Publicado em 16/12/2020, às 14h59 - Atualizado às 14h59 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos
O ministério da Saúdefirmará um contrato de compra de 46 milhões de doses da Coronavac ainda esta semana, de acordo com informação dada à CNN por três governadores que se reuniram com o ministro Eduardo Pazuello nesta manhã. A vacina em questão é a produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.
Entre os governadores presentes na reunião que confirmaram a ação do governo estavam Helder Barbalho (MDB), do Pará, Wellington Dias (PT), do Piauí, e Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte. De acordo com o trio, o contrato já está pronto e o ministro da Saúde confirmou que assinará o documento ainda esta semana.
O acordo prevê exclusividade e deve incluir as doses que o Governo de São Paulo havia negociado com o laboratório chinês. Assim, o instituto não poderá mais negociar as vacinas diretamente com os estados brasileiros, tendo toda a produção voltada para o Plano Nacional de Imunização.
Na última segunda-feira, 14 de dezembro, em entrevista coletiva no início da tade, João Doria, Governador do Estado de São Paulo, disse que irá concluir os estudos da CoronaVac, em fase 3, além de solicitar o registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira, 23 de dezembro.
“Os cientistas do Butantan e do laboratório Sinovac, de Pequim, decidiram atender a recomendação do Comitê Científico Internacional e concluir os estudos finais da fase 3 da vacina do Butantannesta semana”, informou durante a coletiva, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan explicou ainda sobre a decisão: “Tomamos a decisão do submeter o registro final e não os estudos intermediários. Atingimos a meta do estudo e por isso ele pode ser concluído. Esperamos que haja esse registro o mais rápido possível”, comenta.
Ainda sobre o estudo, Doria falou sobre as análises: “Hoje, a fase 3 da vacina do Butantan já tem 170 voluntários vacinados, entre os que receberam a vacina e o placebo. Registrar a vacina com o estudo conclusivo permitirá maior confiabilidade na análise da eficácia da vacina. Outro benefício será conquistar o registro definitivo da vacina em vários países do mundo”.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos