novos casos por ano, sendo que 40% são hereditários.

O diagnóstico precoce é fundamental no câncer infantil
O diagnóstico precoce é fundamental no câncer infantil (Foto: Getty Images)

Por ser considerado um tipo raro, pouco se fala sobre o diagnóstico precoce desse câncer,  mas se descoberto tardiamente, pode causar cegueira e até levar a criança à morte. De acordo com os especialistas consultados pela Pais&Filhos, é preciso educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular, também tido como o mais comum na infância.

Isso porque, o número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor.  “O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos”, explica o oncologista pediátrico e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, pai de Marco e Fernando e avô de Nina e Eduardo.

Assista ao POD&tudo com Izabella Camargo


Leia também

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão se nega a fazer show em festa de 1 ano de Lua após chegar horas atrasada

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Manu Bahtidão se pronuncia após não fazer show em festa de 1 ano da filha de Viih Tube e Elizer

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Manu Bahtidão fala sobre ausência na festa da Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão manda indireta após polêmica na festa da filha de Viih Tube

Fernanda Paes Leme lamenta distanciamento de Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme faz desabafo em aniversário de Bruno Gagliasso: "Teve um afastamento"

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

Zé Felipe e Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Zé Felipe deixa Virginia constrangida em estreia de programa no SBT: "Máquina de sexo"