Família

Mattel se inspira no filme e vai lançar a “Barbie Estranha” e fãs reagem: “Ela vem com cheiro de porão?”

Barbie Estranha é o novo lançamento da Mattel, inspirada no filme da Barbie - Reprodução/Intagram @mattelcreations
Reprodução/Intagram @mattelcreations

Publicado em 05/08/2023, às 08h00 - Atualizado às 10h39 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto


Barbie Estranha é o novo lançamento da Mattel, inspirada no filme da Barbie
Barbie Estranha é o novo lançamento da Mattel, inspirada no filme da Barbie (Foto: Reprodução/Intagram @mattelcreations)

O sucesso do filme da Barbie, de Greta Gerwig, foi tanto que a Mattel, fabricante oficial da boneca, decidiu fazer o caminho inverso e lançar um brinquedo inspirado no filme. A empresa anunciou que vai fazer a “Barbie Estranha”.

A personagem vivida por Kate McKinnon no filme, representa todas as Barbies que foram “destruídas” pelas crianças. Aquelas que, de tanto brincar, tiveram seus cabelos cortados, o corpo rabiscado, as pernas entortadas e todo tipo de alteração que faz parte da brincadeira.

“Todo mundo tem uma Barbie Estranha em casa”, escreveu um seguidor no comentário do anúncio da Mattel. E é verdade. No entanto, aproveitando o hype do filme e com muito bom-humor, eles decidiram oficializar a versão.

Detalhes da Barbie Estranha inspirada no filme da Barbie
A Barbie Estranha foi inspirada na personagem do filme da Barbie (Foto: Reprodução/Instagram @mattelcreations)

Os fãs adoraram a novidade: “Somos todos ‘Barbie Estranha’”, escreveu um seguidor. “Ela vem com cheiro de porão”, mandou outro. E começaram a pedir novas versões: “Quero a Barbie Depressão” e “Queremos a Barbie Ansiedade”, brincaram alguns nos comentários.

A nova versão da Barbie começa a ser vendida no dia 18 de agosto, apenas pela “MattelCreations.com”. Ela vai custar 50 dólares, o equivalente a R$ 244, na conversão atual.

Mensagem para as mães

O tão aguardado filme da boneca Barbie chegou aos cinemas em Julho de 2023 e já se tornou um sucesso de bilheteria, quebrando recordes de estreia. Para as mães, o filme também as aproximou das experiências pessoais , isso porque enxergaram na Barbie uma jornada estranhamente semelhante à vida de uma mãe no pós-parto.

Barbie, filme da Barbie, Margot Robbie, Ryan Gosling, Greta Gerwig, live-action Barbie
A classificação indicativa do filme é maiores de 12 anos (Foto: Divulgação/Warner Bros./YouTube)

“Eu definitivamente vi aqueles primeiros anos de maternidadenela, na Barbie”, disse Meg, ao jornal Today. Meg, que é mãe de quatro filhos diz que “relacionou a Barbie como se estivesse relaxando fisicamente”, especialmente quando ela largou o emprego logo depois de se tornar mãe e se livrou de todas as suas “roupas profissionais que a tornavam uma mulher diferente”.

Michelle Garrett, mãe de dois filhos, concorda com Meg, acrescentando que o filme a lembrou de como é difícil quando uma recente mãe julga suas escolhas. “Eu definitivamente experimentei aquela sensação de ‘não importa o que eu faça, nem todo mundo vai ficar feliz”, disse Garrett. “Você se cansa tentando agradar a todos. Você não reconhece seu corpo, sua aparência ou suas próprias emoções”.

Margot Robbie e filha da criadora da Barbie
Em uma das cenas do filme, a boneca Barbie aparece conversando com uma senhora que, na verdade, não é a filha da criadora que foi a inspiração para criação (Foto: Reprodução/Twitter)

No filme, Barbie enfrenta uma crise existencial após se aventurar no “Mundo Real”, questionando quem ela é, experimentando os desafios do perfeccionismo e as armadilhas das expectativas de tentar ser alguém melhor. E foi justamente esse enredo que cativou Christian, que disse que a história escolhida pelos produtores do filme, dos pés repentinamente chatos de Barbie, cabelo antes perfeito agora bagunçado e um senso sem certezas sobre si mesmo – parecia semelhante à sua experiência do pós-parto.

“Eu experimentei esse sentimento pós-parto – assim como a depressão pós-partosevera, três vezes”, disse Christian, mãe de três filhos. “É uma sensação muito inquietante em um momento que ‘deveria’ também ser alegre. Aí começam a surgir todas as perguntas, como: ‘Vou ser uma boa mãe?’, ‘Como vou fazer malabarismos com mais de um filho? Completou a mãe,

Filme da Barbie é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling
Filme da Barbie é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling (Foto: Reprodução/ Instagram)

Christian não é a única mãe que viu o filme como uma referência do tempo difícil que foi a fase do pós-parto. Gallagher desabafou, emocionada: “A primeira parte que me impressionou foi quando a ‘Barbie Estranha’ estava segurando os sapatos estereotipados da Barbie, e um par do chinelo Birkenstocks, meu filho de 4 anos literalmente gritou no cinema: ‘Ei mãe, esses sapatos são seus!’ Eu estava tipo: ‘Oh meu Deus, sou eu como mãe sendo representada no filme“.

“Cada marco importante como mãe me forçou a vir para o ‘mundo real’ e me encontrar novamente”, disse Gallagher. “Tive que perder e liberar partes de mim que não me servem mais. Tive que dizer a mim mesmo que não vou mais me abandonar, e acho que isso realmente ficou claro no filme. Ver isso tão claramente na tela grande foi muito útil para as mães”, finalizou.

Barbie, boneca Barbie, filme da Barbie, live-action Barbie, Margot Robbie, Greta Gerwig, Ryan Gosling
Apesar de ser sobre uma boneca, o filme não é para crianças (Foto: Reprodução/Mattel)

Embora o filme certamente signifique coisas diferentes para pessoas diferentes, o fato de Greta Gerwig, diretora do filme, estar no auge da maternidadedurante a criação do filme torna os paralelos com a maternidade ainda mais proeminentes para muitos espectadores. Em entrevista ao Today, Greta diz: “Há um momento em que, como mulher, você percebe que os ideais que você tem para si mesma e viver o que você sonhou não são isso o tempo todo. Esse é um sentimento que acho que todo mundo experimenta, mas era mais óbvio com os pés chatos e o cabelo bagunçado.”

Ryan Gosling e Margot Robbit em Barbie
Ryan Gosling interpreta o boneco Ken, par de Barbie (Foto: Divulgação/Warner Bros.)

As conclusões do filme para todas essas mães no que se refere à maternidade se estendem muito além do período pós-parto. “Gostei que o filme tornou a mãe a heroína”, disse Garett. “Sim, a Barbie me ajudou a salvar o meu dia, o dia da mãe heroína!” Para Meg, o filme também serve como um lembrete para todas as mães de que tudo é uma estação de alongamento, crescimento e constante mudança. “Nós nos apegamos a alguns confortos do passado enquanto procuramos novos confortos em cada estação que chega para nós.”


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar