Família

Negócio próprio é xodó de mãe que busca se renovar todos os dias

reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 09/08/2019, às 08h02 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h27 por Yulia Serra


Compartilhe:


Tudo começou antes da maternidade e se fortificou com a vinda do filho (Foto: reprodução/Arquivo Pessoal)

Tomar a decisão de largar o emprego fixo para empreender não é fácil, mas Luciana Zukas sabia que era o melhor caminho para se realizar pessoal e profissionalmente. Ela compartilhou o processo e dia a dia de ter um negócio

“Tenho 43 anos, sou casada, mãe do pequeno Ravi, de quase 3 anos (meu bonequinho mais lindo), formada em design de interiores e de produto. Criadora e a faz tudo da LuMZZ. Minha vida como empreendedora começou na época da faculdade. Fiz estágio na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e participei em um dos projetos sociais, por isso íamos buscar retalhos no Bom Retiro. 

Era uma Kombi por semana recheada de resíduos têxteis. Aquilo me encantava, as estampas, as cores e podíamos levar para casa, pois o projeto não dava conta de consumir tudo. Aprendi a costurar sozinha (com dicas da minha mãe), comecei a criar peças, bolsas, aplicações em camisetas, broches e com o tempo fui enveredando para o mundo das bolsas de tecidos. 

Criava os meus desenhos, vendia em lojas, fiz modelos exclusivos para algumas marcas. Mas sempre existia a vontade de fazer uma boneca. Fiz uma peça. Não tive sucesso. Surgiu a ideia de fazer bichinhos, me sugeriram sapo, que estava na moda, e assim desenvolvi o primeiro pernudo. Segui com o coelho na Páscoa, gato, e não parei mais. 

Fui aperfeiçoando, queria que fossem fofos, gostosos de abraçar, então comecei a utilizar malha e o enchimento que desse essa textura, assim surgiram os bichinhos hipoalergênicos de malha. Com o tempo, agreguei valor: podem ser laváveis a máquina. Assim a LuMZZ tomava outro rumo. Decici vender pela internet, foi dando super certo, criei novos produtos conforme as pessoas iam pedido. Seguindo meu estilo.

Me casei e a vontade de ter um filho apareceu (sempre tive muito medo de ser mãe). Fomos protelando. Esperando o momento certo, estabilidade, enfim nunca alcançávamos ‘esse momento’. Pela idade, não dava para esperar muito mais, me preparei e parei de tomar o anticoncepcional e depois de três meses estava grávida

Continuei trabalhando como nunca, me senti muito feliz. Sabia que pararia por um tempo, na minha imaginação bem curto, e sonhando que rumo a LuMZZ tomaria, que iria crescer. Queria fazer feiras maiores, vender mais. Mas não planejei isso. O Ravi nasceu em um parto nenhum pouco humanizado e demorou a ganhar peso. Pirei no puerpério, que demorou uns 6 meses para passar. Eu queria voltar a trabalhar, sentia muita falta. Sentia como se não estivesse fazendo nada. 

O pequeno se tornou um menino forte, saudável e ativo. Nos horários de sonecas dele, comecei a me dividir nas tarefas da casa e meu trabalho, numa correria louca e assim fui retomando o meu trabalho. Nesse meio tempo, meu marido teve um infarto e depois foi mandado embora da empresa que trabalhava, ficando um ano desempregado. Me senti responsável pelas contas e alguns meses não consegui pagar.

Atualmente, o marido está trabalhando, o Ravi está na escola, porém, não consegui ainda me organizar o suficiente. Meu tempo de trabalho também é muito reduzido. Tomar conta de tudo já aprendi que não é possível. Ainda fica algo para trás, inclusive o sonho na época da gravidez. Estou tentando me atualizar, estudar e me organizar para que a LuMZZ seja uma marca consolidada no mercado e ser uma mãe melhor.”

Luciana foi uma das mães que participaram do projeto Nascer de Novo, nossa parceria com a Brascol para valorizar e incentivar o empreendedorismo materno. Assim como a história dela, outras estão sendo compartilhadas para incentivar mais mulheres a seguirem os sonhos.

Leia também:

Mãe encontra propósito no trabalho empreendendo e cria projeto sustentável

“Queria que a minha experiência profissional e a maternidade servissem ao meu propósito”, diz empreendedora

Paixão pela maternidade faz mãe se aventurar no empreendedorismo e se redescobrir


Palavras-chave
Mãe empreendedorismo Brascol Nascer de Novo negócio próprio

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha