Família

O que são produtos naturais, veganos e orgânicos certificados?

Produtos que não agridem o meio ambiente desde a formulação até a embalagem são uma ótima opção para toda a família - iStock
iStock
Mustela

Publicado em 26/10/2022, às 07h48 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Já parou para pensar na enorme diversidade de produtos que estão disponíveis para o cuidado com nossa família? Considerar as opções com menos ingredientes nocivos possíveis é um ótimo passo, mas, com tantas nomenclaturas e diferentes tipos de composições químicas, pode ser uma tarefa quase impossível decidir qual é a melhor para cuidar da família inteira.

Produtos veganos, naturais, orgânicos certificados e também o conceito de Clean Beauty podem parecer a mesma coisa apenas no primeiro olhar, mas não são. Não se preocupe! Separamos as definições de cada uma dessas opções para você ter todas as informações necessárias e, dessa forma, decidir qual se adequa melhor à realidade da sua família.

Símbolo de reciclagem
Produtos que não agridem o meio ambiente desde a formulação até a embalagem são uma ótima opção para toda a família (Foto: iStock)

O que são produtos veganos?

Os produtos veganos são uns dos mais conhecidos no mercado. A diferença deles para os outros disponíveis no mercado é simples: não são resultado de nenhuma matéria-prima que venha de origem animal. Ou seja, mel, leite e outros derivados que tenham origem de qualquer animal não são usados em momento algum da produção.

O que são produtos naturais?

Produtos naturais também seguem uma linha de restrição, mas menos ampla do que os produtos veganos citados anteriormente. Para um produto ser considerado 100% natural, ele não pode ter nada que seja produzido de forma que não seja natural. Portanto, tudo que seja produzido em um laboratório não pode ser usado em um produto natural, como silicones e também corantes sintéticos. Fora isso, existe um mínimo de “naturalidade” para que um produto seja considerado, de fato, natural: 95%. Os 5% restantes podem ser constituídos por componentes feitos em laboratório, desde que sejam seguros tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente.

O que são produtos orgânicos certificados?

Produtos orgânicos pensam no menor impacto possível ao meio ambiente e para ser atestado nessa categoria, é obrigatória a certificação de um órgão qualificado (como Ecocert Greenlife). Isso significa que estes produtos devem ser aqueles com matérias-primas que não contenham nenhum resquício de pesticidas ou agrotóxicos. Assim como os produtos naturais, eles também tem um “mínimo” para serem considerados como orgânicos certificados, exigindo uma quantidade mínima de ingredientes orgânicos entre 10 a 20%, dependendo do padrão usado na certificação e do tipo de formulação (com ou sem enxágue).

Folhas verdes
Produtos naturais precisam ter 95% da composição natural (Foto: Shutterstock)

Qual é o conceito Clean Beauty?

Clean Beauty pode ser traduzido como “beleza limpa”. Com isso em mente, o conceito Clean Beauty pode ser definido como um movimento que tem como prioridade o uso de produtos que apresentem o menor risco tanto ao meio ambiente quanto ao consumidor. O termo surgiu com o pensamento da sustentabilidade, que visa um consumo muito mais consciente e também menos “agressivo” a ambas as partes: nós e a natureza. Todo cosmético que é formulado dentro do pensamento Clean Beauty é pensado para ser algo que não cause prejuízo ecológico e também para a saúde da sua família.

Existem produtos que se encaixem em mais de uma categoria?

É muito importante ter em mente que, por exemplo, nem todo produto orgânico é vegano, assim como nem todo produto vegano é natural. Mas, para cada regra existe uma exceção! O Bálsamo Multifuncional Hidratante, da Mustela, é uma excelente opção. Usando desde a casca até o caroço do abacate na fabricação, ele é um produto 99,7% natural, com cheiros e cores naturais provenientes do abacate, contando com uma embalagem de alumínio que pode ser reciclada. Além disso, ele pode ser usado pela família inteira, independente da idade, para hidratar joelhos, boca, cabelo, pós-barba, etc!

Bálsamo Multifuncional Hidratante Mustela
O Bálsamo Multifuncional Hidratante da Mustela é indicado para o uso de toda a família (Foto: Divulgação/ Mustela)

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe