Publicado em 14/10/2020, às 13h17 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Você sabia que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro? E não é à toa: são aproximadamente meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores trabalhando juntos. A microbiota(também chamada de flora intestinal) é formada pelas centenas de espécies de microrganismos benéficos que colonizam nosso organismo, principalmente o intestino.
Manter uma microbiota intestinal diversificada e saudável é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Ela participa de diversas funções, como a absorção de nutrientesdurante a digestão e a saúde gastrointestinal¹.
Nos primeiros mil dias, que acontecem desde a concepção até o segundo ano de vida, a microbiota intestinalda criança vai sendo moldada, podendo sofrer influência de diversos fatores. A microbiota começa a se moldar antes mesmo do nascimento, na vida intrauterina, e depende de fatores como o tipo de parto, a microbiota da mãe e a amamentação².
Para ajudar a deixar tudo funcionando bem, os probióticos entram em ação para equilibrar a microbiota intestinal. Com um trabalho de formiguinha, o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), o probiótico mais estudado do mundo, tem um papel importante no equilíbrio da microbiota intestinal, que controla a proliferação de bactérias patogênicas, além de garantir que a integridade da mucosa não seja afetada, de acordo com um artigo publicado pelo jornal acadêmico Biochemical Journal³.
Apesar do nome difícil, a explicação é bem simples: “são microrganismos vivos cujo objetivo é trazer benefícios à saúde quando consumidos ou aplicados ao corpo. Eles podem ser encontrados em iogurtes e outros alimentosfermentados, suplementos dietéticos e produtos de beleza”, define a National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH).
Apesar de muita gente ver os microrganismos como “germes”, eles podem ser úteis, inclusive para o bom funcionamento do corpo. Algumas bactérias presentes no intestino são fundamentais para ajudar na digestão de alimentos, competir com bactérias que podem causar doenças e até mesmo participar da produção de vitaminas! Além disso, não precisa ter medo: a grande maioria dos microrganismos presentes nos probióticos são iguais ou semelhantes aos que já vivem no nosso corpo.
Diversas situações do dia a dia (como alimentação inadequada, estresse, uso de antibióticos) podem levar ao desequilíbrio da microbiota e o intestino fica povoado por bactériasruins. Essas condições de desequilíbrio da flora intestinal podem ocasionar sintomas intestinais e deixam o organismo mais suscetível a doenças. Essa correlação entre as defesas do organismo e a microbiota intestinal acontece porque aproximadamente 70% de todas as células produtoras de anticorpos localiza-se no trato gastrointestinal, tornando-o o maior local de resposta imunológica.
O uso de probióticos, ao promover o reequilíbrio da flora intestinal, traz inúmeros benefícios à saúde. Entretanto, os probióticos não são iguais. Espécies diferentes de probiótico têm efeito diferente, conforme artigo publicado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos⁴.
Culturelle® contém o probiótico Lactobacillus GG, o qual possui eficácia e segurança comprovadas por mais de 35 anos de pesquisa e mais de 200 estudos clínicos realizados em adultos, gestantes e crianças5. O uso diário de Culturelle® contribui para o equilíbrio e proteção da microbiota intestinal e para o fortalecimento da saúde, especialmente a digestiva.
Referências:
Notícias
Eliezer anuncia separação inesperada e brinca: "Cada um seguiu o seu caminho"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Notícias
Cid Moreira passou os últimos anos de vida brigado com os dois filhos
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão