Família

Mãe leva filho autista de 15 anos ao banheiro feminino e funcionários do cinema chamam a polícia

Reprodução/ Freepik e Disney Pixar

Publicado em 08/08/2023, às 09h59 por Sophia Dolores


Compartilhe:


Uma mãe e seu filho, de 15 anos, que é autista, foram expulsos de um cinema em Monmouth County, no estado de New Jersey, Estados Unidos. O caso aconteceu no último dia 16 de julho, quando ela foi ao cinema com o filho para assistir à animação Elementos, da Pixar.

O caso aconteceu quando ela foi ao cinema com o filho de 15 anos para assistir à animação Elementos, da Pixar (Foto: Reprodução/ Freepik e Disney Pixar)

O garoto é autista e tem distúrbio da fala. Normalmente, o pai o acompanha quando precisa usar banheiros públicos masculinos. No entanto, quando ele não está presente – e se não houver banheiro familiar disponível – a mãe o leva para usar o banheiro feminino. Após esse fato, a polícia foi acionada para retirar os dois do estabelecimento.

“Meu filho pode, até certo ponto, ir ao banheiro, mas precisa de supervisão devido às suas habilidades de planejamento motor e consciência espacial”, explica Christine. “Ninguém nunca se importou com isso porque estou com ele o tempo todo”, afirma. No entanto, desta vez foi diferente.

O garoto é autista e tem distúrbio da fala (Foto: Reprodução/ Facebook)

Segundo o processo, o menino precisou usar o banheiro durante o filme. O cinema não tinha banheiro familiar e a mãe não se sentiu à vontade para entrar no banheiro masculino com ele. A única opção era usar o banheiro feminino e eles fizeram isso. Então, quando o adolescente terminava lavar as mãos, enquanto a mãe o observava da entrada do banheiro, uma funcionária entrou. “Ela passou por mim, de forma rápida e agressiva, e ficou a centímetros do meu filho”, diz a mãe. “Eu perguntei: ‘Algum problema?’ e ela respondeu: ‘Ele não deveria estar aqui'”.

Normalmente, o pai o acompanha quando precisa usar banheiros públicos masculinos (Foto: Reprodução/ Facebook)

Ainda na ação judicial várias alegações foram feitas como discriminação, negligência, sofrimento emocional intencional e um ambiente hostil à deficiência. Segundo os relatos, o gerente do cinema se aproximou do corredor e começou a proferir “comentários descaradamente discriminatórios”, incluindo um que “um homem já crescido não deve estar no banheiro feminino” e que “não era um banheiro transgênero”.

Crianças com deficiência já lidam com traumas (Foto: Freepik)

O advogado que defende a família de Christine, R. Ramen McOmber, disse que o comportamento do gerente foi “ultrajante e ilegal”. Ele ainda disse que o filho de Christine ficou “traumatizado por uma conduta descaradamente discriminatória simplesmente por precisar usar o banheiro”. Nem o gerente do cinema ou ao menos a rede de estabelecimentos se pronunciaram sobre o assunto até o momento.


Palavras-chave
Autismo criança com autismo crianças com autismo autismo leve sinais de autismo autismo em crianças Dia do Autismo Dia Mundial da Conscientização do Autismo Diagnóstico de autismo mãe de autista pai de autista

Leia também

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

"Perdemos tudo", mãe tem reencontro emocionante com filha depois de 15 dias no RS

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita