Família

Pais que ajudam os filhos nas aulas online bebem mais álcool, diz estudo

Getty Images

Publicado em 31/07/2020, às 15h42 por Helena Leite


Compartilhe:


A pandemia fez com que todas as famílias precisassem reestruturar a rotina. Lidar com o home office, com as tarefas de casa e ainda controlar as aulas e tarefas online dos filhos não está sendo nada fácil. Uma pesquisa recente mostrou que os pais que estão estressados ​​por terem que ajudar os filhos no ensino à distância durante a pandemia, consomem mais álcool do que os outros. Além disso, o estudo aponta que as chances desses pais encararem uma bebedeira é duas vezes maior.

Pesquisa aponta que pais que estão estressados com as aulas e tarefas online dos filhos estão bebendo mais (Foto: Getty Images)

Mas, afinal, o que seria um “consumo excessivo” de álcool?  De acordo com o The Conversation, esse índice varia entre os sexos. Para os homens, ele chega quando são consumidos pelo menos cinco bebidas alcoólicas – incluindo cerveja, vinho ou licor. Já para as mulheres, o consumo excessivo chega com pelo menos quatro. Isso em um intervalo de poucas horas.

A pesquisa online envolveu 361 pais dos Estados Unidos que moram com filhos menores de 18 anos. 75% deles têm filhos que passaram pela experiência do ensino a distância durante a pandemia. Desses, 66% relataram que a experiência lhes causou estresse porque não tinham certeza de como ajudar. Os pesquisadores, no entanto, afirmaram que essa não é uma amostra nacionalmente representativa. “Como é comum em tais pesquisas, a maioria dos pais que responderam era de renda média ou superior”, ressaltaram.

Apesar disso, a pesquisa serve como um alerta, uma vez que o consumo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial. “A cada ano, mais pessoas morrem por consumir álcool do que por acidentes de trânsito, armas ou drogas ilegais. O aumento do uso de álcool também está relacionado a muitos problemas de saúde pública como violência, crime, pobreza e doenças sexualmente transmissíveis”, alertaram os pesquisadores.

“Beber álcool é especialmente perigoso durante a pandemia de Covid-19 porque a substância enfraquece seu sistema imunológico. Beber aumenta a probabilidade de contrair o vírus e, se o contrair, de obter resultados piores”, completaram. As pesquisadoras ressaltaram, ainda, que em períodos de alto estresse como pandemias, furacões e tsunamis, as pessoas tendem a beber mais.


Palavras-chave
Comportamento Família Mãe pai Pesquisa estudo coronavírus isolamento social aulas online bebida alcoolica

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais