Publicado em 03/09/2020, às 09h50 - Atualizado em 15/09/2020, às 11h47 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Todos nós sabemos que podemos cuidar melhor dos outros se cuidarmos de nós mesmos primeiro. Mas na prática, nem sempre é assim. No avião mesmo, a recomendação da comissária de bordo é cobrirmos a nossa boca com a máscara antes de ajudar a pessoa ao nosso lado. É claro que faz sentido. Precisamos dar o nosso melhor para oferecer o melhor às pessoas que amamos.
Mas saber tudo isso não facilita. Mesmo sabendo que o autocuidado deveria ser a prioridade número 1, nem sempre acontece assim. Às vezes, você precisa dar um passo para trás, olhar o que está acontecendo e fazer mudanças. Algum desses sinais é familiar para você?
Há dois motivos pelos quais as pessoas geralmente não conseguem concluir tudo na lista de tarefas. A primeira é que a lista está muito longa. E a segunda é que você simplesmente não está conseguindo fazer as coisas que normalmente conseguia por estar sobrecarregada.
Há momentos em que doenças vêm por vários motivos, é claro. Mas às vezes o cansaço e a moleza aparecem porque você não está tomando os cuidados básicos e necessários para seu corpo funcionar. Não dormir o suficiente, não comer alimentos saudáveis e não relaxar o suficiente podem fazer com que você se sinta mais vulnerável às doenças.
Quando se conversa com outras mães ou profissionais sobre a falta de paciência e como seus filhos estão te deixando louca, não demora muito para o tópico “tempo para si” aparecer. Afinal, como ficar calma e relaxada quando não se sobra tempo para recarregar as energias?
Acostume-se a dizer NÃO! Adquira o hábito de dar uma resposta padrão a qualquer convite, não importa quem pergunte ou quando. “Preciso verificar minha agenda, mando uma mensagem quando estiver em casa”. Isso lhe dá tempo para pensar se realmente deseja dizer sim ou não. Dê um passo adiante, lembrando que sempre que você diz sim para uma coisa, você está dizendo não para outra. Diga sim a VOCÊ com mais frequência, dizendo não às coisas que realmente não importam.
Transforme tarefas em tempo “para mim”. É preciso aspirar a casa e lavar a louça e limpar os banheiros e … Isso não vai mudar. O que pode mudar é a maneira como você executa essas tarefas. Você pode transformar essas necessidades em um momento pra você. Quem sabe ouvir uma música ou um podcast? Não há razão para que você não possa desfrutar de algo incrível enquanto lava o banheiro.
Deixe-os ajudar! Parte do motivo pelo qual as mães não têm tempo para si mesmas é que elas insistem em fazer tudo sozinhas. É preciso saber dividir: parceiros e crianças podem – e devem – fazer parte da divisão das tarefas domésticas!
Programe-se para algumas noites românticas. Lembra de como era a vida alguns anos atrás, quando passar tempo com seu parceiro era exatamente o que você precisava? Divertir-se, relaxar e se conectar com seu parceiro é uma forma importante de cuidar de você. Não se deixe levar pela ideia de que você precisa arrumar uma babá, se vestir bem e gastar muito dinheiro – alguns dos melhores encontros noturnos acontecem em casa.
Existem muitas maneiras de se tornar uma prioridade. O que você vai fazer hoje para cuidar de você?
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Boninho anuncia saída da Globo após 40 anos na emissora
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo