Publicado em 26/10/2020, às 14h32 - Atualizado às 14h42 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Exercitar a criatividade das crianças é extremamente importante para o desenvolvimento delas. Durante o isolamento social e o maior apego às telas, esse exercício pode ter diminuído. Pensando nisso, Sara Annapolen, mãe de duas filhas, artista residente em Nova York, trouxe 5 dicas para que você consiga explorar a criatividade do seu filho dentro de casa.
“Ser criativo é saudável para nossas mentes e nossos corações. Criar arte sem limites e perfeição é uma ótima maneira de se relacionar com seus filhos. Ele permite que você testemunhe sua liberdade de expressão e você será incentivado a se soltar também!”, incentiva ela.
Aqui estão cinco maneiras de pensar fora da caixa e criar arte em casa:
Se você pode pintar com pincéis, pode pintar com peônias. Isso funcionará com qualquer flor do jardim ou da loja – basta usar o caule como o cabo e as pétalas como o pincel. Despeje sua tinta em pratos de papel – se você puder colocar uma cor em cada um, o resultado fica melhor. Segure a flor e comece a pintar.
Dica profissional: você pode vestir as crianças com uma bata, avental ou roupas que você não se importa que sujem. As coisas podem ficar complicadas quando há tinta envolvida.
Estenda um grande papel branco em uma área externa ou no chão da cozinha. Despeje a tinta em bandejas e deixe as crianças usarem os pés para pintar. Pense em pintar com os dedos, mas com os dedos dos pés. Lembre-se de que pode ficar escorregadio, o que as crianças adoram, mas você deve ficar de olho em qualquer possível escorregão. Além disso, mantenha toalhas de papel úmidas à mão para uma limpeza organizada.
Use a “Carta do Dia” para fazer fluir a criatividade. Dê ao seu filho um tema por dia. Enquanto você estiver trabalhando, ele pode ficar ao seu lado, produzindo a carta do dia. Para entrar ainda mais no tema do dia, você pode escolher livros e filmes que se relacionam com ele. Por exemplo: escolha um dia para usar o tema Espaço Sideral. Leia um livro ou coloque um filme relacionado ao tema para as crianças se inspirarem e depois deixe-as usar a criatividade para fazer o cartão!
Se as restrições alimentares não são um problema em sua família, o corante alimentar é uma ótima maneira de experimentar a mistura de cores e aprender a roda cromática. E o que é melhor do que arte comestível? Isso é muito divertido com cobertura de baunilha. Separe um recipiente de cobertura em várias tigelas. Brinque com o corante alimentício, jogando diferentes proporções na cobertura. Tenha biscoitos à mão para decorar assim que conseguir o arco-íris perfeito.
Certifique-se de que toda a arte que você criou fique pendurada na parede, onde seja visível para as crianças. Ver você enaltecer o trabalho deixa as crianças ainda mais orgulhosas das realizações. Sua casa se torna um lar e também incentiva futuros projetos de arte.
Dica profissional: mude sua galeria a cada poucos meses para mantê-la interessante e sazonal!
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Deolane Bezerra volta a ser presa após descumprir medidas cautelares
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"