Família

Contagem regressiva para o Natal: 5 ideias de calendários criativos para fazer com seu filho

Calendário em potes - (Foto: Reprodução/Pinterest)
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Publicado em 13/11/2022, às 12h00 - Atualizado em 11/12/2023, às 14h06 por Redação Pais&Filhos


O Natal é um momento mágico, tanto para as crianças, quanto para os adultos. Basta nos aproximarmos do final do ano que já bate aquela ansiedade e frio na barriga para a chegada desse dia tão único e cheio de amor. Que tal começar a celebrar também a espera? Aqui estão algumas dicas de calendários natalinos de contagem regressiva que você pode fazer com sua família:

1 – Calendário em potes

Um jeito único, fácil e simples de fazer uma contagem regressiva no Natal. Você pode usar os potes para guardar coisas dentro, dando mais possibilidade para presentes maiores. Vale deixar a criatividade reinar e fazer com que fiquem fofos e funcionais.

Calendário em potes
Calendário em potes - (Foto: Reprodução/Pinterest)

Além de fácil e divertido de fazer, esse calendário pode ser super saboroso e conter surpresas especiais! Veja abaixo algumas dicas de como fazer em casa mesmo esse tipo de decoração divertida e linda!

Você vai precisar de:

  • Potes plásticos ou de papelão
  • Adesivos
  • Cola líquida e bastão
  • Glitter
  • Lápis e caneta para fazer os desenhos
  • Folha sulfite
  • Régua

Modo de fazer

1. Coloque a tampa do pote escolhido na folha sulfite e o contorne, para pegar o tamanho.

2. Com a ajuda da régua, tire um pouco das laterais do desenho, para garantir que o papel não cubra inteiramente a tampa.

3. Recorte e faça um teste, colocando-o sobre a tampa. Após adequar o tamanho, use esse desenho como molde.

4. Repita o processo, dessa vez desenhando e recortando o molde de acordo com a quantidade de dias que irá ter no seu calendário.

5. Feito isso, chegou a hora dos números. Desenhe a numeração sobre cada papel e decore (aqui você pode optar por passar a cola líquida sobre o número e colar glitter ou apenas desenhar o numeral com canetas coloridas).

6. Cole o papel sobre a tampa do pote usando cola bastão.

7. Para deixar o calendário ainda mais divertido, você pode colocar surpresas dentro dos potes: todo dia, seu filho abre um recipiente para receber um prêmio especial. Vale usar a criatividade: de doces à brinquedos pequenos.

2 – Calendário de feltro

O clássico calendário de feltro, muito conhecido lá fora por lembrar bastante as meias que ficam penduradas na lareira do Papai Noel. A gente te explica passo a passo como fazer um calendário desse, fofo e prático.

Calendário de feltro
Calendário de feltro - (Foto: Reprodução Studio DIY/ Pinterest)

Além de lindo e colorido, o calendário é super divertido de fazer! Essa opção exige um pouco mais de habilidade manual. Veja o passo a passo do Studio DIY:

Materiais: 

  • 1 metro e meio de feltro branco
  • 45 centímetros de feltro verde
  • Pedaços coloridos de feltros
  • Máquina de costura + linha (se preferir costurar)
  • Pistola de cola quente
  • Estofamento
  • Velcro
  • Corda

Como fazer:

É bem simples! Além de ser fofo e prático o calendário de feltro ajuda a guardar coisas pequenas que simbolizam muito. Você pode investir nas cores, e ousar nos modelos, deixe a criatividade falar mais alto e boa sorte!

1. Desenhe ou imprima um modelo para o caminhão. Ele precisará ter cerca de 24cm de largura. Feito isso, recorte o modelo para se tornar seu molde.

2. Corte todas as peças de feltro: um caminhão, dois círculos grandes e dois círculos pequenos para rodas, uma janela, uma alça, um para-choque e um arco. Em seguida, corte os quadrados de 3,25 centímetros e os números até 24. Por último, corte todas as peças para os presentes que você precisa fazer.

3. Disponha o caminhão e os quadrados no pedaço maior de feltro. Corte um retângulo que seja cerca de 1,5 cm mais largo do que as peças de feltro em três lados e cerca de 4cm mais alto na parte superior (para compensar a dobra sobre o pino).

4. É hora de costurar! (ou usar a cola quente, se você preferir uma versão sem costura). Prenda o para-choque e a janela no caminhão e costure (ou cole). Em seguida, fixe os quadrados e o caminhão no retângulo grande. Costure ao longo das bordas das peças de feltro. Para os quadrados, basta costurar os três lados, deixando a parte de cima aberta como uma “bolsa”.

5. Costure os presentes, deixando uma abertura de meio centímetro de um lado de cada um deles e encha-os com apenas um pouquinho de recheio. Em seguida, costure a abertura. Cole com cola quente nos laços de feltro cortados.

6. Dobre meio centímetro na parte inferior e dois lados embaixo e costure para fazer uma bainha. Esse passo não é necessário, mas dá ao calendário um ar mais bonito!

7. Dobre 2 centímetros abaixo na parte superior e costure.

8. Cole com cola quente o laço no caminhão e os números em cada quadrado. Em seguida, cole um pequeno pedaço do lado áspero do velcro na parte de trás de cada presente.

9. Deslize o pino pelo bolso que você criou e amarre uma corda ou fita em cada lado do feltro e está pronto para ser pendurado!

3 – Calendário com envelopes surpresa

O calendário com envelopes surgiu nos últimos anos com a força da plataforma Pinterest, diversas ideias foram compartilhadas e muitas pessoas começaram a se inspirar.

Calendário com envelopes surpresa
Calendário com envelopes surpresa - (Foto: Reprodução/Pinterest)

Aqui vai mais um calendário com surpresas superespeciais! Pelos recipientes serem menores, você pode preencher os espaços com bilhetes motivacionais ou presentes menores. Apenas uma frase ou mini texto já pode mudar o dia da pessoa: atitudes pequenas geram um grande retorno simbólico.

Envelopes 

Caso queira fazer os envelopes, em vez de comprar pronto, você precisará de papel Kraft. Os moldes de tamanho variam de acordo com sua preferência. Eles também não precisam ser simétricos: a surpresa de alguns dias podem ser maiores que a de outros, de acordo com a preferência da família. Você também pode comprar os envelopes já prontos, cuidando apenas da parte da decoração. Chame seus filhos para te ajudar na hora de decorar! Eles vão adorar escrever os números e desenhar mini árvores de natal e Papai Noel.

Base 

A base do seu calendário pode ser feita de várias formas, mas uma boa dica é a cartolina. Você pode colar os envelopes sobre ela usando uma cola ou fita. Se preferir também pode fazer pequenos varais de corda e pendurar os envelopes nele – o que vale é abusar da criatividade!

4 – Calendário de plantas

Os amantes de plantas irão adorar essa ideia. Por que não usar as plantas como forma de contagem regressiva? Além de ser sustentável é prático, e muito lindo! Você pode inovar de acordo com o modelo da planta, seguindo cores e estilos diferentes para cada dia.

Calendário de plantas
Calendário de plantas - (Foto: Reprodução/Pinterest)

Esse vai para aquelas apaixonadas em encher a casa de plantas! Para fazer o calendário, você pode comprar o suporte ou fazer usando madeira e corda. Para os vasos, prefira opções brancas ou pretas e use uma tinta de destaque para desenhar o número. Você pode chamar as crianças para fazer essa parte de decoração e abusar da criatividade! Para um toque ainda mais natalino, dá para preencher os vasos com mini árvores de natal.

5 – Calendário caixa de doces

Esse dá até água na boca! Quem não ama um chocolate, principalmente nas festas de fim de ano? Ótima para fazer um presente surpresa pré-Natal, você pode fazer esse calendário comprando uma caixa com compartimento para doces.

Calendário de doces
Calendário de doces - (Foto: Reprodução/Pinterest)

Preencha os espaços com doces comprados prontos ou feitos em casa – mas não se esqueça de manter sempre refrigerado! Depois, basta cortar pedaços de papel do tamanho dos compartimentos. Complete com os números e use canetas coloridas para fazer a decoração você também pode fazer o desenho em aplicativos online e imprimi-los.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer