Publicado em 24/10/2018, às 14h33 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h28 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias
De acordo com uma pesquisa americana, nos dias de hoje os pais possuem apenas cerca de 32 minutos do dia dedicados à eles mesmos. Todo o resto do tempo é usado com o trabalho e os filhos.
O estudo foi financiado pela Munchery, uma rede online de entrega de alimentos, e analisou 2 mil pais. Entre eles, 76% trabalham integralmente e 32% ficam até às 20 horas no serviço. Para estes, são cerca de 18 horas por semana dedicadas totalmente aos filhos. Já os que não trabalham o dia todo gastam 30 horas semanais com as crianças.
E tem mais: os pais relataram que vão ao supermercado e lidam com birras mais de 5 vezes por semana. Dá para imaginar? A vida de mãe ou pai e o trabalho ocupa tanto tempo que sobram poucos minutos, aproximadamente meia hora por semana, para ter o próprio tempo.
Você precisa de um tempo para você mesma
Faça o que você ama
Não há uma definição do que faz todas as mulheres felizes, mas a sugestão é encontrar algo que faça você se sentir em equilíbrio. E não se esqueça de sua vida social – que também conta como autocuidado. Toda mãe precisa de uma noite por semana “de adulto”, para sair com os amigos e relaxar.
Programe-se
Para transformar uma atividade ocasional em um hábito, você precisará fazê-la com frequência e de forma consistente. Na verdade, fazer planos com outras pessoas – amigos, um personal trainer ou seu parceiro – pode ajudar a garantir que você não vai desistir. Veja o que gosta de fazer e marque na agenda dias para isso. Assim, não há como furar.
Tenha uma rede de apoio
Para ajudar a garantir que seu autocuidado não se perca no caminho corrido da rotina, convoque seu parceiro ou babá para assumir quando você não está. E não se desculpe por ter se tornado uma prioridade. Em vez de dizer aos seus filhos: “sinto muito por precisar sair”, diga: adivinhe o que a mamãe está fazendo hoje à noite. “Vou sair com os amigos e vai ser tão divertido!”
Da mesma forma, não se sinta culpada por pedir a seu parceiro para intervir. Pai não deve ser visto como babá. Isso é paternidade! Quanto mais oportunidades você dá ao seu parceiro para ficar sozinho com as crianças, melhor relacionamento.
Comece aos poucos
Fato: Mesmo as mães mais ocupadas podem arranjar algum tempo para auto-atendimento. Encontre cinco minuto e comece lá. Isso é tudo o que você tem que fazer. Sente-se e olhe pela janela, deite-se no chão e estenda os braços para os lados, deixando seu coração se abrir e se expandir, medite, respire fundo, essas são apenas algumas ideias. Comece! Nem que seja com cinco minutos.
Leia também:
Você precisa de um tempo para você mesma. E sem culpa!
Mãe também é gente! Veja dicas para não esquecer do casamento depois da chegada dos filhos
Mãe também é gente: 5 motivos para você sair com suas amigas
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Eliezer anuncia separação inesperada e brinca: "Cada um seguiu o seu caminho"
Notícias
Esposa de Cid Moreira avisou Patrícia Poeta da morte do jornalista: "Cid está chegando ao fim"
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"