Família

Mãe de Larissa Manoela é investigada por crime de religião pela Polícia do Rio

Segundo fontes da UOL, Larissa Manoela tem o pai evangélico e a mãe católica - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 23/08/2023, às 06h45 - Atualizado às 06h57 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Na terça-feira, 22 de agosto, repercutiu nas redes sociais a continuação de uma conversa entre Larissa Manoela, de 22 anos, e a mãe, Silvana Taques, de 51, onde a atriz desejava um feliz natal e passava uma mensagem de amor e perdão para Silvana.

Após ter falado palavras de baixo calão e ter dito que apagou a mensagem natalina da filha antes mesmo de ler, Silvana acabou ofendendo a família do noivo da filha. Sem passar a data festiva com ela, depois de se negar a passar o Natal com os pais de André Luiz Frambach, a ex empresária mostrou sua opinião.

Larissa Manoela, Silvana Taques, mãe Larissa Manoela, pai Larissa Manoela, Gilberto Elias, família Larissa Manoela, noivo Larissa Manoela, André Luiz Frambach
Segundo fontes da UOL, Larissa Manoela tem o pai evangélico e a mãe católica (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Esqueci de te desejar… Que você também tenha um ótimo Natal aí com todos os guias dessa família macumbeira”, escreveu e deu risada em seguida. O noivo de Larissa e a família seguem o espiritismo kardecista e a religião já foi apontada em rumores como um dos motivos da desaprovação da mãe e do pai de Larissa com o noivo.

A partir de uma notícia-crime de discriminação e preconceito religioso pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do Rio, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) abriu um inquérito para investigar se Silvana foi criminosa, já que o termo “macumbeira” é considerado pejorativo para se referir a religiões de matriz africana.

Larissa Manoela, Silvana Taques, mãe Larissa Manoela, pai Larissa Manoela, Gilberto Elias, família Larissa Manoela, noivo Larissa Manoela, André Luiz Frambach
Silvana será investigada por discriminação e preconceito religioso (Foto: Reprodução/Instagram)

A Comissão declarou que “a configuração desse ato discriminatório apresenta-se como formas contemporâneas do racismo, que objetiva preservar a incolumidade dos direitos da personalidade, como a essencial dignidade da pessoa humana. Deve-se inibir, desse modo, comportamentos abusivos que possam, impulsionados por motivações subalternas, disseminar criminosamente o ódio público contra outras pessoas em razão de sua religião”, segundo o G1.

Também de acordo com o documento da entidade, “a manifestação de Silvana extravasa os limites da livre manifestação de ideias, constituindo-se em insultos, ofensas e estímulo à intolerância e ao ódio contra as religiões de matriz africana, não merecendo proteção constitucional e não podendo ser considerados liberdade de expressão, enquadrando-se no crime de racismo”.

Larissa Manoela e mãe de Larissa Manoela, Silvana Taques
Uma notícia-crime foi aberta para que a intenção da mensagem de Silvana seja investigada (Foto: Reprodução/Instagram)

Carlos Nicodemos, advogado que assina a notícia-crime junto com Maria Fernanda Fernandes Cunha, elucidou que o pedido tem como justificativa entender se houve o objetivo de incentivar discriminação, além de investigar a ofensa.

“O país caminha para o aprimoramento punitivo contra o racismo e, em pleno século XXI, não há mais espaço para racismo religioso ou qualquer manifestação que ofenda a dignidade humana, que seja encarada como diversionismo ou coisificação. A banalização incrementa graus de violência, que levam à situações extremas todos os dias”, falou ao G1.

A abertura do registro de ocorrência foi pedida e o andamento nas investigação para apuração de possíveis crimes cometidos pela mãe da atriz, será iniciada, conforme informou a delegada titular da Decradi, Rita Salim.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Reprodução: Instagram

Família

Viih Tube e Eliezer revelam nome de segundo filho com significado especial

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar