Família

Mãe dá dicas que vão te ajudar a fazer o home office funcionar com os filhos em casa

Dicas para não pirar durante o home office - Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 03/04/2020, às 18h19 - Atualizado às 18h25 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Dicas para não pirar durante o home office (Foto: Getty Images)

Devido ao coronavírus, você provavelmente já está há algum tempo em casa tendo que lidar com o acúmulo de tarefas: ser mãe/pai, professor(a) dos filhos, funcionário(a), entre outras funções. Você cumpriu os prazos, participou em conferência e conseguiu controlar as crianças enquanto faz seu trabalho.

Mas se você, como muitos pais que trabalham em casa, começa cada “happy hour” do Zoom chorando no seu mojito improvisado porque não sabe quanto tempo pode aguentar essa loucura, é hora de uma nova abordagem. Talvez seja o momento de exigir menos de você mesmo, o suficiente para que você consiga manter seu emprego, claro.

Aqui vão seis dicas divertidas para tornar o home officecom os filhos um pouco menos estressante. Nós sabemos que você provavelmente está fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Mas tirar um tempo para absorver essas sugestões talvez te ajude a se manter sã (talvez!).

1 – Desprograme sua programação

Digamos que você tenha tentado tornar o trabalho em casa com crianças mais tolerável, criando uma programação com código de cores para todos seguirem. Mas, vamos supor que o cronograma funcionou lindamente por cerca de 26 minutos antes de tudo dar errado e você acabar no chão de roupão assistindo Baby Shark com seu bebê. (Meras suposições!)

Se um cronograma rigoroso estiver adicionando mais estressee pressão a uma situação já difícil, deixe-o por um tempo. Permita a si mesmo (e a seus filhos) a liberdade de burlar as programações. Você poderá descobrir que sair do seu cronograma estruturado pode ser muito mais produtivo e revigorante, te deixando pronto para enfrentar a próxima tarefa. Ou não. Está bem.

2 – Aprenda a dividir as tarefas – mesmo com crianças pequenas

Criar limitescom crianças mais velhas pode realmente funcionar, informando, por exemplo, que das 10h às 18h você precisa estar em seu “escritório“, recebendo chamadas ou escrevendo relatórios. Tente dizer isso a qualquer criança com menos de 5 anos de idade, e você poderá receber gritos, birras ou biscoitos arremessados.

Uma das principais regras do malabarismo com uma carga de trabalho pesada é aprender a delegar, certo? Portanto, quando você precisar fazer algum trabalho, tente delegar tarefasimportantes a seu filho, como esconder Legos por toda a casa e pedir a ele para encontrá-los (isso pode lhe custar algum tempo). Ou talvez você os contrate como seu assistente e encarregue-os da tarefa crucial de desenhar figuras por 25 minutos (você pode definir um timer de cozinha, tornando a atividade ainda mais divertida para eles).

Por fim, se você tem um cônjuge ou parceiro, também pode delegar tarefas a eles, dizendo-lhes para vigiarem as crianças por algumas horas, para que você possa fazer algum trabalho. (Você também pode se revezar, fazendo isso se os dois trabalharem)

3 – Envie-os em viagens de campo (virtuais)
Muitos museus e zoológicos têm passeios virtuais configurados online e o benefício é que você não precisa se sentir culpada pelo tempo em que seus filhos estão nas telas, afina, esses passeios são educacionais. Você pode ir ao Louvre ou Marte (sim, o planeta). Você pode até designar um determinado horário todos os dias (quando precisar trabalhar) como “Tempo de viagem de campo”, criando uma aparência de uma programação e dando aos seus filhos algo pelo que esperar durante o dia.

4 – Criar uma estrutura de bônus
O que é um ambiente de trabalho sem bônus e incentivos (alguns podem chamá-los de suborno)? Se você está realmente desesperado por algum tempo de trabalho de qualidade, é perfeitamente aceitável recorrer a medidas desesperadas, como adicionar algo à sua programação diária, seguindo as linhas da “Hora do sorvete”. Os incentivospodem funcionar – e não há vergonha em implementá-los em sua casa / escritório em um momento como este.

5 – Sim, o banheiro pode se tornar um escritório
Se seus filhos adoram água, aproveite a hora do banho para trabalhar. Mesmo em intervalos de 10 minutos, trabalho é trabalho, então leve seu notebook para o banheiro e deixe seus filhos ficar no chuveiro por um tempo maior que o habitual. O que mais eles têm a fazer, afinal? Incomodar você? Use esse tempo com sabedoria e, se receber alguns emails ou mensagens, considere uma vitória.

6 – Promova-se
Talvez você não tenha cumprido alguns prazos ou tenha perdido uma ligação porque seu bebê precisou tanto da sua atenção  que você perdeu completamente a noção do tempo. É hora de se promover! Trabalhar em casa com os filhos é difícil, então relaxe e talvez faça uma promoção (mental).

Vale lembrar: não se culpe! Você está dando seu máximo para conciliar tudo, então está tudo bem se adicionou duas “Horas de Sorvete” à agenda diária de seus filhos. Você está indo muito bem, então considere-se Funcionário do ano.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Nadine se declarou para o neto após viagem - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Mãe de Neymar faz declaração para o neto após viagem: “Não sou só sua avó”