Família

Sem espirros: Conheça animais de estimação para crianças alérgicas

Escolher o bicho pode ser um desafio quando as crianças têm alergias

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

animais-alergia

(Foto: Shutterstock)

Espirros, coceira nos olhos… Esses sintomas podem atrapalhar a diversão de ter um bicho de estimação em casa. Mas existe uma boa notícia para quem não abre mão de ter um pet pra chamar de seu, mesmo sofrendo de alergia. Provavelmente você não tem alergia a todos os animais, de acordo com Mitchell Grayson, alergista de Milwaukee, nos Estados Unidos.

É recomendável que você consulte o pediatra dos seus filhos e o seu médico para saber se os exames estão em dia. Depois, confira essa lista feita pela revista norte americana Parents com bichos de estimação antialérgicos que podem alegrar famílias que não podem ter gatos ou cachorros.

Peixe Betta ou Peixe dourado

Anúncio

FECHAR

Simpatias: os peixes conseguem, sim, reconhecer os donos

Longevidade: 4 a 10 anos

Cuidados:

– O aquário precisa ser de, pelo menos, 5 litros e estar sempre limpo

– O aquário precisa ter um bom filtro e sistema de aeração para manter os níveis de oxigênio

– Tampe o aquário para evitar que o betta pule para fora

– Decore o aquário com objetos para que os peixes nadem ao redor

Os peixes são os melhores animais de estimação para quem tem alergia por conta da água e do aquário que separam vocês. Apesar das crianças não poderem fazer carinho, eles vão adorar ficar assistindo os peixinhos nadarem para lá e para cá. É importante, no entanto, manter o recipiente completamente limpo. “Mofo e bolor podem acumular na superfície do tanque, liberar substâncias no ar e desencadear reação alérgica em algumas pessoas”, alerta o alergista. Também é importante lembrar que bettas não devem compartilhar o aquário com peixes dourados porque eles precisam de diferentes condições de água.

Pogona (Gênero de lagartos da família Agamidae)
Simpatia: Aprecia interação humana e podem ser facilmente treinados com reforço positivo
Longevidade: 7 a 10 anos
Cuidados:

 – Precisam ficar em uma gaiola grande e com aquecimento

– Retirar diariamente as fezes do animal e limpar o local todo mês

– Alimentar com insetos vivos, frutas e legumes

Uma grande causa de alergias relacionadas com o animal de estimação são as células mortas da pele, que gatos, cães e outros mamíferos soltam. Isso não ocorre com os répteis. “Eles não têm pelos que podem desencadear ainda mais alergias”, lembra Dr. Grayson. Um dos favoritos das crianças é o pogona. É importante notar, no entanto, que os répteis podem transportar salmonelas e não são recomendados para crianças com menos de 5 anos de idade, mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistemas imunitários fracos. Para todos os outros, basta lavar as mãos antes e depois de manusear o animal de estimação.

Periquitos e canários
Simpatia: gostam de socializar. Vivem melhor em pares ou em pequenos grupos porque gostam de jogar uns com os outros e cantar
Longevidade: 10 a 15 anos
Cuidados:

– Ter uma gaiola grande e substituir o forro todos os dias

– Limpar a gaiola toda semana

– Regularmente, leve a gaiola para algum lugar seguro para que os pássaros possam voar um pouco

Como não amar pássaros? Eles são inteligentes, gostam de voar ao redor da casa, brincar e ainda são antialérgicos. Dr. Grayson diz que mesmo as pessoas que são muito sensíveis a gatos e cães raramente têm um problema com pássaros. As espécies citadas são ainda mais seguras porque não produzem um pó com as asas que induzem o espirro, que algumas espécies maiores fazem. “Além disso, seu pequeno tamanho irá minimizar quaisquer outros possíveis gatilhos de alergia”, lembra o Dr. Brown.

Ratos e hamsters
Simpatia:
Muito inteligente, muito sociável e facilmente treinados com reforço positivo
Longevidade: 1 a 3 anos
Cuidados:

– Manter a gaiola limpa e substituir o forro, pelo menos, uma vez por semana

– Permitir que o bichinho brinque um tempo fora da gaiola, várias vezes por semana

– Eles comem ração e pequenas quantidades de sementes, frutas e legumes

Ratos e hamsters são ótimas escolhas para quem tem alergias, mas querem ter animais de estimação peludos. Eles são mamíferos e podem desencadear alergias, como gatos e cachorros, mas por serem muito menores, produzem consideravelmente menos elementos alérgicos no ambiente. Os roedores são uma boa opção para que a vontade do seu filho de ter um bicho fofinho seja realizada! São mais frágeis de lidar, mas ainda podem ser muito interativos.

Leia também:

Veja 8 dicas que vão te ajudar a lidar com as alergias das crianças

Crianças podem pegar pulgas e carrapatos de animais de estimação?

Os animais devem ser vacinados para a chegada do bebê