Família

Sem nojo! Como explicar para o seu filho o que é o pum

O assunto precisa ser abordado com os filhos - Getty
Getty
Parents

Publicado em 26/08/2021, às 07h00 - Atualizado às 08h29 por Redação Pais&Filhos


É um belo dia quando, de repente, os filhos pequenos acordam e ficam obcecados pelo próprio cocô e pum. Sim, isso acontece. A partir daí, tudo que passar na frente das crianças vai virar motivo para fazer uma piada sobre o assunto. Você estará tranquila no sofá ouvindo seu filho gritar “cocô” com toda a força do mundo – onde quer que ele esteja.

O assunto precisa ser abordado com os filhos (Foto: Getty)

E se essa pergunta ainda não apareceu na sua casa, não pense que está sendo privilegiada; ela vai aparecer. Provavelmente será na fase dos questionamentos, que é quando a criançada resolve explorar o universo inteiro com as duas palavras mais poderosas do mundo: “Por que?”.

Ryan Peterson, M.D., pediatra da Austin Regional Clinic, no Texas, diz que abordar um tópico complexo como as flatulências e torná-lo mais simples para as crianças é fundamental. “É um ponto de equilíbrio entre normalizar a ação e também não incentivá-la”, diz ele. Algumas dicas podem ser úteis para encontrar esse ponto perfeito entre o entendimento e as boas maneiras:

Use imagens e livros

A explicação pode ser mais fácil do que você imagina (Foto: Getty Images)

“Você pode desenhar para explicar onde ocorrem os gases e falar sobre prevenção”, diz o Dr. Peterson. Se vocês não se sentirem confiantes com o próprio talento artístico, ele recomenda livros infantis que podem ajudar na hora de comunicar às crianças sobre o que está acontecendo com seu corpo.

Pule a frase “estou com gases”

Stanton Malowitz, M.D., que se especializou em gastrenterologia pediátrica num hospital no Texas, diz que em vez de usar “grandes termos médicos“, a dica é falar com as crianças no nível delas. “Não vou dizer que ela está com gases ou flatulência, geralmente direi apenas que todo mundo solta pum. Isso o torna [o desconforto] engraçado e menos assustador para uma criança”.

A maioria de nós consegue dizer “todo mundo solta pum”, em vez de explicar o sistema em termos técnicos. O Dr. Peterson também recomenda que, se uma criança estiver com problemas de saúde, os pais devem manter um diário do que o filho está comendo, para que seja mais fácil identificar uma possível causa do desconforto. “É melhor identificar o gatilho em vez de eliminar frutas e vegetais importantes”, diz ele.

Fale sobre alimentos que causam o problema

(Foto: Getty Images)

Para ajudar a explicar o que causa gases, os pais também podem listar alimentos que podem causar gases, como feijão, legumes, certos grãos inteiros e vegetais, goma de mascar ou refrigerantes. E uma maneira simples de explicar o cheiro é dizer às crianças que as bactérias em seu intestino podem produzir compostos que contêm enxofre… Mas isso provavelmente irá passar direto pela cabeça de uma criança. Outra opção é ensinar de maneira prática, mostrando alimentos decompostos.

Tranquilize-os de que “soltar pum” é normal

O mais importante, porém, é garantir para as crianças que todo mundo solta pum. Isto é, não passa de uma função corporal natural e normal, causada pela expulsão de ar e gás de seu corpo. Essa explicação vai ajudar, mas não há garantia de que seu filho irá parar com as piadas inconvenientes. Isso pode levar um pouco de tempo e muita paciência.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

MC Loma - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

MC Loma emociona ao contar o que aconteceu com pai biológico da filha: 'Tinha vergonha'