Publicado em 08/10/2020, às 08h15 - Atualizado às 08h59 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Quando você pensa sobre as responsabilidades e mudanças que acompanham a chegada de um filho, às vezes parece uma missão impossível ser mãe ou pai e um tanto quanto questionável. Ter filhos significa perder o sono, gastar dinheiro, abrir mão de grande parte do controle sobre a sua rotina e, caso você for a mãe biológica, colocar seu corpo sob muito estresse e mudanças. Em suma: quando você se torna pai ou mãe, sua vida deixa de ser sua. E essa muito provavelmente será a melhor escolha da sua vida.
Apesar de parecer uma escolha um tanto quanto arriscada, há uma razão muito convincente para fazer isso. Porque, por mais clichê que pareça, realmente não há nada como a maternidade e a paternidade. Nada se compara ao amor que você sente pelos seus filhos ou à alegria que eles trazem para sua vida. A fim de entender melhor esse amor e essa razão que faz as pessoas quererem ter filhos, um internauta fez a seguinte pergunta no Reddit: “Pais do Reddit, por que vocês decidiram se tornar pais – presumindo que realmente decidiram – e vocês compreenderam e aceitaram bem os sacrifícios que estarão fazendo?”
“Depois que o primeiro bebê aparece, você não é mais a coisa mais importante do mundo. Durante toda a sua vida, até aquele ponto, você praticamente toma a decisão e faz o que é certo para você”, escreveu um internauta. “É a coisa mais difícil que você fará. Mas também pode ser a mais recompensadora. Meus filhos completam minha vida de uma maneira que eu não poderia compreender totalmente até que a experimentei”, continuou.
É importante notar que nem todo mundo se torna mãe ou pai intencionalmente. Os internautas também abordaram essa questão. “Todos os [meus] filhos foram surpresas. Eu estava pronto, mas totalmente surpreso”, compartilhou um. “Eu amo todos eles e embora seja o trabalho mais difícil que já tive, eu não mudaria nada. Vale a pena lutar”, continuou.
Então aí está. Embora a família de cada pessoa seja diferente e todos enfrentemos desafios diferentes ao longo do caminho, a parentalidade sempre dá muito trabalho, emocionalmente, fisicamente, entre outros. E embora certamente não possamos falar por todos e entender que alguns pais lutam com batalhas que não podemos entender, um consenso emerge dessa conversa: ter filhos é incrível por tantos motivos, que nunca poderiam ser totalmente expressos em palavras. Deixando de lado a privação de sono, é claro.
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia