Família

Falar e escrever sobre gratidão com a sua família aumenta os níveis de felicidade

Com a distância física, você pode inovar na forma de demonstrar seu carinho, como uma mensagem ou ligação de vídeo - iStock
iStock

Publicado em 21/09/2022, às 06h00 - Atualizado em 16/01/2023, às 08h06 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Você já parou para pensar em quanta coisa tem para agradecer na vida? De acordo com uma pesquisa feita pelo Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, a sensação de gratidão promove muito mais benefícios do que o bem-estar em si. Os especialistas concluíram que escrever sobre esse sentimento aumenta a eficácia da regulação hormonal, que é um dos principais mecanismos para promover benefícios na vida das pessoas, tanto físicos quanto emocionais. 

Para chegar a esse dado, participaram noventa pessoas, sendo divididas em três grupos: escrever e compartilhar histórias de gratidão, escrever histórias de gratidão e compartilhar situações rotineiras não emocionais. O processo durou quatro semanas para depois ser feita uma tarefa de reavaliação. Assim, se percebeu que os grupos que escreveram sobre gratidão obtiveram os melhores resultados nesse último teste, ou seja, apresentaram melhor regulação negativa de imagens “ruins” quando comparados ao grupo de controle. 

Com a distância física, você pode inovar na forma de demonstrar seu carinho, como uma mensagem ou ligação de vídeo (Foto: iStock)

Mostre de alguma forma

Assim, os pesquisadores afirmam que se concentrar em experiências pessoais passadas de gratidão tem efeito positivo na regulação hormonal. Tatiane de Sá Manduca, psicóloga clínica, autora do livroValida-te e mãe de Mateus, comentou sobre a importância de falar sobre esse tema nos dias atuais: “Está aí um ingrediente importantíssimo para nossa saúde mental e relacional, falar sobre nossas próprias emoções”. A especialista opina que temos recursos suficientes para expor os desejos e sentimentos, mas há uma dificuldade de transmiti-los, seja porque não aprendemos ou temos dificuldade em reconhecer que sentimos. 

“O primeiro passo para construir esse hábito é nomear nossas emoções e sentimentos. Legitimá-lo, compreendê-lo para depois poder expressá-lo”. Isso exige um exercício de introspecção, uma reflexão profunda sobre o que está no seu íntimo. Após esse momento pessoal, você se vira para o outro e consegue demonstrar tudo o que sente, seja através de palavras, cartas, ligação, ou qualquer outra forma que se sentir confortável e afim

Não tem jeito certo, mas o seu jeito

Essa demonstração de gratidão também é importante com quem você está convivendo dentro de casa. É uma situação complicada, em que existem alguns atritos, mas uma oportunidade perfeita para valorizar a companhia um do outro e perceber o que de fato é importante para você. “A proximidade emocional é o grande  e verdadeiro encontro das relações de afeto”, pontua. 

Quanto antes, melhor

Valorizar o outro é abrir o caminho para também ser valorizada, segundo Tatiane: “Quando externalizados nossa gratidão damos a oportunidade do outro vivenciar estas emoções e elas fazem bem para a nossa saúde geral”. Esse ensinamento começa desde cedo e dentro de casa. “Quando ensinamos uma criança a agradecer estamos desenvolvendo também a empatia e a consideração pelo sentimento, generosidade e esforço do outro. Muitas crianças aprendem pela ‘polidez’ a dizer obrigada e o quanto antes forem incentivados estes comportamentos, mais fácil será para a criança a compreensão do significado”, acrescenta. É importante que seu filho tenha experiências genuínas de gratidão, que vão muito além de dizer obrigada para processo de socialização e construção da consciência relacional e moral.


Leia também

Família teve velório reservado em São Paulo - Arquivo pessoal

Família

Família mort4 pelo filho de 16 anos tem velório reservado em São Paulo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Adolescente seguiu a sua rotina depois de mat4r os pais - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente que m4tou os pais disse que foi para academia e almoçou ao lado do corpo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Adolescente que m4tou a família não imaginava que seria pres0: "Ele tomou um susto"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial