Família

No mês do Outubro Rosa evento promove bate-papo sobre saúde feminina e autocuidado

Karina Godoy e Aline Dini - Karina Godoy e Aline Dini participarão do Talk Calma, você não é a Mulher Maravilha + Mãe aos 40 (Fotos: Divulgação)
Karina Godoy e Aline Dini participarão do Talk Calma, você não é a Mulher Maravilha + Mãe aos 40 (Fotos: Divulgação)

Publicado em 18/10/2022, às 09h20 por Fabiana Lopes, Assistente de projetos | Filha de Clodoaldo e Heloisa


Filhos, trabalho, casa, família, escola… A lista de tarefas das mães parecem nunca ter fim e a rotina vai cada vez mais se transformando em uma bola de neve com o acúmulo de tudo. E o pior: essa mulher acaba, muitas vezes, se deixando de lado, como o último item da lista de prioridades. O resultado? Autossabotagem e ausência de autocuidado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres são as mais suscetíveis a passar por complicações de saúde mental justamente por conta desse acúmulo de tarefas.

Mas, além da saúde mental, a mulher também acaba por ficar mais suscetível ao agravamento de doenças, que muitas vezes podem aparecer sem que ela perceba os sinais e sintomas, já que está focada em outras tarefas da rotina e se deixando em segundo plano. É o caso do câncer de mama, o tumor mais frequente entre as mulheres: segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, uma a cada quatro mulheres disseram que não falam com o médico sobre prevenção e não recebem orientações sobre a importância de um check up anual ou de como realizar o autoexame.

Talk Calma, você não é a mulher maravilha + Mãe aos 40

É pensando nesses temas que o Almenat Tapestry by Hilton traz, no próximo 22 de outubro, um bate-papo entre mulheres sobre saúde feminina e a mulher enquanto mãe e profissional. No mês do Outubro Rosa, as convidadas Karina Godoy, mãe de Maitê, e Aline Dini, mãe de Helô, vão se unir numa conversa sobre seus trabalhos, respectivamente: “Calma, você não é a Mulher Maravilha” e “Mãe aos 40”. A ideia é trocar experiências, acolher e também levantar os prós e contras da maternidade após os 40 anos, de acordo com o funcionamento do nosso corpo.

Karina Godoy e Aline Dini
Karina Godoy e Aline Dini participarão do Talk Calma, você não é a Mulher Maravilha + Mãe aos 40 (Fotos: Divulgação)

Karina Godoy é jornalista e autora do livro que dá nome ao bate-papo: “Calma, você não é a Mulher Maravilha”. Na publicação lançada em fevereiro ela compartilha a própria rotina nos dois primeiros anos depois do nascimento da filha. Aline Dini, também jornalista, é criadora de conteúdo e consultora sobre saúde feminina. Ele escreve sobre esse assunto há mais de 13 anos, mas foi nos últimos três que começou os estudos com o projeto “Mãe aos 40”, onde aborda temas como fertilidade e prós e contras do adiamento da maternidade.

Para participar da conversa, que começa às 10h30 no Almenat Tapestry by Hilton, você pode comprar seu ingresso a partir de R$ 50 nesse link AQUI. O legal é que, para você ficar mais à vontade, o hotel vai disponibilizar recreação infantil para crianças a partir de quatro anos, além de descontos especiais em outros serviços como na feijoada do almoço e na hospedagem no hotel, que fica há cerca de 35 minutos da capital paulista, na na Rua Águas Marinhas, 553, Chácara Ana Lúcia, Embu das Artes.

Fachada e lago do hotel Almenat Tapestry Collection by Hilton
Almenat Tapestry Collection by Hilton (Foto: Divulgação)

É importante ressaltar que, de acordo com a OMS, saúde mental se refere ao indivíduo desenvolver habilidades para lidar com as adversidades, que fazem parte da vida. O encontro ainda terá um momento dedicado à uma atividade de meditação, mas para você já ir se preparando desde já, também separamos mais algumas dicas para você se tornar a sua prioridade:

  • Mudar a chave de que ser mãe é equivalente a ser santa;
  • Desconstruir a ideia de que ser mãe é padecer no paraíso;
  • Delegar as tarefas de casa com todos que lá moram;
  • Reservar um tempo para oxigenar as ideias, ficando só;
  • Eliminar a possibilidade de se comparar com outras mães;
  • Meditar é preciso para se conectar, pelo menos, com o seu eu superior;
  • Brincar é divertido e mantém viva a sua criança interior;
  • Fazer terapia pode ajudar;
  • Reunir amigas e amigos para conversar e rir;
  • Criar pílulas de prazer na rotina para fazer o que desejar;
  • (Re)organizar a rotina, a previsibilidade ajuda;
  • Compartilhar energia amorosa e de expansão sempre que possível.

Momento mãe também é gente

Além das dicas anteriores, você também pode separar alguns momentos da sua rotina que serão só seus:

  • Fazer exercícios: pode usar a criatividade, o que não pode é arrumar mais desculpas para deixar esse momento para depois.
  • Tirar um day off: a rotina das mães é praticamente uma maratona. Então, vale ter um tempo pra respirar e renovar as energias.
  • Maratonar uma série: passar um tempo em frente à TV pode ser a solução perfeita para desligar após um longo dia. Prepare a pipoca e aproveite.
  • Escrever sobre tudo ou nada: não é preciso ser um Machado de Assis para colocar as ideias no papel e transformar em arte.
  • Comprar presente para você mesma: isso mesmo, de você pra você. Não precisa nem contar para ninguém! Se surpreenda. Se faça feliz.
  • Tomar um banho demorado: pode parecer uma missão impossível, mas é uma ótima forma de relaxar e aproveitar um momento seu.
  • Sair do chão: seja em casa, sozinha, com a família ou os amigos! O importante é ser feliz. Divirta-se. Você merece isso!
  • Ler um livro: escolha um bom romance, uma bela biografia, um livro de aventura e desligue! Livros têm poder, você sabe.

Outubro Rosa

Outubro é o mês de campanha para a prevenção do câncer de mama e reforça a importância do autoexame. Saiba quais sinais você deve ficar de olho e como fazer o autoexame:

Quais sinais preciso ficar de olho?

  • Edema da pele
  • Inchaço em uma parte ou em toda a mama, mesmo que não seja um nódulo
  • Vermelhidão na pele
  • Assimetria das mamas
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
  • Secreção saindo pelos mamilos
  • Dor no mamilo ou na mama

Autoexame: como fazer?

De acordo com as orientações do Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC), o autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. Existem duas formas de fazer o autoexame, são elas:

  • No chuveiro ou deitada:
    Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda a mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.
  • Diante do espelho:
    Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico
    Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração
    Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!

Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Família teve velório reservado em São Paulo - Arquivo pessoal

Família

Família mort4 pelo filho de 16 anos tem velório reservado em São Paulo

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Adolescente revela que não tinha problemas com a irmã - Reprodução/ Redes Sociais

Família

Adolescente diz à polícia que só m4tou a irmã para conseguir m4tar a mãe

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Adolescente que m4tou a família não imaginava que seria pres0: "Ele tomou um susto"

Adolescente seguiu a sua rotina depois de mat4r os pais - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente que m4tou os pais disse que foi para academia e almoçou ao lado do corpo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo